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5 dicas da UFC para elevar a performance das suas redes sociais

No mundo digital, as redes sociais se tornaram estratégicas para a comunicação de marcas e empresas. Veja dicas para melhorar a performance nesses canais

 

*Por Bianca Borges 

 

Em um mercado onde as pessoas estão cada vez mais exigentes e empoderadas, atrair clientes e concretizar vendas torna-se um verdadeiro desafio. Para as empresas e marcas que querem conquistar uma boa performance no mercado, é necessário direcionar esforços para canais que se adequem à nova realidade digital como as redes sociais, por exemplo.

A Social Media da UFC, Monica Francesco, esteve presente na Conferência de Performance, organizada pelo Digitalks, que aconteceu ontem dia 27 de novembro, para compartilhar algumas boas práticas que a marca, que é conhecida mundialmente, aplica em suas estratégias de comunicação nas redes sociais afim de melhorar a performance.

Foto. Monica, está de pé em um palco, ela usa um macacão laranja, tem cabelos pretos e está segurando um microfone. Perto dela uma cadeira e uma mesa. Atrás dela um telão com um slide e um outro telão com o nome do local que ela está.
Monica Francesco, Social Media da UFC, dá dicas para aumentar a performance nas redes sociais

 

No primeiro momento, Monica já apresentou dados que evidenciaram a importância das redes sociais como canais de comunicação e vendas atualmente.

  • R$47 bilhões: foi o valor dos produtos vendidos pela internet em 2017
  • Mais de 3 horas é o tempo que o brasileiro passa em média por dia nas redes sociais
  • 80% dos consumidores assumem ler os comentários de outros seguidores antes de comprar um produto pela primeira vez

Mesmo com todos esses dados ainda têm pessoas que possuem receio em investir nas redes sociais. Isso porque, essas pessoas estão perdidas, não sabem como direcionar esse tipo de investimento”, comentou Monica.

 

Veja a seguir dicas para otimizar sua estratégia nas redes sociais: 

 

Priorize a interação ao invés da conversão

O primeiro passo para desenvolver estratégias efetivas nas mídias sociais é ter como foco, no primeiro momento, a interação com os seguidores da sua empresa, e só quando você tiver conquistado um bom grau de interação, aí sim, pode direcionar seus esforços para a conversão desses usuários que interagiram com a sua página.

 

Dê valor aos dados

Outro fator essencial, além de conhecer o público com quem a sua marca está se comunicando, é analisar os dados disponíveis sobre o comportamento dos usuários nas próprias plataformas de social media.

As redes sociais entregam resultados ricos sobre o seu público-alvo. E esses dados não são só para a área de Social e Marketing, eles podem ser úteis para a área Comercial, para a parte de produção de produtos, de design, entre outras”, salientou Monica.

 

Não tenha medo de investir

De acordo com os dados apresentados pela Social Media da UFC, a maior parte das empresas não costuma investir muito em redes sociais, porém, sem investimento, o público que a sua página irá alcançar é bem menor. No Facebook, por exemplo, o alcance de posts não patrocinados fica em torno de 3 a 5% da sua audiência total.

 

Aprimore a qualidade do conteúdo

Mas não adianta ter investimento se o conteúdo que você oferecer não for de qualidade. Aqui não se trata apenas de textos que atendam as necessidades do consumidor e respondam as principais dúvidas do seu público, mas também imagens e fotos exclusivas produzidas com a ajuda de um fotógrafo e vídeos de boa qualidade e com um roteiro bem desenvolvido.

É importante ressaltar também que qualidade é melhor que quantidade. Não vale a pena postar diariamente se o conteúdo não for bem elaborado e não obtiver um engajamento considerável.

 

Faça testes

É necessário reservar um tempo para realizar testes, que podem variar desde a mudança dos horários e dos dias dos posts que a sua marca costuma fazer, até a experimentações de novas segmentações de público-alvo nos seus anúncios.

Monica contou que, nesse momento, a UFC está fazendo testes para atrair novos públicos para a marca. Ela revelou que o público “antigo” da marca já não se identifica tanto com as comunicações e até os atletas atuais, e como se reinventar é uma necessidade, a empresa teve que pensar em estratégias diferenciadas para conquistar novos fãs.

“Estamos nesse dilema de atrair novos públicos para a UFC, como o público gamer, por exemplo. A gente tem mudado o tipo de conteúdo, de interação. Para vocês terem uma ideia, agora, a gente não está só na parte de esportes, estamos também na área de entretenimento”.

Em um mercado em constante mudança, nem as marcas renomadas, como a UFC, escapam da necessidade de se reinventar e testar novas alternativas para atrair clientes e se manterem relevantes no mercado. Aproveite essas dicas para melhorar a performance da sua marca nesses canais!

 

*Bianca Borges é  formada em Comuicação pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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