Quarta-feira, 28 de novembro de 2018
A jornada do consumidor omnichannel é muito ampla e, atualmente, trabalhar performance não se resume apenas a aumentar a conversão por meio do Google e outras ferramentas de busca. Mas como alavancar a estratégia digital e melhorar a performance de uma marca ou empresa nesse novo cenário?
Para responder essa pergunta, Simone Sancho, Digital Marketing & CRM Executive Latam da Sephora, participou da Conferência de Performance do Digitalks, que aconteceu ontem, dia 27 de novembro, em São Paulo. Confira a seguir algumas práticas destacadas por Simone:
As marcas e empresas precisam entender que os clientes não buscam apenas um produto, eles estão empoderados e, hoje, para tomar a decisão de efetivar uma compra, analisam outros fatores como: os valores da empresa, a missão, o estilo de vida que a marca prega e o posicionamento em relação à questões delicadas como: meio ambiente, animais, preconceito, etc. questão ambiental, aos animais, ao preconceito, etc.
“Toda vez q você vai vender um produto o posicionamento da marca estará atrelado a isso. A empresa representa um estilo de vida, uma maneira de agir”, afirmou Simone.
Estar presente nas primeiras páginas do Google, e ter um bom SEO no site da sua marca é vital para aumentar a performance de qualquer negócio.
“De fato o cliente não vai pensar: “eu quero um batom vinho, ah vou no site da Sephora”. Ao invés disso, ele vai pesquisar no Google: “batom vinho”, exemplificou a Digital Marketing & CRM Executive Latam da Sephora.
Por isso, é necessário entender como o seu cliente faz essa busca de produtos e serviços e organizar a hierarquia de conteúdo do seu site, reajustando o SEO para palavras-chave que realmente façam sentido para a sua marca.
Investir na usabilidade do seu site é outro ponto crucial mencionado por Simone. Nesse quesito estão incluídos:
Desenvolvimento de site mobile: a maioria dos acessos à internet já são realizado através dos smartphones;
Melhorar a velocidade de carregamento das páginas: “ Velocidade de carregamento da página é tão importante que quando eu diminuo o tempo de carregamento eu diminuo o percentual de abandonos da página”, salienta Simone. 50% das pessoas espera até 3 segundos o carregamento de uma página mobile antes de abandonar o site.
Design atrativo para as demais páginas do site e não só para a home: a maioria das empresa desenvolve visualmente bem a homepage, mas tende a esquecer das demais. De acordo a gerente da Sephora, só 30% das pessoas que compram na loja online passam pela home, as demais são oriundas de pesquisas nas ferramentas de buscas e acessam direto a página do produto que estão buscando.
“A gente cria promoções muito genéricas e a maioria delas é pensada com o objetivo de aumentar o ticket médio do consumidor”, comentou Simone.
A gerente explicou que quando as empresas pedem para o cliente gastar mais em troca de algum brinde ou algo do tipo, não são todos os consumidores que aderem tão fácil ou ficam maravilhados com essa promoção. O interesse do cliente varia de acordo com o poder aquisitivo dele. Nesse contexto, promoções segmentadas, geralmente, são mais efetivas e apresentam melhor performance.
“10% dos clientes do setor de maquiagem são responsáveis por 80% das vendas. Se eu fizer promoções direcionadas só para esse público que gasta mais, o meu ROI tende a ser maior. Ao invés de investir na base toda, é melhor personalizar”, indicou Simone.
Exemplo de promoção segmentada
“A indústria é quem fica com a maior parte da margem de lucro da cadeia produtiva. O que a gente tem feito ao longo dos anos é trazer a indústria para o jogo, motivando esses players a investir no varejo. Com isso aumentamos mais de 30% da nossa verba de mídia. Mas [é importante ressaltar] que esses clientes precisam ver resultados claros para tomar a decisão de investir.
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Hoje, as redes sociais se tornaram meios relevantes para ações de comunicação e vendas. Para Simone, as marcas e empresas precisam ter uma estratégia e um propósito claro com o intuito de garantir sua presença virtual nesses canais. Ela deu algumas dicas para otimizar esse planejamento:
“Ter uma estratégia consistente em social media faz parte da performance” salientou a gerente.
De acordo com Simone, 50% das empresas não têm o costume de medir os resultados das suas ações ou o fazem esporadicamente.
“Nós implantamos na corporação uma ótica de dados e com isso economizamos mais de 20% do nosso orçamento”, salientou a gerente.
Depois desses insights você já pode começar a pensar como dar um upgrade na sua estratégia digital né! Boa sorte 🙂
*Bianca Borges é formada em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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