Notícias

[Expo Digitalks] Os desafios da Transformação Digital no Marketing

A verdadeira Transformação Digital não está ligada apenas à tecnologia, engloba muitas outros aspectos de marketing e business

 

*Por Bianca Borges 

 

Na última semana, o principal evento de negócios digitais do país, o Expo Digitalks 2018, promoveu uma série de debates sobre a Transformação Digital nas empresas. Tecnologia, dados, experiência, personalização e cultura são alguns dos tópicos que fazem parte desse processo de mudanças e foram comentados pelos especialistas que subiram nos quatro palcos do evento.

 

Tecnologia como aliada da Transformação Digital

Foto. Homem de terno escuro com a mão estendida para frente. Em cima da mão dele o desenho de um globo terrestre e ao redor desse globo saem ramificações , indicando redes de pessoas conectadas. Essa rede é rodeada por tablets, notebooks e celulares. Atrás dessa imagem há o desenho de um mapa mundi. Tudo em tons de azul.

O que ficou claro, desde o início dos debates, é que a tecnologia é uma aliada, mas não é o principal ponto do processo de Transformação Digital. Como comentou Leandro Vieira, CEO da Apiki: “Vocês precisam pensar no tipo de negócio que vocês têm e depois encontrar a tecnologia que é a mais adequada [para otimizar as suas vendas e processos]”.

Patrícia Cotti, Diretora Executiva do IBEVAR (Instituto Brasileiro de Varejo) também tem uma opinião parecida sobre o uso da tecnologia: “Tecnologia não pode ser algo para o consumidor ver, deve ser usada para melhorar a experiência dele”.

 

Personalize a experiência do seu cliente

Sem dúvidatecn, a tecnologia é uma aliada para a Transformação Digital, mas assim como lembrou Rodrigo Marcondes, VP de Marketing Digital da Adobe, as marcas e empresas precisam ficar atentas há mudanças que vão além dessa vertente. Ele deu o exemplo de algumas:

“Nos últimos dois anos a gente produziu mais dados que na história inteira. Daqui a um ano e meio, nós teremos mais gente com celular do que gente com água e luz. [Apesar disso] Interagir com o cliente nunca foi tão difícil porque o volume dessa interação é cada vez maior. E nós estamos cada vez mais exigentes”.

Se por um lado as empresas têm mais acesso ao cliente, por outro chamar a atenção dele tem se tornado mais difícil. Para Marcondes, uma maneira de tentar superar esse desafio é investir “pesado” na personalização.

Experiências são a nova propriedade intelectual. Já faz um tempo que as pessoas compram experiências e não produtos. Então é inconcebível você entrar em um site e esse site não ser personalizado para você”, ressaltou o VP de Marketing Digital da Adobe.

Os dados de uma recente pesquisa da Adobe comprovam o quão essencial é a experiência para o consumidor moderno. Veja abaixo:

Vp da Adobe, de palitó bege e camisa branca segura o microfone. Atrás dele, um telão com informações sobre uma pesquisa feita pela adobe. No slide que está no telão tem a foto de uma mulher e o desenho de um prédio, além de smiles tristes e felizes.
Rodrigo Marcondes, VP de Marketing Digital da Adobe, no palco do Expo Digitalks 2018

 

Além de uma comunicação personalizada e condizente com os interesses do cliente, o relatório da Adobe, apresentado no Expo Digitalks 2018, também mostrou que:

  • 56% dos consumidores buscam sinergia entre os canais on e off
  • 40% dos consumidores esperam experiências personalizadas
  • 84% dos clientes não querem ser tratados como números

Marcondes também citou as iniciativas essenciais para promover melhorias na experiência do seu cliente e consequentemente na transformação da sua empresa:

Homem de palitó bege e camisa branca, segura o microfone . Atrás dele um telão com fotos e dados.

 

A importância do SEO na Transformação Digital

A Transformação Digital é um processo complexo que envolve diversas vertentes do marketing, uma delas é o SEO. Na visão de Alan Spurgeon, Fundador da Headgehog Digital, as empresas que querem, realmente, se transformarem, precisam lembrar que:

“O marketing não tem haver com dizer o que as pessoas devem fazer, mas como podemos atender as pessoas e às necessidades delas. Se você entende as pessoas, consegue impactá-las.

Uma forma bem eficaz de começar a entender o seu cliente, é prestar atenção ao que ele está buscando.

“Os consumidores dizem o que eles querem através das buscas, então você precisa mapear isso para gerar mais conversões. A busca é o único API constante. Vocês devem olhar para as mídias digitais e para a busca como parte integrante da estratégia de marketing”, salientou Felipe Bazon, Diretor de SEO e Content Marketing na Hedgehog Digital.

 

Assim que você entender o que o seu cliente quer, verdadeiramente, você pode começar a investir em conteúdos personalizados para ele. Nesse caso, é interessante integrar o SEO também nas campanhas de mídias digitais e desenvolver maneiras mais otimizadas de se comunicar com esse público.

E falando em integração, para aquelas marcas e empresas que investem em anúncios de TV, é válido ressaltar que esse tipo de propaganda também é uma forma para inspirar as pesquisas dos usuários no ambiente online. Então, se a sua empresa ou marca anunciou um produto ou serviço na televisão, as chances do cliente buscar mais informações desse item online são imensas. Por isso, é importante sempre mapear a intenção de compra dos usuários.

 

Transformação do Mindset

Imagem de dois rostos de pessoas frente a frente. Os rostos são estilizados e preenchidos com engrenagens ao invés de pele, olhos, boca e etc. A cor azul predomina. O rosto do lado esquerdo tem engrenagens laranjas mais p´roximas a área do cérebro, o do lado direito tem engrenagens vermelhas.

No final dos debates, também se falou sobre a mudança cultural que precisa acontecer dentro das empresas que anseiam pela Transformação Digital.

Por que as nossas empresas continuam funcionando das 8 e 5 da tarde se o mundo não pára?” Indagou Paulo Kendzerski, Presidente do Instituto de Transformação Digital. “As marcas se fazem presentes no Digital, mas pensam e atuam de forma analógica”, completou.

Para uma organização, não basta estar presente no ambiente digital, é preciso reformular processos internos, desenvolver novas maneiras de lidar com seus clientes e também com seus funcionários.

De acordo com Carol Giordani, Consultora especializada em Varejo, times multiculturais e pessoas que pensem diferente são essenciais para o processo de Transformação Digital.

A Transformação Digital é um processo desafiador que pede que as empresas e marcas, além da tecnologia, conheçam e compreendam cada vez mais seus clientes e modiquem processos internos e a forma como se organizam internamente.

Será que a sua empresa está, realmente, observando todos esses aspectos?

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE