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E-commerce no Brasil e América Latina: cenário e particularidades do mercado

Amanda Bourlier, Consultora de Pesquisa da Euromonitor International apresenta pesquisa com panorama do E-commerce no Brasil e na América Latina

 

*Por Bianca Borges

 

O e-commerce está em constante transformação e desenvolvimento, mas é fato que existem diferenças consideráveis entre os mercados mundiais. Por exemplo, enquanto nos Estados Unidos o volume de negócios online chegou a $349.06 bilhões há dois anos atrás, no Brasil, no mesmo período, o total de transações foi de $18.80 bilhões. Amanda Bourlier, Consultora de Pesquisa da Euromonitor International, esteve presente no Fórum E-commerce Brasil 2018 para falar um pouco sobre as características e o cenário do mercado de comércio eletrônico na América Latina e no Brasil.

Foto. No centro do palco, Amanda da Euromonitor. Ela está com vestido e meia calça preta e tem cabelos loiros. No fundo do palco escrito em letras azuis e amarelas as palavras "Fórum E-commerce Brasil 2018". De frente para Amanda alguns participantes do evento estão sentados na platéia.
Amanda Bourlier, Consultora de Pesquisa da Euromonitor International apresenta pesquisa sobre o e-commerce no Brasil e na América Latina

 

De acordo com Amanda, muitos dos mercados latinos americanos têm sido mais orientados pelo preço. Taxas de câmbio e fatores de inflação vêm afetando a decisão de compra dos clientes. Atualmente, muitos clientes optam por opções mais baratas de produtos e serviços e deixam de consumir suas marcas prediletas caso considerem o preço elevado.

“Esperamos que o crescimento do PIB estabilize a situação da economia para que a compra, ao invés de ser influenciada apenas pelo preço, leve em consideração a relação das empresas com o consumidor”, comentou a Consultora de Pesquisa da Euromonitor International.

 

Apesar da Euromonitor ter constatado que o preço ainda é o quesito que influência muito na hora da decisão de compra, o relatório também evidenciou que essa realidade está prestes a mudar. Os principais fatores dessa transformação são: a mudança de hábitos e de valores dos consumidores latino-americanos.

Globalmente os consumidores querem coisas que facilitem suas vidas, eles estão focados em simplicidade. Alguns consumidores querem até pagar mais se for para poupar o tempo deles. Então, se os mercados tivessemm alternativas diferentes para poupar nosso tempo seria bem melhor”, explicou Amanda.

Diante disso, as empresas têm o desafio de “fazer mais com menos” e levar em conta que o fator “tempo” é cada vez mais importante para o consumidor.

O gráfico abaixo mostra a relevância do tempo e da simplicidade para os consumidores em âmbito global.

foto de um gráfico que mostra em barras os valores dos consumidores em âmbitos globais nos anos de 2011 (cor azul clara),2015 (azul escuro) e 2016 (laranja).

 

Voltando ao varejo físico e online na América Latina que tem suas características peculiares, a pesquisa mostrou um potencial de crescimento nas vendas desses países nos próximos anos.

Foto de um slide com um gráfico em barras que representam o crescimento nas vendas da Argentina, Brasil, México e América Latina. O período retratado no gráfico é de 2012/2017 e 2017/2022.

 

O Brasil foi o único país que apresentou queda da taxa de vendas até 2017, mas a partir desse ano esse potencial de vendas só tende a crescer como constatou a pesquisa.

“Para que os países da América Latina possam captar novas vendas, eles precisam pensar na relação com o consumidor, alinhando essa relação com os novos valores do cliente e desenvolvendo maneiras de facilitar a vida do seu público-alvo”, ressaltou a Consultora de Pesquisa da Euromonitor.

 

Estabeleça uma conexão digital com seu cliente: invista no mobile

De acordo com a pesquisa apresentada por Amanda, a média de idade da população da América Latina é 30 anos, Metade desses indivíduos cresceu utilizando devices mobile, por isso, estão abertos a ter essa conexão digital com as marcas.

Amanda também mostrou algumas estatísticas sobre as atividades no mobile dos consumidores digitais no Brasil no último ano.

Foto de um infográfico representado por barras horizontais que apresenta as atividades do consumidor no mobile.

O relatório da Euromonitor International também trouxe dados que evidenciam a importância dos dispositivos móveis e da internet para os consumidores no Brasil.

Foto que mostra a evolução da jornada de compra no Brasil com uma comparação dos anos de 2017 e 2022.

Diante dessas informações, a Consultora de Pesquisa ressaltou que o desafio das marcas e empresas é estabelecer uma conexão efetiva com esses consumidores conectados e finalizou sua apresentação apontando o que considera ser a principal mudança da jornada do cliente:

“A mudança mais importante da jornada do consumidor é que ele não faz a compra e vai para casa, ele não vai mais para casa. [A jornada digital é mais extensa] A compra deixa de ser uma transação e passa a ser um relacionamento”.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital. 

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