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Melhores práticas para iniciar uma nova campanha de descoberta

Por *Yaniv Nava


Como profissionais de marketing de desempenho, nossa tarefa mais desafiadora é garantir que nossos ativos de marketing se destaquem. Todos os dias, há uma enorme quantidade de novas mensagens lançadas no universo online. E então, há o desafio de se certificar de que sua mensagem não só se destaca, mas também atinja a audiência mais relevante.

Promover o seu negócio via plataforma de descoberta é uma oportunidade de crescer e atingir novos consumidores que podem engajar e responder às mensagens da sua marca ou do seu negócio.

O mecanismo de recomendação da Outbrain, por exemplo, aparece em 80% dos sites de veículos premium. Isso significa não apenas alta visibilidade e credibilidade, mas também a possibilidade de aproveitar o banco de dados, construído ao longo do dez anos de operação da empresa, que reúne informações acerca dos interesses dos mais de 500 milhões de usuários únicos e anônimos – permitindo encontrar padrões não lineares entre interesse e ação para então oferecer a recomendação mais eficiente, de forma personalizada, para cada usuário.

Ao iniciar sua jornada no mundo da descoberta, é preciso utilizar as melhores práticas para que sua campanha tenha destaque e sucesso dentro das plataformas de recomendação e descoberta.  Veja algumas dicas da Outbrain para colocar a sua campanha um passo mais perto do sucesso.

1 – Defina metas claras para sua campanha

Você pode ter uma ótima ideia para uma campanha de descoberta, mas você definiu metas? É importante estabelecer os objetivos da sua campanha na fase inicial. Quer seja para gerar leads, vender produtos, downloads de aplicativos ou gerar conhecimento de marca, o KPI precisa ser claro e mensurável. Ao estabelecer metas específicas, mensuráveis, claras e com limite de tempo, você saberá exatamente o que está trabalhando. É sempre uma boa ideia associar os objetivos da sua campanha aos seus objetivos de negócios. Certifique-se de que você está implementando o pixel de múltiplas conversões da Outbrain para medir seu sucesso.

2 – Pense nos seus ativos de marketing que melhor se encaixam nesses objetivos

Ao escolher seus recursos, não se conforme apenas com o tráfego. Gerar ações específicas para seu público-alvo deve ser o seu foco. E lembre-se, sua mensagem está chegando à sua audiência em um momento de descoberta. Como qualquer outro usuário da internet, eles provavelmente terão pouca paciência. Seja curto e conciso e chegue ao ponto rapidamente.

Aqui estão algumas boas dicas:

  • Certifique-se de que a página de destino tenha uma mensagem que promova uma ação
  • Headline, subheadline, imagens e design devem representar a mensagem da página
  • Garanta que a chamada promova claramente a ação desejada (certifique-se de colocá-la em uma seção diferente da sua página de destino)

 

3 – Headlines e imagens: a chave para CTR

Se você não conseguir que seu público-alvo clique em seus anúncios, todos os esforços que você investiu na etapa um e dois foram à toa. Certifique-se de mencionar a sua audiência em sua manchete e lembre-se: imagens em close funcionam melhor do que imagens vagas. Neste infográfico estão algumas das melhores práticas para headlines e imagens.

 

4 – Segmente a audiência

Você tem seus objetivos, recursos de marketing e CTRs – agora é hora de pensar em segmentar seu público. Ter a audiência certa com a mensagem certa, no lugar certo e no momento certo, é uma grande parte de todas as campanhas de marketing bem sucedidas. E a descoberta não é diferente.

Os métodos avançados de segmentação da Outbrain permitem que você configure todos esses fatores. Pense por meio de qual dispositivo você deseja conhecer o seu público e onde.Certifique-se que você tenha os recursos de marketing corretos que atendam ao mindset da audiência. Aqui você pode verificar alguns bons exemplos de como outros anunciantes estão usando os recursos de segmentação avançada da Outbrain para ter sucesso.

 

5 – Estruture a campanha

Você provavelmente tem sua preferência de como estruturar sua campanha. No entanto, cada plataforma de marketing tem sua própria estrutura de campanha. Aqui estão algumas das melhores práticas que a Outbrain aprendeu com o gerenciamento de suas próprias campanhas de descoberta.

  • Separar campanhas móveis e de desktop. Existem dois motivos principais para fazer isso: CPCs e experiências de usuário diferentes.
  • Comece sua campanha com pelo menos 10 variações de título e imagens. Você vai querer ver quais anúncios performam melhor e, para fazer isso, você deve fornecer ao nosso algoritmo alguns materiais para trabalhar e testar.
  • Considere seus lances. Pessoalmente, eu prefiro começar alto. Dessa forma, estou me certificando de que minha campanha comece a ter entregas em seus estágios iniciais, obtenha alto volume de impressões e que eu possa otimizar de acordo com os resultados.

 

6 – Não se esqueça de implementar o pixel!

Por fim, uma última coisa. Mesmo que sua campanha ainda não esteja pronta, é sempre uma boa ideia abrir uma conta, copiar o pixel da Outbrain e implementá-lo em suas plataformas digitais proprietárias. Dessa forma, você poderá começar a adquirir audiência para suas listas e customizá-la nos seus primeiros dias com Outbrain Amplify.

 

 

 

Conclusão

Agora você está pronto para começar a sua nova campanha de descoberta. Lembre-se que, nos primeiros dias da sua campanha, você precisará otimizar o CTR.

Uma vez que sua campanha for executada por algumas semanas e você já tiver uma quantidade suficiente de dados, pode começar a otimizar suas conversões. Para obter mais dicas, veja esta postagem do blog da Outbrain para saber como diminuir o seu próprio custo Amplify por aquisição.

Essas melhores práticas vão o ajudar com suas campanhas de descoberta. Mas não se esqueça – é importante não tomar decisões muito cedo depois de começar. Recomenda-se executar uma campanha de descoberta por pelo menos 30 dias para aproveitar o máximo da ferramenta.

 

* Yaniv Nava é PPC Campaign Manager da Outbrain.

 

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