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[Missão Digitalks] Data-Driven Design: o layout das suas campanhas deve ser orientado por dados

Grupo da Missão Digitalks participa da Growth Marketing Conference e conhece a técnica do Data-Driven Design

 

Por *Bianca Borges

 

O Vale do Silício é um dos principais pólos de inovação do mundo. As empresas que lá estão possuem um mindset diferenciado e não têm medo de investir em novas ideias. E esse tipo de atitude faz toda a diferença para alcançar o sucesso nos negócios.

Participantes da Missão Digitalks no Vale do Silício assistem palestras relevantes sobre marketing digital na Growth Marketing Conference

No quarto dia da missão Digitalks na região, os participantes tiveram acesso ao evento Growth Marketing Conference, que aconteceu na quinta-feira, dia 07 de dezembro. Como o próprio nome já diz, o tema central da conferência é o Growth Marketing, uma técnica que tem como objetivo gerar um crescimento rápido para as empresas que a utilizam.

“O evento foi um dos pontos fortes da Missão. A maior parte dos palestrantes eram pessoas que realmente trabalham na área de marketing, entendem os desafios que precisamos superar e trouxeram soluções e insights realmente relevantes , como o mindset real do crescimento. O networking que o evento proporciona também é fantástico. É possível conhecer pessoas e empresas do mundo inteiro que podem agradar muito às empresas e aos profissionais brasileiros. Foi realmente muito positivo”, Nicole Souza, Fundadora da 5tart e também uma das participantes do grupo da Missão Digitalks este ano.

A importância dos dados no sucesso de uma empresa

Um dos destaques dessa edição do evento foi a palestra de Vazil Azarov, o fundador e idealizador da conferência que falou sobre Data-Driven Design, que consiste na utilização de dados e estatísticas para auxiliar na criação do layout das peças publicitárias. Além de ressaltar a importância da coleta e análise de dados para melhorar métricas e encontrar soluções diferenciadas, Azarov propôs uma discussão sobre a união do marketing com o design e como esses dois profissionais podem trabalhar juntos para conseguir resultados mais efetivos.

De acordo com Azarov, 67% dos marqueteiros afirmam não ter dados suficientes para fazer seu trabalho com mais precisão, evidenciando o fato de que as empresas devem investir mais na coleta de informação e entender como utilizá-la.

Mas o que o design tem haver com isso? Segundo o especialista, não é somente os profissionais de marketing que precisam ter acesso e saber analisar dados para criar campanhas que tenham um bom impacto com os clientes. Os designers que atuam em conjunto com os marqueteiros na elaboração das peças visuais, também necessitam ter acesso aos dados, para a partir deles pensar em um melhor layout que favoreça experiência do consumidor e ao mesmo tempo atraia a sua atenção.

Durante sua palestra, Azarov mencionou uma frase dita por Oli Gardner que é Marketing & Conversion Optimization Expert:

“Decisões de design precisam ser orientadas por dados e não por tendências.”

 

A principal reflexão aqui é que, nem sempre, seguir as tendências do mercado é a opção que vai te trazer mais sucesso. É importante lembrar que a inovação e o pioneirismo nos negócios são fatores essenciais que destacam uma empresa da concorrência.

 

Marqueteiros e Designers precisam trabalhar em equipe

Azarov apresentou uma pesquisa que entrevistou mais de 800 profissionais que atuam nos times de marketing, entre eles marqueteiros e designers. O estudo constatou que 45% dos designers consideram trabalhar com os profissionais de marketing frustrante. Os designers que responderam a pesquisa disseram que os marqueteiros se preocupam muito com a aparência e com o tamanho dos logos.

Crédito: Vazil Azarov

 

Em contra-partida, segundo o estudo, 98% dos profissionais de marketing são responsáveis por dar feedback aos designers e 87% dos marqueteiros acredita que está qualificado para isso.

De acordo com Azarov, uma maneira de quebrar as barreiras entre essa dupla de profissionais e desenvolver campanhas cada vez mais eficientes é utilizar o Data-Driven Design. O especialista elencou alguns dos pontos que fazem parte dessa técnica.

Crédito: Vazil Azarov

 

Ainda sobre a questão de elaborar um layout mais eficaz e otimizado, uma dica mencionada por Azarov durante sua apresentação, foi que as empresas deveriam utilizar mais as ferramentas de análise de páginas para medir a efetividade da suas landing pages. O especialista citou a frase de Rand Fishkin, fundador da startup Moz e escritor de alguns livros sobre SEO:

“Eu nunca vi uma ferramenta de análise de página que focasse em conversões otimizadas. Eu não tenho dúvidas de que muitos websites podem melhorar apenas utilizando os conselhos dessas ferramentas”, afirmou Ranf Fishkin, fundador da Moz.

 

O fundador da Growth Marketing Conference ainda explicou que, tanto para coletar dados como para apurar os resultados e sugerir novas ideias, os profissionais de marketing e design precisam trabalhar como uma equipe. Azarov ainda ressaltou que a diversidade de opiniões e observações é a chave para desenvolver a empatia dos clientes pelo seu site ou sua campanha.

No final de sua palestra, o especialista deu mais algumas recomendações sobre a aplicação do Data-Driven Design.

  • Use micro-métricas ao invés de taxa de conversão. Micro-métricas medem o impacto das suas decisões de design no comportamento da página. Para Vazil, esse tipo de medição muda a maneira como analisamos a performance de uma página, permitindo uma exploração mais profunda das nuances do comportamento da página.
  • Conceba experiências que resolvam observações baseadas em micro-métricas. Isso aumenta o foco da inovação na exploração de projetos.
  • Arme seu time com soluções baseadas em evidências para acelerar a tomada de decisões e manter a paz entre os colaboradores da empresa.

 

Você atua na área de Marketing e Digital e tem interesse em visitar empresas do Vale do Silício, principal pólo de inovação do mundo? 

Saiba como estar no próximo grupo selecionado pela Missão Digitalks AQUI.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

 

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