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Transformação digital no mercado publicitário: a relação das agências e consultorias

Documentário produzido pelo Digitalks em parceria com a Smarty Talks fala sobre a transformação digital no mercado publicitário e traz opiniões dos novos e velhos players do setor

 

Por *Bianca Borges

 

A palavra “transformação” tem sido muito usada ultimamente, afinal estamos vivendo a era das mudanças, tanto no ambiente digital, como nos modelos de negócios. Inteligência artificial, análise de dados e experiência do usuário são alguns dos pontos da transformação digital que têm conquistado a atenção das empresas. Outro fator bastante discutido no mundo dos negócios é a questão das agências de publicidade e consultorias, que antes tinham funções claramente distintas, estarem cada vez mais disputando o mesmo mercado de clientes.

Tem-se observado um movimento de consultorias que compram agências de publicidade ou marketing digital com o intuito de tornarem-se mais criativas e agências que estão começando a investir mais em análise de dados. Ambas essas ações revelam que o mercado está mudando, e tanto agências como consultorias estão tentando se tornar mais completas para oferecer melhores serviços aos seus clientes. No entanto, essa movimentação do mercado tem deixado muitas empresas apreensivas quanto ao seu próprio futuro.

 

Mas será que as agências vão perder o seu lugar para as consultorias?

Para discutir esse fato e entender o posicionamento de grandes players do mercado sobre esse assunto, o Digitalks, em parceria com a Smarty Talks, produziram um documentário no qual foram entrevistados todos os agentes do mercado atual da Publicidade e Marketing, tanto os “velhos agentes”, que são aqueles tradicionais que já existiam na era pré-digital brasileira, quanto os “novos agentes” da cadeia de valor publicitária no país.

>> Entenda melhor aqui: Nova cadeia publicitária: os Players (novos e velhos) do Mercado Digital

Fábio Trindade, Diego Monteiro e Gabriela Manzini contam como foi a experiência de fazer o documentário sobre a transformação digital do mercado publicitário

 

O evento de lançamento desse projeto aconteceu ontem, dia 10 de outubro, no “HUB”, sede do escritório do grupo corporativo do qual o Digitalks faz parte, localizado na região Pinheiros de São Paulo.

A ideia do documentário partiu do Fábio Trindade, engenheiro de formação. Ele também é consultor de empresas na área de mídias digitais. “Eu sempre trabalhei vendendo mídia e tinha algumas coisas que me incomodavam nessa venda. Eu desenvolvi uma lógica para esse documentário e esperava que ela fizesse sentido para a maioria das empresas com quem a gente fosse falar”, contou o engenheiro.

Trindade procurou o Digitalks e nossa Head de Conteúdo, Gabriela Manzini, logo viu que esse era um assunto interessante com pouca discussão ainda aqui no Brasil, e sugeriu transformar o tema em um projeto de médio prazo, no qual iniciou-se com um artigo explicativo, entrevistas com todos os agentes do setor, produção do documentário de mercado, finalizando em um debate na Conferência de Mídia e Performance, que acontece no próximo dia 17 de outubro.

“Além da ousadia de produzir um documentário de mercado, que não é algo do nosso core business – e aí entrou a Smarty Talks nessa jornada para nos ajudar com Vídeo Marketing -, uma das coisas que mais acho interessante nesse projeto é que conseguimos pessoas para falar de um tema que ainda é muito polêmico no Brasil, mas que precisa ser discutido. Muitas empresas e profissionais não toparam falar para as câmeras, por isso ter profissionais dispostos a dar sua opinião e/ou da empresa em que trabalham neste documentário mostra o quanto tem gente envolvida em ajudar o setor digital a se desenvolver e crescer no país, que é todo o nosso propósito enquanto empresa e propósito do projeto em si” – Gabriela Manzini, Head de Conteúdo no Digitalks.

 

Foram mais de 23 horas de conteúdo gravado e cerca de 200 horas de trabalho dos envolvidos que, depois da edição, se transformou em um documentário de 43 minutos sobre a nova cadeia do mercado publicitário, o futuro do marketing digital e do modelo de negócios das empresas da nova era digital.

