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Multicanal: como a Via Varejo está ampliando seu inventário de mídia para as lojas, site e celular

“Não existe mais canal, a ideia é que seja uma coisa só, loja, site e celular”, afirma Juliana Piccolotto, gerente de Ads, Meios de Pagamento e Serviços da Via Varejo

 

*Por Bianca Borges

 

Os marketplaces estão conquistando cada vez mais espaço, inclusive, sites que antes vendiam somente seus próprios produtos perceberam que podem lucrar muito se abrirem espaço para novos anunciantes e empresas. Esse é o caso de sites como Ponto Frio e Casas Bahia. Juliana Piccolotto, gerente de Ads, Meios de Pagamento e Serviços da Via Varejo, empresa que administra esses dois sites, esteve no Congresso de Ads&Performance, organizado pelo E-commerce Brasil, para falar sobre esse assunto.

Juliana começou sua palestra explicando quais são as vantagens das empresas que anunciam em e-commerces e marketplaces. “O cliente que entra em um e-commerce tem a intenção de comprar. Ele está com o cartão de crédito na mão e a gente (donos do marketplace) sabe de onde ele veio. Esse tipo de dado é muito valioso para os anunciantes que buscam, com uma verba reduzida, conquistar mais performance.

Já para os donos de e-commerces, o benefício de abrir espaço para outras marcas e empresas é aumentar a rentabilidade da própria organização. De acordo com a gerente as taxas de conversão no varejo ainda não são as ideias.

Falando em performance e conversão a Via Varejo apresentou alguns números que comprovam a efetividade de suas ações. No primeiro mês online a companhia já havia conquistado mais de 440 milhões de impressões e 1, 4 milhões de produtos vendidos.

Juliana Piccolotto, gerente de Ads, Meios de Pagamento e Serviços da Via Varejo explica os benefícios para que quer anunciar em marketplaces

 

Ainda durante a palestra Juliana comentou sobre a importância da segmentação da audiência que deve combinar o perfil de compra e o comportamento do consumidor para se tornar mais efetiva. Abaixo alguns exemplos de segmentação que a Via Varejo costuma a fazer:

Juliana também deu exemplo de algumas táticas que podem ser utilizadas para promover com maior assertividade os produtos dos seus anunciantes de e-commerces. Algumas delas são:

 

E-mail Marketing customizado

De acordo com a gerente, 10% das vendas são geradas pelo e-mail marketing, por isso, essa é uma ferramenta de vendas que precisa estar na sua estratégia de marketing

 

Produtos patrocinados

Essa é uma boa oportunidade para quem quer vender seus produtos e ainda não tem muita visibilidade no mercado online. O produto ganha destaque dentro das páginas de produto do site e é possível anunciar itens através de leilão. Além disso você consegue promover a categoria do seu produto.

 

Mobile

Se você quer que o cliente realmente veja o seu anúncio o mobile é uma alternativa excelente. De acordo com os dados apresentados pela gerente da Via Varejo, as mensagens para celular são entregues instantaneamente e 98% delas são lidas pelo usuário.

 

Anúncio na rede WI-Fi

Aqui observa-se a junção do ambiente on e offline. Quando um cliente vai até alguma das lojas física da Via Varejo e acessa a wi-fi disponibilizada pelo ponto de venda, as empresas e marcas que possuem produtos no marketplace conseguem fazer anúncios segmentados para esse consumidor. De acordo com Juliana esse tipo de propaganda é eficaz, visto que, 42% dos consumidores utilizam celular dentro das lojas físicas para realizar pesquisas de produtos.

 

Rádio Digital

Essa ferramenta é conhecida como SoundBrading e consiste na sonorização de ambientes com música, vinhetas e spots promocionais. Essa é uma experiência sensorial que tem como objetivo fortalecer a marca e engajar mais o cliente. E novamente a questão da segmentação aparece aqui, a divulgação da mídia é pensada de acordo com o perfil do público de cada loja.

“Não existe mais canal, a ideia é que seja uma coisa só, loja, site e celular”, explicou a gerente da Via Varejo. “As mídias tradicionais precisam se reinventar e o anunciante está cada vez mais exigente e quer estar presente em todos os lugares e é isso que a gente está querendo fazer, se reinventar”, finalizou Juliana.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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