Notícias

Como a Blockchain vai transformar o Marketing Digital?

Com garantia de transparência e descentralização dos dados, a Blockchain promete causar impactos consideráveis em alguns processos do marketing digital

 

*Por Bianca Borges

 

Imagem com fundo cinza, desenhados pontos de interrogação amarelos e caminhos que terminam em setas da cor branca. No centro, homem de pé e de costas, usa terno escuro e está com a mão direita na cabeça. Sensação de dúvida.

O marketing digital está em constante evolução e conta com o apoio das tecnologias para tornar as estratégias desenvolvidas pelos profissionais da área cada vez mais efetivas.

Uma tecnologia que pode trazer benefícios bem interessantes para o marketing digital é a Blockchain que oferece a garantia de transparência e descentralização dos dados por meio do ambiente online.

De acordo com a IBM, essa tecnologia se baseia em quatro fundamentos básicos:

  • Registro compartilhados das transações;
  • Consenso para verificação das transações;
  • Contrato com as regras de funcionamento das transações;
  • Criptografia

 

Mas como a Blockchain pode auxiliar efetivamente nos processos do marketing digital?

Para entender um pouco mais sobre esse assunto, o Digitalks entrevistou Emília Campos, advogada e sócia da Malgueiro Campos Advocacia.

[Digitalks] 1- O marketing digital, que está cada vez mais utilizando tecnologias para otimizar campanhas e impactar clientes. Como a área pode se beneficiar com a utilização da Blockchain?

[Emília Campos] Um dos aspectos mais relevantes da tecnologia Blockchain é trazer a “desintermediação” das relações e esse é um dos benefícios da aplicação de Blockchain nesse segmento. A área de marketing digital, atualmente, utiliza um intermediário entre os anunciantes e os usuários. O Google ou Facebook, por exemplo, funcionam hoje como entes de confiança na divulgação de um banner patrocinado, ao invés de mostrar um anúncio encontrado organicamente. A utilização do Blockchain nessa área fará com que os donos de site não precisem do Google ou Facebook para encontrar anunciantes, enquanto estes saberão que estão pagando por cliques reais.

 

[Digitalks] 2 – Que vantagens a Blockchain pode trazer para a indústria da mídia especificamente? E em relação às fake news, esse recurso pode ajudar a combatê-las? De que maneira? 

[Emília Campos] Confiança do consumidor, ou leitor, efetivamente é uma questão delicada nesse mercado. Blockchain pode ajudar as empresas a angariar confiança por meio da transparência, pois aumenta o nível de verificação e documentação de informações e operações. Além disso, Blockchain pode dar aos consumidores maior controle sobre suas próprias informações, equilibrando a publicidade com as preocupações de identidade do consumidor. Blockchain pode permitir que os consumidores possam cobrar por suas informações de contato e atenção. Amanda Gutterman, CMO da ConsenSys, traz um bom exemplo: quando uma marca convida um consumidor para assinar sua newsletter de vendas, o consumidor pode responder com o seu preço para isso.

 

[Digitalks]  3 – O que as agências de publicidade e as empresas de comunicação e marketing precisam levar em consideração na hora pensar em implantar e investir na tecnologia de Blockchain? O que é preciso considerar para ter resultados efetivos? 

[Emília Campos] Precisam estudar se, efetivamente, a tecnologia fará sentido para seu modelo de negócio, independentemente da “hype” sobre o assunto. Deve analisar aplicabilidade e custo, principalmente, além do próprio tempo de maturação da tecnologia.

 

[Digitalks] 4 – Hoje, o marketing trabalha muito com dados e tecnologias e, em função disso, os profissionais da área tiveram que começar a entender mais sobre esses assuntos. Com o crescimento da Blockchain e uma provável aderência de mais empresas à ela, como os profissionais de marketing e comunicação devem se preparar para lidar com essa tecnologia no futuro? 

[Emília Campos] Estudando! Esse certamente é o único e melhor caminho para entender a tecnologia e, após isso, investigar sua aplicabilidade ao seu segmento.

 

Quer saber mais sobre como a Blockchain vai impactar os negócios do marketing digital? O Expo Digitalks 2018 terá uma trilha de conteúdo, organizada pela empresa especialista no assunto, a Blockmaster, que abordará as transformações que a Blockchain vai trazer para o Marketing. As palestras e painéis com especialistas do mercado acontecerão no Palco Transformação Digital, no dia 5 de setembro, a partir das 10:00 da manhã. 

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital. 

EXPO DIGITALKS » Quer participar da edição 2020?
Aproveite os lotes promocionais e garanta sua vaga! Muito conteúdo e networking no principal evento de negócios digitais do país! Garanta sua vaga ;)

Comentários

PUBLICIDADE