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Como começar o canal do YouTube da sua empresa

É verdade que você está pensando em mergulhar fundo no YouTube para a sua empresa? É uma medida muito inteligente, uma vez que a plataforma recebe upload de 300 horas de vídeo a cada minuto. Pode não parecer tão fácil como foi criar seu site, mas relaxe, nós reunimos nesse texto os detalhes básicos para você ter um canal do YouTube funcionando.

Está na hora de você sentar na cadeira do diretor!

 

Começando do começo

A primeira coisa que você precisa fazer é criar um canal para a sua empresa e o YouTube facilita isso ao máximo. Com apenas alguns cliques você vai estar pronto para mergulhar no processo e criar seu novo canal.

  • Entre no YouTube e clique no ícone do usuário no topo da tela à direita
  • Clique no ícone em forma de engrenagem para as configurações de sua conta no YouTube
  • Clique em “Criar um novo canal”
  • Em seguida escolha “Usar um nome de empresa ou outro nome”
  • Adicione o nome da sua Marca e clique em criar

 

Preencha a seção “Sobre”

Em seguida, você deve preencher seu perfil e descrição do canal; esta é a primeira opção que você encontra depois de criar o canal. Aqui você descreve a sua marca e o que os internautas podem esperar ver no seu canal. Este também é um excelente local para você adicionar links para o seu site e para as redes sociais que você usa. Esta descrição vai aparecer em mais do que um local no seu canal, por isso certifique-se de preenchê-la de forma a causar a melhor impressão possível!

 

Um toque de arte ao canal

Quando você chega num canal do YouTube, a primeira coisa que você vê é uma grande faixa mostrando o nome do canal. Esta é sua foto de capa e é um local privilegiado para apresentar a sua marca.

Você pode fazer a sua foto de capa da forma que você gostar, de minimalista a extravagante, só certifique-se que sua marca seja o ponto principal, uma vez que vai ser a primeira impressão que os internautas vão ter ao chegarem em seu canal. Felizmente há uma grande escolha de ferramentas para você começar caso você não seja um designer gráfico experiente.

Lembrete amigo: o YouTube recomenda fazer upload de sua foto de capa com 2560 x 1440 pixels e um tamanho máximo de arquivo de 4MB.

 

Conhecendo seu público, saberá qual seu tipo de conteúdo

Uma vez que você está começando um canal no YouTube para o seu negócio, deve ter material mais do que suficiente como fonte para poder trabalhar e, dessa forma, você poderá abordar o conteúdo do seu vídeo de diversas maneiras.

Se você tem um produto complexo e quer facilitar o processo para que seus clientes o conheçam a fundo, tutoriais em vídeo podem ser uma excelente escolha para você. Quer mostrar as fantásticas críticas de seus clientes? Vídeo com depoimentos pode ser o caminho que você deve seguir. Melhor ainda, faça ambos! Assim seu canal vai ter uma variedade de conteúdo que pode agradar a diferentes tipos de internautas.

Você também deve criar conteúdo visando o público alvo do seu negócio. Quanto mais você atender seu mercado, mais provavelmente estes vão querer conferir os serviços da sua empresa.

 

Luz, câmera, trailer!

Exatamente como a arte do canal, você também deve criar um trailer do canal. Trailers do canal normalmente são curtos e cativantes e são uma boa apresentação para os novos visitantes. Você pode mostrar para seu público quem você é, o que faz a sua empresa e qual tipo de conteúdo eles podem esperar ver no futuro. Criar o trailer do seu canal também é um excelente ensaio para a produção do seu primeiro vídeo.

 

Upload de seu primeiro vídeo

Neste ponto você provavelmente já fez bastante pesquisa para seu primeiro vídeo e, se seu trailer já está pronto, você também já conseguiu bastante prática! Agora chegou a hora de ir em frente e gritar “ação”!

Depois de filmar e editar seu primeiro vídeo, chegou o momento de fazer o upload. Uma vez que o YouTube depende do upload de vídeos, você vai encontrar a opção de upload no topo da tela à direita quando entrar na sua conta.

No entanto, isso ainda não é tudo!

 

Otimize a busca

Ao fazer upload de um vídeo, você vai precisar preencher um título, descrição e tags. Não economize nas palavras para fazer isso, já que estes componentes são essenciais para o seu vídeo ser facilmente encontrado numa busca no YouTube.

O YouTube também tem seus próprios parâmetros para você otimizar seu vídeo para as buscas, exatamente como o SEO tem para seu site. Preencha estas seções da melhor forma possível, usando palavras-chave para descrever seu vídeo e seu negócio. Título e descrição ricos em palavras-chave (sem exagerar) levam você longe e, à medida que for progredindo, você verá o que funciona melhor para seus vídeos.