 

Veja aqui o trailer do documentário:

Nova cadeia publicitária: os players (novos e velhos) do mercado publicitário

 

Diego Monteiro, diretor do documentário, contou que adorou o convite para participar do projeto, pois era uma oportunidade de unir seu lado marqueteiro e seu lado artístico falando de um tema bastante interessante. Ele também deu sua opinião sobre esse processo de mudanças de funções entre agências e consultorias.

“O que eu comecei a perceber ouvindo as pessoas ao longo das nossas entrevistas é que esse poder e esse dinheiro que está nas agências tradicionais parecem que vão mudar de mãos. O Facebook, o Google, o Youtube e as consultorias querem esse dinheiro”.

 

Para Trindade, durante a jornada de produção do documentário, ficaram evidentes duas coisas:

“A transformação é parte da equação e o grande ponto é descobrir como essa transformação impacta os negócios de cada empresa. E não tem uma receita de bolo. Você tem uma empresa que faz uma coisa completamente diferente da outra e as duas têm sucesso”.

 

>>O documentário estará disponível na plataforma Pay Per View do Vimeo após o dia 23 de outubro.

 

A transformação dos modelos de negócios está só começando

Após a apresentação de parte do documentário para o público que estava presente no evento, a discussão sobre as transformações do mercado de marketing digital continuou. Dessa vez, em um painel com especialistas que foram ao principal evento de marketing digital do mundo, a dmexco conference, na Alemanha, e trouxeram um pouco da experiência que vivenciaram internacionalmente.

Para Daniel Galvão, CWO da CRP Mango, as consultorias não se sentem muito ameaçadas pelas agências nem em termos monetários nem em modelo de negócios. “As consultorias pesam em longo prazo, coisas que mudam vidas, e as agências pensam nos projetos. Então eu não sei se faz mesmo muito sentido ficar preocupado com essa relação de agências e consultorias”.

Daniel Galvão, Essio Floridi, e Rodrigo Tigre falam sobre as relação das agências e consultorias e os novos modelos de negócios

 

Sobre a questão das consultorias estarem comprando agências de publicidade ou contratando profissionais criativos, Essio Floridi, Managing Director da Tradelabe, afirmou:

“As agências são criativas e as consultorias não são. Não é colocando uma pessoa criativa dentro de uma consultoria que a empresa inteira vai se tornar especialista no assunto.”

 

O especialista ainda lembrou que cada empresa que opta por contratar o serviço das agências ou das consultorias está em busca de um determinado objetivo. Em determinado momento pode ser mais vantajoso trabalhar com uma agência, em outro, as consultorias podem ser a melhor opção. “A criatividade é importante para alguns, para outros, dados são mais importantes”, destacou.

Rodrigo Tigre, sócio-diretor da RedMas, disse que entende o fato das consultorias estarem se envolvendo cada vez mais com a parte criativa e de comunicação. “As consultorias têm um know how. Eles falam com o CEO da empresa e entendem o business do cliente, então acho que até o envolvimento deles com a comunicação tem a ver com isso também”, explicou.
Na platéia do evento, estava Alex Pagliarini, superintendente da Fenapro, que também deu sua opinião sobre o assunto.

“Tudo está mudando tanto e as agências sofrem um pouco mais porque trabalham com a criatividade. A única certeza é que não existe mais conforto de modelo de negócio. Você reformulou algo na sua agência e talvez esteja tranquilo para o começo de 2018, mas, no meio do ano, você pode ter que mudar tudo. Não vamos subestimar as agências. A ameaça é para todos e vai fazer com que as empresas não se acomodem nunca.”

 

Tigre também ressaltou que ainda vão acontecer muitas discussões sobre esse assunto e esse processo de mudanças está só no começo. “A gente viu muita coisa na dmexco, mas ninguém ainda tem uma resposta para essa relação de agências e consultorias”, finalizou Tigre.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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