Segunda-feira, 01 de maio de 2017
Não é difícil prever que qualquer empresário fique interessado em um serviço que garanta, com números e exemplos concretos de concorrentes, que um valor investido retornará com um ganho médio de 275%. Por isso, o Inbound Marketing, responsável por esses números animadores, é a estratégia de marketing predileta de 82% das empresas brasileiras que investem em marketing. Mas um detalhe separa o empreendedor do dinheiro no bolso: a pressa.
Fabiano Alves, Chief Marketing Officer da Trespix Marketing Digital, agência especialista em projetos de Inbound Marketing, explica o problema: “Inbound Marketing é uma maratona, não uma corrida curta. Muito também pelo cenário econômico atual, alguns clientes querem resultados a toque de caixa, mas nessa estratégia, assim como na maratona, o ritmo precisa ser constante e intenso, para um atleta chegar até o fim da prova. E a mesma coisa ocorre aqui, já que a metodologia é bastante completa e abrange todos os pontos do marketing digital.”
O estudo Estudo de Inbound 2016, produzido pela Hubspot com empresas de toda a América Latina, revelou que para quase triplicar o seu investimento a estratégia deve ser aplicada por pelo menos sete meses.
Também conhecido como “marketing de atração” ou “novo marketing”, o Inbound Marketing mira um público-alvo específico, ao falar com pessoas que já estão interessadas nos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, em vez de realizar ações para um público bem mais geral, como a publicidade convencional. Esse tipo de trabalho é focado na produção e compartilhamento de conteúdo relevante, com o intuito de criar um relacionamento com o potencial cliente e gerar engajamento com a marca. Isso pode ser feito a partir de inúmeras maneiras, como blogs, redes sociais, e-books, e-mail e vídeo marketing, SEO e várias outras técnicas geralmente aplicadas simultaneamente. Ou seja: se aquela empresa de repente ficou simpática, divertida ou interessante no Facebook, muito provavelmente a estratégia de Inbound Marketing começou.
O custo de aplicação de um projeto completo é baixo, mas pode ir até onde o fôlego da empresa aguentar, já que o resultado é equivalente ao investimento. “Em média, o custo de um projeto de Inbound Marketing é 62% menor quando comparado com o marketing tradicional (outbound marketing)”, explica Danilo Colombo, Chief Business Officer da Trespix, que reforça que mesmo com o tempo de maturação das técnicas, os resultados aparecem imediatamente, mas só atingem o pico de retorno após o segundo semestre.
O Inbound Marketing usa como base raciocínios simples para otimizar os recursos em busca de resultados. Com um post de blog, por exemplo, a marca consegue 97% de linkagens de outros sites, o que melhora sua reputação nos buscadores, como o Google, e enquanto ajuda a diminuir o custo com links patrocinados, ainda coloca a empresa em uma posição de expert no mercado. “Essas ferramentas, depois que estão em pleno funcionamento, viram a principal força de apoio para a equipe comercial, quando não são totalmente responsáveis pelas vendas. Vale muito a pena ter paciência”, finaliza Douglas Iga, Chief Technology Officer da Trespix.
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