Notícias

Digital Marketing Revolution: como aplicar as melhores práticas do Marketing Digital na sua empresa

A transformação digital já chegou às empresas do agronegócio. E a sua empresa, já começou a inovar no ambiente online?

 

Normalmente, quando pensamos em Agronegócios, o Digital não vem à nossa mente. Esse mercado, à princípio, parece muito distante de tudo que está online, mas engana-se quem acha que a revolução digital também não atingiu esse setor.

De acordo com o gerente de Marketing Digital da BASF na América Latina, Almir Araújo Silva, a digitalização também já chegou ao campo.

“Agricultores, revendas, cooperativas, sementeiras – todos os players da cadeia já se beneficiam do online (redes sociais, websites, whatsapp, entre outros) para divulgação e operação do seu negócio. Toda a revolução que a internet causou para os centros urbanos em termos de consumo, está modificando a forma com que trabalhamos no agro e a tendência, principalmente com as sucessões, é que este processo aumente cada vez mais”.

As empresas do Agronegócio já estão se transformando e utilizando o ambiente online para se aproximar do seu público-alvo, os agricultores. Mas qual o segredo para inovar no Digital? Bem, o primeiro passo para revolucionar suas estratégias online é, sem dúvida, ser capaz de entender e aplicar as melhores práticas e conceitos do marketing digital no seu negócio.

Para falar sobre esse tema, o Digitalks convidou o gerente de Marketing Digital da BASF para participar do próximo Fórum de Marketing Digital, que acontece no dia 06 de julho, no Rio de Janeiro.

Nossa equipe de redação também conversou com Silva para que você tenha alguns insights sobre os assuntos que o gerente vai abordar durante sua palestra.

 

Digitalks: Porque é importante para as empresas desse mercado ficarem atentas ao processo de Transformação Digital e reformularem seus modelos de negócios? Cite algumas vantagens para as empresas ao optarem por essa transformação.

Almir Silva: A Transformação Digital irá afetar de forma positiva as indústrias e empresas de todo mundo. Os benefícios que a tecnologia digital traz como o IoT, Machine Learning, Big Data, Analytics, entre outros, estão transformando a forma como consumimos e realizamos atividades hoje em dia.

Ao ter um novo perfil de consumidor, que se comporta de forma diferente, as empresas precisam se atualizar para atender a demanda e otimizar cada vez mais custos x produção, além de buscar maior automação.

A empresa que estiver antenada no movimento indústria 4.0 vai conseguir se preparar melhor para esta transformação e fazer disso uma oportunidade.

Já temos exemplos como a impressão 3D, que vem sendo utilizada em aviões comerciais. Imaginem daqui alguns anos o consumidor produzir o seu próprio produto através de uma impressora 3D por meio de um e-commerce?

No meio Agro, a transformação digital suporta uma tomada de decisão com base em dados gerados por sensores, satélites, drones, ferramentas de gestão, algoritmos relacionados previsibilidade de pressão de pragas e doenças são exemplos de que cada vez mais, através de uma melhor infraestrutura, o homem do campo será impactado de forma positiva pela digitalização auxiliando a busca por maior produtividade e qualidade de vida para todos nós.

 

D: Você sente resistência das empresas de Agronegócios em mudarem o mindset para se inserirem no ambiente digital e participar desse processo de transformação? Por quê?

AS: A adoção de tecnologia, não apenas no campo, mas nos centros urbanos, tem a sua curva característica. Pessoas que não fazem parte do grupo dos ‘early adopters’ acabam utilizando certas tecnologias apenas algum tempo depois e, às vezes, essas pessoas podem ser confundidas como blockers ou resistentes a tecnologia.

No entanto, na verdade elas não são. Apenas estão entendendo melhor os benefícios e impactos que determinada tecnologia pode trazer ao seu negócio. A cada pesquisa realizada pela ABMRA, por exemplo, é nítido o aumento do consumo de mídia através da internet. Ao contrário dos meios tradicionais, com o perfil do consumidor mudando, as empresas precisam priorizar os meios digitais.

A BASF, por exemplo, estimula o empreendedorismo de startups voltadas ao agro, por meio do programa AgroStart, para acelerar a produção destas tecnologias digitais no campo.

 

D: No evento você falará mais detalhadamente sobre personas, design responsivo, usabilidade e experiência do usuário. Todos esses itens são extremamente importantes para engajar clientes. Mas, para as empresas que estão começando a investir agora em ter uma presença online, por qual desses recursos você sugere que elas comecem à sua transformação? Por quê?

AS: Começar do básico levando em consideração ao máximo o que o seu cliente deseja e como ele se comporta utilizando o Digital, certamente entender seu cliente é o primeiro passo.

Outro ponto importante é ‘evangelizar’ internamente. Todos precisam ter claro a importância da cultura das métricas e entender que o marketing está mudando, e essa transformação passa obrigatoriamente pelo digital, entre outros aspectos.

Estes são itens básicos para construção de qualquer estratégia de Digital e vão abrir caminho para análises e operações mais complexas utilizando a web.

 

 

Comentários

PUBLICIDADE