Notícias

Web Summit 2018: a maior concentração de empreendedores do mundo

*Por A5 Capital Partners 

 

Essa semana  começou o Web Summit em Lisboa. São 70 mil pessoas, mais de 1200 palestrantes, 170 países e um tema central: tecnologia. Todo mundo está aqui. E quando dizemos todo mundo, é literalmente todo mundo mesmo. Desde diversos C-Levels de empresas como Samsung, Microsoft e Nestlé, os fundadores das startups mais promissoras do momento, os maiores investidores de Venture Capital do mundo, pilotos de fórmula 1, a Sophia (primeiro robô a receber cidadania de um país) e muito mais. A A5, claro, não deixaria de participar e trazer as principais novidades diretamente para você. Senhoras e Senhores, bem vindos a maior concentração de empreendedores do mundo!

Primeiro vale mencionar a impressionante infraestrutura em torno do Altice Arena aqui em Lisboa. O palco principal consegui abrigar 50 mil pessoas e há mais 4 galpões enormes ao lado. Na frente, uma estação de trem e metro, além do shopping mais moderno de Portugal. Da outro lado, na costa, há dúzias de restaurantes e bares de todos os tipos, sem contar com enormes Hotéis a walking distance como o TRYP, Ibis, Tivoli e o icônico Myriad.

Paddy Cosgrave, cofundador e CEO do Web Summit começou falando. Logo de cara ele pediu para gritar quem vinha do Brasil (só mencionou outros dois países além da terra tupiniquim) e o barulho foi enorme. A ponto dele brincar que devia ter mais brasileiros que portugueses no evento. Sinal de que o nosso mercado está ganhando relevância? Acho que sim.

Sir Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web

 

Logo em seguida veio o Sir Tim Berners-Lee, criador da World Wide Web e umas das 100 pessoas mais importantes do século 20 segundo a revista Time. Ele veio com a mensagem de que em 2019, pela primeira vez na história, teremos mais da metade do mundo conectado à internet e isso traz alguns desafios. Ele está com uma campanha chamada For The Web que são diversos princípios que visam garantir uma internet livre e aberta minimizando alguns de seus efeitos negativos que tem vindo a tona como a questão da privacidade, dados e fake news. Mais de 50 organizações já assinaram esse documento incluindo o governo da França.

Secretário-Geral da ONU, António Guterres

 

Também tivemos a presença ilustre do Secretário-Geral da ONU, António Guterres. Ele mencionou diversos usos de tecnologias de ponta pela ONU como blockchain e biotecnologias mas também alertou para os riscos e desafios que teremos que lidar. Ele elencou três desses desafios:

  1. O impacto social da quarta revolução industrial, onde veremos uma quantidade enorme de tipos de empregos extintos e uma quantidade enorme de tipos de empregos criados. Nos ainda não estamos preparados para essa disrupção que só tende a se intensificar;
  2. Internet: problemas em relação a privacidade, discurso de ódio e censura. Precisamos nos mobilizar em torno dessas questões;
  3. Human Agency: inteligência artificial de uso militar com a capacidade de matar sem nenhum humano puxando o gatilho. Isso deve ser proibido pela Lei internacional.

Embora ele também reconheceu que a inovação move muito mais rápido que a capacidade da lei internacional de acompanhar e, por isso, precisamos criar plataformas mais ágeis, como a liderada pelo Tim, onde a sociedade se junta e entre em acordo sobre os princípios a serem seguidos e, assim, garanta que essas tecnologias sejam utilizadas como uma força do bem.

Também tivemos discursos do primeiro-ministro de Portugal e do prefeito de Lisboa, onde destaco a enorme expressão de apoio dos dois perante a comunidade empreendedora portuguesa, as qualidades e oportunidades que o país oferece e a vontade de colocar o país em posição de destaque nesse cenário. No meio do discurso o primeiro-ministro até trocou para português, falando diretamente com as empresas portuguesas: “Quero lhe desejar que durante essa semana encontre parceiros, novos mercados, mais capital, novos recursos humanos. Vocês são nossos embaixadores no Web Summit.” Por fim, os dois chamaram todos os empreendedores portugueses para o palco e juntos apertaram o botão oficialmente declarando aberto o Web Summit 2018!

Comentários

PUBLICIDADE