Notícias

Como a inteligência artificial já mudou sua vida e seus negócios?

Diretor de Transformação Digital e Inteligência Artificial da Microsoft fala sobre a importância da aplicação das tecnologias na rotina das pessoas e das empresas

 

* Por Bianca Borges

 

A inteligência artificial está cada vez mais presente tanto no nosso dia-a-dia quanto nos ambientes corporativos. Essa tecnologia pode ser usada em diversas situações, seja para melhorar a qualidade de vida das pessoas como para transformar processos e rotinas empresariais. Fábio Scopeta, diretor de Transformação Digital e Inteligência Artificial da Microsoft na América Latina, abordou esse tema em sua palestra no VTEX DAY, na quarta-feira, dia 31.

 

A relação do homem com a máquina

Segundo o diretor estamos vivendo um momento de convergência entre tecnologia e seres humanos. “As máquinas passaram a se comunicar conosco de uma maneira mais natural, se aproximando de nós por meio de um comportamento mais humano e, por outro lado, a gente se aproxima delas utilizando os computadores de forma mais intima”. Essa situação demonstra que, tanto as máquinas estão sofrendo mudanças e sendo adaptadas ao comportamento do homem, como a humanidade também está transformando a ideia que tinha sobre a tecnologia, os seus efeitos e buscando se familiarizar com ela.

Scopeta mostrou alguns vídeos expondo situações nas quais a inteligência artificial e outras tecnologias como realidade aumentada foram bem aplicadas nas rotinas pessoais e empresariais. Um dos vídeos apresentado pelo executivo, retratou o case de um indivíduo cego que utilizava um par de óculos inteligentes para ajudá-lo a enxergar. O aparelho descreve situações e pessoas que estão ao redor do usuário. Basta apenas clicar em um botão e os óculos tiram uma espécie de fotografia do ambiente e analisam o conteúdo da imagem, identificando os objetos e pessoas presentes na cena. Os óculos ainda descrevem as ações e até as expressões no rosto de cada indivíduo que é fotografado.

Fábio Scopeta, da Microsoft, deu exemplos de como a Inteligência Artificial e outras tecnologias estão sendo usadas no mundo dos negócios e no dia a dia das pessoas

 

Além de promover melhorias na vida cotidiana das pessoas, os recursos tecnológicos otimizam os processos no ambiente de trabalho. No outro vídeo exibido para os participantes do evento, uma empresa fictícia tinha o desafio de criar o ambiente interno de uma loja física para um determinado cliente. Para isso, a empresa utilizou um par de óculos de realidade virtual através do qual era possível alocar objetos virtuais no espaço real da loja e visualizar como o local ficaria. Durante a tarefa, a funcionária responsável pela criação do ambiente teve dificuldades de ter novas ideias para o projeto e pediu auxílio a dois funcionários que, fisicamente, estavam em outras unidades da empresa. Os colaboradores, mesmo em pontos físicos diferentes, se reuniram no mesmo espaço virtual, em forma de avatar, para auxiliar a colega de trabalho. Apesar da empresa do vídeo ser hipotética, situações como essa já são uma realidade, em função da evolução tecnológica.

 

Estruturando dados com auxílio do Machine Learning

Durante sua palestra, o diretor de Transformação Digital e Inteligência Artificial da Microsoft também comentou sobre a necessidade das marcas e empresas utilizarem a tecnologia para extrair valor do excesso de informação que encontram-se disponíveis hoje.

“Nos dois últimos anos a gente duplicou a quantidade de informação que produzimos, mas essa informação é desestruturada por estar nas redes sociais, papers científicos, mensagens de WhatsApp, e etc.”.

 

Para cumprir a tarefa de estruturar as informações dos clientes e transformá-las em dados relevantes, as empresas precisam do auxílio da inteligência das máquinas. Scopeta citou três capacidades que os computadores inteligentes precisam ter.

Entender: compreender o significado da linguagem humana e conseguir processar qualquer idioma. Acabou a fase na qual a gente precisa preencher um formulário para que o computador entenda o que falamos. As máquinas precisam fazer isso sozinhas.

Aprender: o machine learning é essencial. Não dá para programar um sistema que identifique todos os tipos de gatos que existem no mundo. O sistema tem que aprender o que é um gato e conseguir identificar sozinho as variações das raças.

Pensar: esse é um tipo de comportamento das máquinas que se parece com o pensamento humano. O sistema deve ser capaz de encontrar padrões, fazer correlações e gerar hipóteses.

 

Bots: uma opção para incrementar o seu negócio

Outro recurso tecnológico que também utiliza o machine learning e, que pode e deve ser explorado pelas empresas, são os bots. O diretor ressaltou a importância da utilização dos bots para criar novas experiências de interação entre clientes e empresas, mas para ter sucesso nessa estratégia é preciso sair fora da caixa.

“Hoje, a gente não quer uma experiência telefônica com um bot, nem queremos mais falar ao telefone. Então quando vocês pensarem em bots, devem pensar à frente da indústria”.

 

E qual a melhor forma para utilizar os bots dentro da sua estratégia de negócio? De acordo com Scopeta, esse recurso deve ser experimentado em qualquer canal de comunicação com o cliente. Para quem quiser testar a aplicação dessa tecnologia na sua empresa, o diretor indicou o Bot Framework, uma ferramenta na qual você é capaz de criar o seu próprio bot e replicar para qualquer meio de comunicação que seus clientes usem.

Para finalizar sua apresentação, o executivo ressaltou que todas essas tecnologias já estão disponíveis no mercado, mas precisam ter seu acesso democratizado. Ele citou como exemplo a própria Microsoft, que disponibiliza os APIs de tecnologia aplicados em seus produtos e serviços para o público em geral.

 

Confira nossa cobertura do VTEX DAY no portal:

>> Transformação Digital no Varejo: “Não há uma estratégia digital, só estratégia em um mundo digital”

>> Lições do Grupo Boticário: como expandir uma marca forte para o mercado global?

>> Transformação Digital: passos para o rito de passagem nas organizações

 

Sobre o VTEX DAY

O VTEX DAY, maior evento de varejo multicanal da América Latina, reuniu em São Paulo, nos dias 30 e 31 de maio, os principais especialistas do setor para abordar as tendências e inovações do omnichannel.

Reconhecido pelo conteúdo e pelos cases nacionais e internacionais que apresentam um panorama global do mercado, o evento também abordou temas como como transformação digital, big data, chatbot, mídia programática, mobile payment e customer experience.

“O VTEX DAY é o ponto de encontro do mercado para os profissionais que buscam construir parcerias de valor para suas empresas e, principalmente, gerar novos negócios”, explica Mariano Gomide, CO-CEO da VTEX.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE