Quinta-feira, 07 de dezembro de 2017
Nesta quarta-feira, dia 06 de dezembro, os participantes da Silicon Valley Digital Mission tiveram a oportunidade de conhecer os escritórios de duas grandes empresas: o LinkedIn e Google, além de fazer uma visita ao Computer History Museum.
O terceiro dia de visitas em um dos mais importantes polos de inovação do mundo teve início no LinkedIn em Sunnyvale, onde Aline Kubiak – Staff Portuguese Language Manager e Paulo SantAnna – Engineering Manager Tools, ambos brasileiros, recepcionaram nosso grupo.
O corresponde, Rafael Soares, Head de Eventos do Digitalks, forneceu mais detalhes sobre essa imersão:
“O papo começou com a história do LinkedIn. Nos contaram onde tudo começou e os pontos marcantes da história da empresa. Mostraram como o crescimento foi exponencial e rápido. No começo as pessoas apenas criavam seus perfis e ficavam esperando alguém entrar em contato. Hoje, o LinkedIn virou uma rede social, onde as pessoas compartilham artigos, etc”.
A evolução do LinkedIn não é segredo para ninguém, tanto é que, além de poder se tornar um assinante da plataforma, a empresa também disponibiliza ferramentas de marketing para os seus clientes. “Uma dessas ferramentas permite encontrar o contato certo em cada empresa, de acordo com o seu produto”, explicou Soares.
Um ponto interessante para ser observado é que apesar do LinkedIn ter sido comprado pela Microsoft, a empresa manteve a sua cultura organizacional e continua a trabalhar de forma independente, mantendo a integração entre seus escritórios ao redor do mundo.
Ainda durante a visita, os colaboradores da empresa comentaram sobre a importância do armazenamento e segurança dos dados no Linkedin e contaram um pouco sobre o processo de trabalho para o desenvolvimento de novas funcionalidades da ferramenta.
Cada vez mais utilizamos a tecnologia para otimizar os negócios e também facilitar a nossa vida cotidiana, mas onde toda essa inovação vai nos levar? Chatbots, Machine Learning, Internet das Coisas, Big Data, esses recursos que hoje estão disponíveis para nós tiveram seu desenvolvimento possível em função de pessoas que queriam transformar o mundo.
Para saber um pouco mais da história da tecnologia e inspirar-se nesses visionários, os participantes da Missão Digitalks, tiveram a oportunidade de conhecer o Computer History Museum.
“Acompanhamos toda a história do computador, da forma mais simples, com o Ábaco, passando pelos computadores enormes que ocupavam uma sala inteira até chegar nos modelos atuais de computadores, games, inteligência artificial e carros automatizados. Pudemos ainda assistir uma demonstração de um IBM 1401 funcionando”,relatou Rafael Soares, Head de Eventos do Digitalks.
Para finalizar esse dia de conteúdos relevantes e muito aprendizado, o grupo da Missão Digitalks foi ao Googleplex que é considerado o principal campus do Google. Quem recepcionou os participantes foi Sheena Arora – Channel Sales Account Manager
De acordo com nosso correspondente, as inovações e a cultura organizacional diferenciada já podem ser percebidas apenas analisando a disposição do ambiente e os recursos oferecidos aos funcionários. Não é à toa que o Google lidera o ranking da revista Fortune, pela sexta vez consecutiva, sendo considerado a melhor empresa para se trabalhar.
“Começamos a visita pela entrada principal, onde a estátua do Android atual fica exposta. No momento o Android Oreo. Passeamos através dos prédios e suas 14 cafeterias. Dizem que quem entra no Google sempre tem que ganhar alguns quilos no primeiro mês, já é tradição. Eles possuem uma cafeteria especial para cachorros também. Sim, os funcionários podem levar seus pets para trabalhar e passar o dia com ele”, contou Soares.
Outra curiosidade citada por nosso correspondente foi a Conference Bike. Uma espécie de bicicleta que tem capacidade para seis pessoas e espaço para deixar os notebooks. Dessa forma, os colaboradores têm a opção de fazer uma reunião de negócios andando de bicicleta pelo campus.
Nosso grupo ainda visitou o Google Visitor Center Beta, onde foi possível ver essa bicicleta do Google, alguns Chromebooks e uma exposição de pequenas estátuas do Android.
Os participantes também conheceram o Google Android Lawn Statues, local onde estão expostas estátuas das antigas versões do Android, além da Google Merchandise Store, loja que vende lembranças e produtos da marca Google.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
* Rafael Soares é o atual Head de Eventos do Digitalks. Formado em Design e Cursando MBA em Marketing, possui grande experiência em Marketing e Eventos.
[Missão Digitalks] Internacionalização: como expandir as fronteiras do seu negócio
[Missão Digitalks] Data-Driven Design: o layout das suas campanhas deve ser orientado por dados
Comentários