Notícias

[DES 2019]: Transformação Digital é sobre ter uma performance melhor, segundo debate de gigantes

Evento em Madrid reúne grandes nomes do mercado Digital que apontam para um sistema operacional mais qualificado

 

Por Gabriela Manzini*

Nesta terça-feira, dia 21 de maio, o maior evento de Transformação Digital no mundo, o Digital Enterprise Show (DES) 2019, que acontece em Madri, na Espanha, começou com conteúdo de qualidade e grandes empresas participando da feira e do palco.
Logo após uma palestra de Henry Von Scheel, criador do termo Indústria 4.0 e autoridade em estratégia e competitividade, algumas grandes empresas se reuniram para debater o próximo nível de competitividade no mercado corporativo.

Com mediação do próprio Von Scheel, participaram do debate Osmar Polo, CEO da T-Systems Iberia, Alberto Marín, Head of Management Consulting na KPMG, Ramón Antelo, Managing Director World Class Center Advanced Manufacturing na Autran, Partner Supply Chain and Opertaions Leader na Ernest&Young, e Ignacio Álvarez, Diretor Técnico de Automatización y de Digitalización Industrial na Siemens.

Abaixo,selecionamos alguns insights interessantes dos participantes que podem ajudar C-levels e gerentes a liderar a transformação digital dentro de suas organizações.

Foto: Palco do com palestrantes e platéia em evento DES 2019
Palco do debate sobre Indústria 4.0 no DES 2019, em Madrid.

 

DES 2019: Insights para a Transformação Digital

“Um dos principais desafios que as corporações enfrentam no processo de se adaptar à quarta revolução industrial é a falta de visão de onde a empresa vai chegar” – Alberto Marín

Sobre a principal disciplina quando se fala de competitividade:

dados, eficiência, mais qualidade, ajudar a customizar equipamentos e, em seguida, conectividade e segurança. Integridade do dado é uma necessidade que precisamos definir”Ignacio Álvarez

“Transformação Digital é sobre ter uma melhor performance, melhores gastos e um sistema operacional melhor” Hanry Von Scheel

“A Transformação Digital é feita de uma forma holística e envolve a cultura digital da empresa: transformação digital é sobre pessoas” – Alberto Marín

“Conectividade, digital (chamam de digital, mas é a plataforma para digitalizar processos), cloud e segurança. Mas não podemos fazer isso sem uma mudança de mindset para mudar esses processos. Não adianta falar que será mais rápido e continuar da mesma forma, terá que mudar a forma de fazer as coisas” – Osmar Polo

“O que importa não é aplicar a tecnologia, é conseguir performance e melhorias, e aí sim para isso você vai aplicar a tecnologia” – Alberto Marín

“Muitas empresas têm falta de processos porque falta tecnologia para fazer isso. Uma vez que você atingiu esse nível de eficiência você tem que quebrar as barreiras [para inovar]” – Jacobo de Silva Urquijo

A quarta revolução industrial é sobre uma cultura de trabalhar juntos, quebrar solos e ser “dono” do processo: “é sobre decisões, mas também é sobre empoderamento de pessoas [para fazer acontecer]” – Jacobo de Silva Urquijo

Uma forma de ser mais competitivo é ter uma representação virtual do seu negócio, o que ajuda a olhar a linha de produção e entender e gerir fluxos. O ecossistema fica abrangente e a prática ajuda a pensar em mudanças sem ser prejudicial para o negócio de fato. “Te permite ‘brincar'”- Ramón Antelo

“Foque em negócios, pessoas e tecnologia em vez de produtividade” – Henry Von Scheel

 

*Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há dez anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

Comentários

PUBLICIDADE