Sexta-feira, 17 de agosto de 2018
O e-commerce está em constante transformação e desenvolvimento, mas é fato que existem diferenças consideráveis entre os mercados mundiais. Por exemplo, enquanto nos Estados Unidos o volume de negócios online chegou a $349.06 bilhões há dois anos atrás, no Brasil, no mesmo período, o total de transações foi de $18.80 bilhões. Amanda Bourlier, Consultora de Pesquisa da Euromonitor International, esteve presente no Fórum E-commerce Brasil 2018 para falar um pouco sobre as características e o cenário do mercado de comércio eletrônico na América Latina e no Brasil.
De acordo com Amanda, muitos dos mercados latinos americanos têm sido mais orientados pelo preço. Taxas de câmbio e fatores de inflação vêm afetando a decisão de compra dos clientes. Atualmente, muitos clientes optam por opções mais baratas de produtos e serviços e deixam de consumir suas marcas prediletas caso considerem o preço elevado.
“Esperamos que o crescimento do PIB estabilize a situação da economia para que a compra, ao invés de ser influenciada apenas pelo preço, leve em consideração a relação das empresas com o consumidor”, comentou a Consultora de Pesquisa da Euromonitor International.
Apesar da Euromonitor ter constatado que o preço ainda é o quesito que influência muito na hora da decisão de compra, o relatório também evidenciou que essa realidade está prestes a mudar. Os principais fatores dessa transformação são: a mudança de hábitos e de valores dos consumidores latino-americanos.
“Globalmente os consumidores querem coisas que facilitem suas vidas, eles estão focados em simplicidade. Alguns consumidores querem até pagar mais se for para poupar o tempo deles. Então, se os mercados tivessemm alternativas diferentes para poupar nosso tempo seria bem melhor”, explicou Amanda.
Diante disso, as empresas têm o desafio de “fazer mais com menos” e levar em conta que o fator “tempo” é cada vez mais importante para o consumidor.
O gráfico abaixo mostra a relevância do tempo e da simplicidade para os consumidores em âmbito global.
Voltando ao varejo físico e online na América Latina que tem suas características peculiares, a pesquisa mostrou um potencial de crescimento nas vendas desses países nos próximos anos.
O Brasil foi o único país que apresentou queda da taxa de vendas até 2017, mas a partir desse ano esse potencial de vendas só tende a crescer como constatou a pesquisa.
“Para que os países da América Latina possam captar novas vendas, eles precisam pensar na relação com o consumidor, alinhando essa relação com os novos valores do cliente e desenvolvendo maneiras de facilitar a vida do seu público-alvo”, ressaltou a Consultora de Pesquisa da Euromonitor.
De acordo com a pesquisa apresentada por Amanda, a média de idade da população da América Latina é 30 anos, Metade desses indivíduos cresceu utilizando devices mobile, por isso, estão abertos a ter essa conexão digital com as marcas.
Amanda também mostrou algumas estatísticas sobre as atividades no mobile dos consumidores digitais no Brasil no último ano.
O relatório da Euromonitor International também trouxe dados que evidenciam a importância dos dispositivos móveis e da internet para os consumidores no Brasil.
Diante dessas informações, a Consultora de Pesquisa ressaltou que o desafio das marcas e empresas é estabelecer uma conexão efetiva com esses consumidores conectados e finalizou sua apresentação apontando o que considera ser a principal mudança da jornada do cliente:
“A mudança mais importante da jornada do consumidor é que ele não faz a compra e vai para casa, ele não vai mais para casa. [A jornada digital é mais extensa] A compra deixa de ser uma transação e passa a ser um relacionamento”.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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