Notícias

Transformação Digital: passos para o rito de passagem nas organizações

Cassio Dreyfus, VP do Gartner, fala sobre Transformação Digital e o rito de passagem de gerentes operacionais para se tornarem líderes de negócio

 

Por Gabriela Manzini*

 

Durante sua palestra ontem, no VTEX DAY, em São Paulo, Cassio Dreyfus, VP do Gartner, falou sobre Transformação Digital e o rito de passagem de gerentes operacionais para se tornarem líderes de negócio dentro das organizações.

Cassio Dreyfus, VP do Gartner, acredita que os CIO são os mais preparados para comandar a Transformação Digital nas empresas

 

Dentre alguns pontos de destaque, ele falou sobre a administração da informação digital, incitando a necessidade de se pensar em novas formas de fazer Gestão do Conhecimento na atualidade. “Porque a informação está lá, é só buscar. Como a gente garante a qualidade e a velocidade de trazer a informação necessária para quem precisa dela?”, provocou.

Na sala de TI, ficou claro que Dreyfus defende que os CIOs seriam os mais preparados para comandar a Transformação Digital nas empresas e se tornarem CDOs (Chief Digital Officer), se conseguirem, no entanto, incorporar características estratégicas e de negócio para tal. “Em meus 45 anos e mercado, já vi a TI ensinar, mas nunca vi o contrário, disse à plateia.

 

Transformação Digital: da Era Industrial para a Era Digital

Outro ponto alto da palestra foi sua explicação final de como o líder que vai comandar a Transformação Digital conseguirá fazê-la. Segundo ele, estamos indo da Era Industrial para a Era Digital e existe uma metodologia para esse rito de passagem.

 

 

1º) Desenvolver confiança: “se não confio nas pessoas, não tem como trabalhar colaborativamente”;

2º) Desenvolver propósito: “como compartilhamos um propósito entre nós?”;

3º) Trazer essa perspectiva do que queremos fazer e engajar as pessoas;

4º) Depois de engajar as pessoas, é importante estabelecer um compromisso, e negociar essa participação;

5º) Criar colaboração: “não é uma questão de primeiro desenvolver confiança para passar para o outro degrau. Estamos falando de gente, é tudo um pouco vago e complementar”;

6º) Recompensa por resultados: “como a gente reconhece esses trabalhos?”.

 

Ele frisou que “estamos falando de gente aqui”, então alguns desses passos irão se intercalar e acontecer de forma paralela, mas os estágios servem de base para líderes de negócio.

Ele reforçou ainda que é comum que cada organização tenha seu caminho próprio de conduzir a Transformação Digital por causa da sua liderança, apetite para risco e cultura organizacional.

 

>> Em que nível você está?

 

Confira nossa cobertura do VTEX DAY no portal:

>> Como a Inteligência Artificial já mudou sua vida e seus negócios?

>> Transformação Digital no Varejo: “Não há uma estratégia digital, só estratégia em um mundo digital”

>> Lições do Grupo Boticário: como expandir uma marca forte para o mercado global?

 

 

Sobre o VTEX DAY

O VTEX DAY, maior evento de varejo multicanal da América Latina, reuniu em São Paulo, nos dias 30 e 31 de maio, os principais especialistas do setor para abordar as tendências e inovações do omnichannel.

Reconhecido pelo conteúdo e pelos cases nacionais e internacionais que apresentam um panorama global do mercado, o evento também abordou temas como como transformação digital, big data, chatbot, mídia programática, mobile payment e customer experience.

“O VTEX DAY é o ponto de encontro do mercado para os profissionais que buscam construir parcerias de valor para suas empresas e, principalmente, gerar novos negócios”, explica Mariano Gomide, CO-CEO da VTEX.

 

*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.

 

Confira nossa cobertura do VTEX DAY no portal:

>> Transformação Digital no Varejo: “Não há uma estratégia digital, só estratégia em um mundo digital”

>> Como a Inteligência Artificial já mudou sua vida e seus negócios?

Comentários

PUBLICIDADE