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5 benefícios do marketing de conteúdo para PMEs

O marketing de conteúdo é uma estratégia do inbound marketing, e é considerado o novo marketing. Com ele é possível não somente atingir o cliente mas educá-lo para que saiba quais são os seus problemas e como a marca ou produto da sua empresa podem ajudá-lo.

Pesquisas mostram que 90% dos consumidores usam a internet para pesquisar informações sobre a marca, produto ou serviço antes de concluírem a compra, seja em lojas virtuais ou físicas.

Se eles pesquisam na internet, então é necessário que as empresas, incluindo PMEs, tenham uma presença online que passe confiança e que principalmente responda às dúvidas e questionamentos dos clientes através de conteúdos de qualidade.

Ao adotar a estratégia de marketing de conteúdo, é possível obter diversos benefícios, tanto para o cliente quanto para a empresa.

 

1. Menor custo de investimento

Pode parecer estranho mas o marketing de conteúdo possibilita a PMEs trabalharem com um investimento menor em campanhas de marketing e ainda sim obterem excelentes resultados.

Os canais mais utilizados hoje para colocar campanhas de marketing digital são Google Adwords, Facebook Ads, Instagram Ads, sem falar em blog e páginas no Facebook e Instagram, que não possuem custo ou tem um custo muito baixo, que é o caso do blog.

Ao investir em campanhas nessa plataformas você pode configurar de modo que esses anúncios sejam exibidos somente para as pessoas que possuem o perfil das personas que você construir – após muita pesquisa – para sua estratégia. Com isso você não precisa investir alto para alcançar as pessoas certas.

2. Leads qualificados

Os leads são uma das peças mais importantes na estratégia de marketing de conteúdo, pois eles são a engrenagem que farão toda a estratégia acontecer fora do papel.

Comprar uma lista de e-mails de alguém que já tem um negócio no mesmo segmento não é garantia de resultados certos, muito menos de que esses leads são qualificados para o seu negócio, e que possuem o perfil das personas definidas para a estratégia.

Quando você constrói sua própria base de leads, através dos conteúdos que produziu e publicou dentro da estratégia traçada, é certo que esses leads são qualificados e que te deram permissão para conversar com eles.

3. Alto poder de mensuração

Diferente do outbound marketing, onde era muito complicado fazer a mensuração e definir KPIs, com o marketing de conteúdo ganha-se um alto poder de mensuração.

Eu vejo a mensuração de resultados como o maior benefício do inbound marketing, principalmente quando usa-se uma estratégia de marketing de conteúdo.

Você pode mensurar resultados a partir de diversas métricas, com KPIs que foram definidos na estratégia e então encontrar os pontos fortes e fracos da campanha, podendo assim corrigir os erros e melhorar o que já está funcionando bem.

4. Respostas para dúvidas e solução de problemas

Ao usar o marketing de conteúdo você estará produzindo respostas para as dúvidas e soluções para os problemas dos seus prospects e até mesmo clientes.

Como as bases do marketing de conteúdo estão em educar o prospect, fazer com que ele saiba o problema que possui e principalmente que você tem a solução para esse problema, a resposta para as dúvidas e solução de problemas é um benefício de mão dupla, onde todos saem ganhando.

5. Leads como engrenagem na estratégia de marketing

Quando as empresas têm leads qualificados como consequência de bons conteúdos, esses mesmos leads tornam-se parte da estratégia de marketing, se integrando como uma das engrenagens que farão a sua campanha avançar e gerar resultados.

Um lead é conquistado quando o conteúdo produzido atendeu às expectativas e necessidades dele, e então ele já começa a confiar no que a empresa diz e como consequência, passa a compartilhar essas informações, gerando assim um engajamento.

A partir do momento em que os leads começam a divulgar o conteúdo por livre e espontânea vontade, já está havendo economia nos investimentos financeiros para campanhas e a empresa passa a ganhar mais credibilidade, pois nada melhor do que os clientes divulgando para mostrar que realmente a marca ou produto entregam o que
prometem.

Quanto mais conteúdo for gerado pensando nas personas e na estratégia montada maiores e melhores serão os resultados ao longo do tempo. PMEs podem e devem utilizar o marketing de conteúdo como uma estratégia para se firmarem no mercado e principalmente aumentar a presença online e as vendas.

Se você tem uma PME não pense que vai precisar gastar muito dinheiro em campanhas, pois se construir a estratégia correta vai conseguir obter grandes resultados com um investimento bem menor do que se fosse com uma estratégia de marketing tradicional, em outdoors, revistas, jornais, TV e outros canais.

Comece a investir o quanto antes em marketing de conteúdo e veja como o posicionamento da sua empresa vai mudar, como as pessoas passarão a olhar pra ela e como os resultados irão melhorar.

Jonathan Lamim

é empreendedor digital, ex-programador (decidiu abandonar a carreira após 12 anos), especialista em marketing de conteúdo e agora atua exclusivamente com Marketing Digital, em projetos de Marketing de Conteúdo, produção de conteúdo para internet, além de escrever e-books e criar cursos ligados ao marketing digital de um modo geral.

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