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Como vender sua marca com anúncios mais inteligentes para o consumidor mobile

Andressa Scasso, Ad Sales Supervisor do Mercado Livre Publicidade, deu dicas para as marcas que querem aprimorar sua comunicação com clientes no ambiente mobile

 

Por *Bianca Borges

 

O termo Mobile First já se tornou popular entre muitas empresas no Brasil. É fato que, hoje, a grande maioria dos consumidores vive conectada ao seu smarthphone praticamente 24 horas por dia. Durante a Conferência de Mídia e Performance, promovida pelo Digitalks, que aconteceu ontem, dia 17 de outubro, no Hotel Pullman, em São Paulo, Andressa Scasso, Ad Sales Supervisor do Mercado Livre Publicidade, abordou o tema.

“Aqui no Brasil a gente vê que o usuário é engajado e consome muito conteúdo no mobile. Também notamos que o nosso cliente está muito mais fiel ao aparelho celular dele do que a qualquer marca. A dependência do usuário em relação ao seu celular já é real”, afirmou a supervisora.

 

Andressa Scasso, do Mercado Livre Publicidade, falou sobre a importância de criar anúncios mais inteligentes e focar na experiência do consumidor

 

Andressa também comentou sobre o fato do consumidor exercer muitas tarefas simultâneas. O usuário que está no ambiente mobile pode ao mesmo tempo estar trabalhando, conversando com algum amigo pelas redes sociais, ou ainda resolvendo assuntos pessoais como pagamento de contas online ou compra de algum produto. Mas será que as marcas estão preparadas para falar com esse usuário multitarefa?

 

Menos marcas e mais customer experience

Uma marca não é vista apenas como uma empresa ou um nome que vende um produto ou oferece um serviço para o cliente. Andressa explicou:

A marca é o conjunto das experiências do consumidor com ela. Não adianta investir em marketing e outras ações se, no final, as experiências que a sua marca proporciona ao cliente não forem compatíveis com o que ele espera”.

 

Investir na experiência do cliente é essencial para as marcas que querem conquistar esse novo consumidor. Um cenário que tem se tornado cada vez mais frequente e remete à importância da customer experience é a utilização das lojas físicas como um showroom dos produtos dos e-commerces. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre Publicidade, 38% das pessoas entram na loja física para ter contato direto com o produto, comparam os preços na internet e acabam finalizando a compra online.

A integração das comunicações e das campanhas on e offline é cada vez mais necessária, tanto é que, segundo um estudo mencionada por Andressa, 52% das vendas offline nos Estados Unidos foram impactadas por ações que aconteceram no ambiente online.

“O fato é que o mobile mudou o comportamento de compra, então os consumidores não estão mais considerando a marca só pela marca, mas pelas experiências que ela proporciona”, ressaltou a supervisora.

Se o nome da marca já não basta mais para aumentar as vendas e é preciso proporcionar a melhor experiência ao cliente, a dica para as empresas é ter à disposição uma equipe preparada para cuidar dessa questão.
Durante a apresentação, Andressa também citou 5 pilares para criar anúncios mais inteligentes e com foco em performance. São esses:

 

1 – Audiência

Cada usuário tem um momento e um contexto, e para entregar a experiência certa para cada pessoa é necessário entender o perfil do cliente e analisar os dados que a sua empresa tem sobre a audiência. “Não adianta você oferecer um tênis enquanto a pessoa está assistindo um vídeo. Eu considero o dado demográfico, o poder aquisitivo, se é pessoa física ou jurídica, como foi feito o pagamento, o que a pessoa comprou e qual cartão foi usado para efetuar a compra. Tudo isso é informação e é importante para que eu consiga entender o life style dessa pessoa e entregar a melhor experiência”, afirmou a supervisora.

 

2 – Landing pages

As landing pages são excelentes canais para gerar engajamento e criar uma experiência diferenciada para um determinado produto ou serviço. “Eu acrescento uma informação no momento da compra daquele consumidor. E faço isso como se fosse uma recomendação de conteúdo e não uma campanha de mídia solta”, explicou Andressa.

 

3 – Native Ads

É preciso agregar um valor para a experiência do usuário e não atrapalhar a compra. Para criar um native ads efetivo, a supervisora dá a dica: “Pensem no canal que vocês veiculam a publicidade, qual a melhor maneira de passar a sua mensagem, o que a pessoa está pensando quando ela está naquele determinado canal”.

 

4 – Mídia Programática

Da mesma forma que é necessário avaliar o comportamento e o perfil da sua audiência para desenvolver anúncios nativos mais adequados, ações de mídia programática também carecem da análise do público-alvo para terem sucesso.

 

5 – Mobile

Muitas vezes o cliente acaba não tendo uma noção clara se determinado conteúdo é informativo ou publicitário. De acordo com Andressa, “o formato de mídia não precisa estar claro e em evidencia, mas tem que ser friendly”. Ou seja, a comunicação da marca com o cliente precisa ser natural e não algo forçado e imposto.
A Ad Sales Supervisor do Mercado Livre Publicidade finalizou sua palestra com uma dica para os profissionais que atuam na área de marketing das empresas.

“A gente trabalha com marketing, mas não tem como só olhar o lado do marketing e das vendas. Cada vez mais a marca vai ser questionada pela usabilidade do produto e a área do marketing vai ter que se comunicar com as demais áreas e intensificar a boa relação com o consumidor”.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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