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[Expo Digitalks] Quais são os dados relevantes para uma campanha de Marketing Digital?

Ariane Maia, especialista em BI para negócios, esclarece como os dados devem ser analisados para tornar a campanha de Marketing Digital mais efetiva

 

*Por Thais Lemes

 

Imagem. de três telas de computadores com fotos de gráficos. Na frente de cada tela três mãos de pessoas. Duas apontam para a tela e a mão que está no meio e segurando uma lupa.

Os números fazem parte do nosso dia a dia, seja na tomada de decisões e, até mesmo, nos momentos de lazer. Se eles estão tão presentes em nosso cotidiano, por que não conseguimos acompanhar as métricas de uma campanha de Marketing Digital? Foi esse o assunto abordado por Ariane Maia, Diretora Executiva da A² Business Intelligence, durante sua palestra do Expo Digitalks 2018.

Segundo Ariane, o que acontece é que, no dia a dia, utilizamos os números com naturalidade. Nossa necessidade de controlar e entender tudo, dentro de uma campanha de Marketing, faz com que o foco não esteja nos dados que realmente importam.

“Os dados que realmente importam são aqueles que te ajudam a tomar decisões”, explicou a palestrante.

Visualizar os dados corretos pode fazer toda a diferença durante uma campanha de Marketing Digital. Mas é preciso ter em mente que não existe uma ferramenta completa. Todos os dias surgem novos aplicativos que prometem facilitar a vida do profissional que trabalha com marketing. As possibilidades são infinitas, mas para conhecer o caminho é preciso saber onde se quer chegar.

“Se vocês querem realmente organizar uma campanha de marketing, é preciso pensar com a cabeça de quem pensa dados e pensar dados é simplificar a vida”, ressaltou Ariane.

 

A Diretora Executiva ainda focou em duas principais dicas para começar a pensar nas métricas de forma mais efetiva, a fim de alcançar os melhores resultados:

Para escolher métricas é preciso ter objetivos

Não adianta colocar a culpa em fatores externos se o objetivo não está bem traçado. Só assim será possível medir os dados que realmente importam para o seu negócio. Se não for possível sintetizar as informações de uma forma rápida, não será possível utilizá-las. Para isso, antes de qualquer escolha ou ação é preciso traçar um objetivo.

Qual a melhor ferramenta para medir os resultados?

Não há uma ferramenta que será perfeita ou que esteja pronta para você. No começo é necessário investir tempo em ferramentas simples e capacitação. Um grande salto para começar uma campanha de Marketing é entender que para medir resultados é preciso conhecer suas ferramentas. Por mais simples que seja o recurso escolhido no início, o que importa é que você consiga fazer o melhor uso desse recurso.

 

* Thais Lemes é formada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS MG. Assessora de Comunicação, com ampla experiência na área educacional, atualmente cursa pós-graduação em Marketing Digital, seu atual interesse.

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