Se seu vídeo for bem otimizado para o YouTube, isto também pode se ampliar para os motores de busca. O YouTube sendo um produto de propriedade do Google, tem uma forte integração com o gigante das buscas. Se você jogar direito com os diversos parâmetros, verá que seus vídeos terão um ranking alto em ambos, YouTube e Google.

 

Seja coerente

Não espere um grande sucesso se criar um canal do YouTube, fizer upload de um vídeo e depois abandoná-lo por completo. Criar um canal do YouTube de sucesso requer tempo e esforço, e os internautas esperam encontrar coerência nos canais dos quais são assinantes.  Depois de seu primeiro vídeo, não deixe de planejar antecipadamente seus próximos vídeos.

Não tem certeza se vai ter tempo de gravar um vídeo por semana ou a cada duas semanas? Isso não é um problema! Pegue um dia na sua agenda e grave mais do que um vídeo. Agora basta fazer upload dos vídeos para o YouTube de acordo com seu cronograma.

 

Integre seu canal ao seu site e às suas redes sociais

Você tem um site e agora também tem um canal. Ótimo! Está na hora de compartilhar seus vídeos fora do YouTube, e seu site deve ser o primeiro lugar. Veja a seguir diversas formas de mostrar seus vídeos no seu site.

Logo de cara: Para criar seus vídeos é necessário esforço e tempo, por isso, que tal exibi-los? Você pode adicionar seu vídeo do YouTube à homepage do seu site, dessa forma vai ser uma das primeiras coisas que os visitantes vão ver!

Blog: Se você tem um blog no seu site, então seus vídeos do YouTube agora têm “uma casa longe de casa”. Você pode incorporá-los diretamente em seus novos posts e até enviar uma newsletter aos assinantes do seu site falando a respeito.

Adicione uma Playlist do YouTube usando o Wix Video: Quer manter os visitantes do seu site concentrados no seu conteúdo de vídeo? Com o Wix Video, você pode adicionar uma Playlist do YouTube diretamente em seu site com apenas alguns cliques.

Sincronize seu site com seu Canal do YouTube ou Playlist: Você pode facilmente adicionar um feed do YouTube ao widget do Wix Video. Qualquer vídeo que for adicionando ao canal ou playlist que você conectou ao seu site estará disponível no widget do Wix Video!

Redes Sociais: Tenha orgulho do seu trabalho e compartilhe seu conteúdo nas redes sociais de sua empresa. Quanto mais você compartilhar, maior a exposição e é isso que interessa. Compartilhe em todas as redes!

 

Interaja com sua comunidade

O YouTube não seria o que é hoje sem que os internautas visualizassem e interagissem com o conteúdo de vídeo que empresas como a sua  – ou pessoas famosas dentro do próprio site, os YouTubers – criam, por isso, não deixe de interagir de volta com os visitantes!

Você precisa construir uma comunidade em torno do seu canal, e interagir com seus visitantes é um passo muito importante rumo a este objetivo. Responda aos comentários, pergunte e responda a questões e, o mais importante de tudo, escute os internautas! Seus visitantes querem assistir ao seu conteúdo, por isso não deixe de lhes proporcionar o que eles querem ver.

Com uma comunidade sólida, você ainda vai conseguir uma propaganda de boca a boca gratuita ao longo do caminho.

 

Pense em investir em propaganda no YouTube

Está pronto para levar as coisas para um outro patamar? Em algum momento, talvez você deveria pensar em investir em anúncios no YouTube para conseguir levar sua marca ainda mais longe. Mesmo se não sabe por onde começar, você tem à sua disposição uma riqueza de informações para te dar o caminho das pedras.

Se você está procurando focar numa faixa de idade, gênero, interesse ou localização específicos, a propaganda no YouTube pode te ajudar em todos os aspectos.

Não é obrigatório usar os anúncios no YouTube, mas pode muito bem ser uma oportunidade verdadeiramente conveniente para o seu canal. Lembre-se que com a combinação certa de conteúdo e interação, uma grande parte do seu crescimento pode ser orgânico. A propaganda no YouTube pode ser apenas o toque final.

 

Analisar, otimizar, repetir

Mesmo o melhor ainda pode melhorar mais. Quando você já tiver uma base firme para o seu canal, chegará a hora de ter uma noção geral de como está o seu desempenho. O YouTube Analytics vai te ajudar ao longo do caminho e te guiar na direção de como você deve otimizar seus vídeos no futuro.

Com o Analytics, você vai ter uma noção sobre as pessoas que assistem aos seus vídeos, o que permite aperfeiçoar ainda mais seu público-alvo. Também dá uma ideia melhor do porquê do desempenho de um vídeo ser melhor que o de outro. É uma ferramenta poderosa para seu canal.

Está procurando um bom exemplo? Dê uma olhada no canal do YouTube do Wix!

 

Pronto para soltar no mundo da web o cineasta que existe em você? Comece por criar hoje mesmo seu incrível site!

 

*Texto publicado originalmente no WIX Blog

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