Notícias

SEO para YouTube: 11 dicas para melhorar o posicionamento dos seus vídeos

Confira essas dicas de SEO para otimizar o desempenho dos vídeos que a sua empresa publica no YouTube

 

*Por E-commerce Brasil

 

Todo mundo já conhece o YouTube, uma rede social e a maior plataforma de vídeos. Devido ao cenário atual no qual o tráfego de vídeos cresce exponencialmente, é primordial que as empresas divulguem suas marcas, serviços e produtos através dos vídeos.

Abaixo temos algumas informações fornecidas pelo próprio YouTube:

Mais de um bilhão de usuários. Este é o número de usuários que o YouTube tem, que é quase um terço da Internet.

Um bilhão de horas assistidas por dia. Este é o número de horas de visualização de vídeo no YouTube todos os dias, gerando bilhões de visualizações.”

Só em dispositivos móveis, o YouTube atinge mais pessoas entre 18 a 34 anos nesse público dos EUA do que qualquer canal de TV.”

Se a sua Empresa não tem um canal no YouTube, esse é o momento de ocupar o seu espaço na rede social. Caso sua Empresa já tenha um canal, está na hora de publicar vídeos. Com as dicas deste artigo, você poderá obter melhores resultados nas pesquisas da rede.

 

1. Nome do arquivo submetido

Renomeie o arquivo para algo de que se trate o vídeo. Exemplo: ao invés de video_01.mp4, utilize video-review-smartphone-moto-g6.mp4. Dessa forma, o YouTube vai entender o tema principal do seu vídeo para localizá-lo.

 

2. Título

O título deve ter entre 20 e 60 caracteres e conter a palavra-chave em foco no título. Utilize palavras-chave que façam sentido para o seu público-alvo. Exemplo: “5 motivos para comprar o novo Moto G6”.

 

3. Descrição

O tamanho minimo recomendado para uma descrição são de 300 caracteres. Crie um texto semântico com palavras-chave e adicione links para suas redes sociais. Assim, os clientes tem a oportunidade de conhecer mais sobre a sua loja e você pode conquistar mais seguidores.

 

4. Tags do vídeo

Insira tags referentes ao vídeo e que contenham a descrição do vídeo. Todas as tags combinadas devem passar de 200 caracteres. Além de inserir tags referentes ao assunto do vídeo, é interessante ter algumas sobre as características da sua Loja. Exemplo: “Frete grátis”, “Uberlândia”, “Comprar moto G6 em Uberlândia”.

 

5. Adicione cartões

Você pode usar cartões para adicionar interatividade aos vídeos. Com os cartões, você direciona os usuários a uma URL específica. É uma excelente forma de redirecionar o usuário para a página do produto em sua loja. Mostre imagens, títulos e calls to action personalizados, dependendo do tipo de cartão.

 

6. Adicione telas finais

Conquiste mais espectadores adicionando telas finais atraentes aos seus vídeos. Elas são exibidas em dispositivos móveis e em desktops. Use telas finais nos seus vídeos para:

  • direcionar os espectadores para outros vídeos, playlists ou canais no YouTube;
  • incentivar inscrições no seu canal;
  • promover seu website, produtos ou campanhas.
  • As telas finais são exibidas durante os últimos 5 a 20 segundos dos vídeos. Sendo assim, os vídeos precisam ter ao menos 25 segundos de duração para exibir uma tela final.

 

7. Comentário fixado

Insira um comentário sobre o vídeo e fixa-o no topo, para aparecer sempre como primeiro comentário. Nesse comentário, você pode colocar um link direto para o seu produto, aumentando as chances do usuário visitar sua página no lugar correto.

 

8. Interações

Como em qualquer rede social, a forma de aumentar a relevância é através das interações: aumente o número de visualizações, compartilhamentos, comentários e likes.

 

9. Adicione o vídeo a playlist

Playlist é uma forma do usuário passar um tempo maior no seu canal, aumentando o tempo de visualizações dos seus vídeos.

 

10. Compartilhe nas redes sociais

Hoje, a internet é social. O YouTube é um canal social. E para maximizar a visibilidade e o SEO do YouTube, você precisa compartilhar seus vídeos em todas as redes sociais disponíveis.

 

11. Tags do canal

Lembre-se de inserir tags mais abrangentes sobre o conteúdo do seu canal no YouTube. Atualmente, o limite máximo para um canal são de 15 tags. Escolha os termos adequado para o mercado que você atua e possa ser encontrado.

De acordo com uma pesquisa divulgada pela CISCO, todo o tráfego de vídeo na internet tem expectativa de atingir 81% de todo o tráfego consumido online até 2021.

 

*Artigo escrito por Sidney Jhony Dias da Silva e publicado originalmente no portal E-commerce Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE