Quarta-feira, 04 de setembro de 2019
No auditório Executive do primeiro dia do Expo Fórum Digitalks 2019, principal evento de negócios digitais do Brasil, a Field Marketing & Business Development Director na Magento, Núbia Mota, foi a mediadora de um painel de debate com clima de bate papo entre amigas executivas. Entre as convidadas presentes estavam Ana Maia, Head of Business Development na Tradesquash, Andreia Losinno, Gerente de E-commerce na Espaço Laser, e Lívia Soares, Sales Director na Emailage.
As principais discussões foram sobre varejo, conteúdo, fraude e cuidado com seus dados. As executivas deixaram ainda diversas dicas e lições baseadas em suas experiências pessoais que podem ajudar profissionais no ramo da tecnologia.
Ao assumir o desafio de gerenciar um e-commerce de serviço, algo muito diferente e ainda pouco explorado no país, Andreia Losinno, da Espaço Laser, falou sobre os cuidados necessários para garantir que tudo ocorra de uma maneira harmoniosa. “Tem muita gente envolvida, muita tecnologia em volta e muitos parceiros bacanas fazendo parte do processo. É preciso trazer o e-commerce de uma forma que não conflite com a venda na loja e que não haja nenhum tipo de troca, já que essa não é a intenção. A intenção é ser uma ferramenta que agregue vendas e traga novos clientes para a companhia”.
Para Ana Maia, seu maior desafio na Tradesquash é mudar o mindset das empresas de que as informações precisam ser unificadas para que se comuniquem com os varejos de forma assertiva.
“Hoje no mercado existe um gap de 1 milhão de produtos para 1 trilhão de informações sobre o mesmo produto. Nosso desafio é fazer uma varredura de todos os produtos, de todos os segmentos e fomentar em vendas, transformando isso em um conteúdo muito assertivo para que o cliente compre de forma satisfatória. Temos o papel de desmistificar o papel do conteúdo, levando em consideração que 35% dos consumidores efetuam a compra justamente por causa do conteúdo”, afirmou Ana Maia.
Já Lívia Soares contou um pouco sobre a Emailage, empresa de prevenção a fraude, onde o principal papel é trazer para o estabelecimento uma assertividade do perfil da pessoa através do endereço de e-mail.
“O grande desafio é trabalhar com os dados a nosso favor para garantir a segurança e assertividade na decisão do estabelecimento final. Dependendo da solução que você utiliza e da capacidade de autenticar seu cliente, é possível eliminar os falso-positivos, aqueles clusters negados por terem um comportamento parecido com fraudador que na verdade são clientes bons”.
Ela ainda destacou a importância de se conhecer o cliente por trás da tela, uma vez que isso facilita a empresa a vender, produzir conteúdo e prevenir a fraude efetivamente.
Ao chegar nas considerações finais, as convidadas deixaram diversas reflexões sobre momentos onde aprenderam com seus erros e tiveram orgulho do trabalho que já fizeram em um mercado ainda dominado por homens, agindo de forma a contribuir para a carreira delas dentro do ramo da tecnologia.
“Percebi que se desafiar é extremamente importante e aceitar desafios que te tiram da sua zona de conforto te fazem ser uma profissional realmente melhor. Você ter coragem de mudar é muito agregador. Não tenham medo de errar, tenham medo de deixar de aprender”, aconselhou Núbia Mota.
Ela também destacou a importância de fazer as perguntas certas, uma vez que, por vezes, “muito mais importante do que ter a resposta certa, é saber fazer a pergunta certa”. “Pergunte: quais são as 3 primeiras coisas que preciso fazer nesse desafio? Quais são as 3 coisas que não preciso olhar nos próximos 6 meses? Em um mercado onde precisamos nos provar o tempo todo, a informação é muito rica”, completou.
Para Lívia Soares, foi muito importante perceber que o mundo pode ser muito maior do que a empresa onde trabalha, e que é possível abraçar desafios colocando-se como prioridade em respeito à sua saúde e vontades profissionais e pessoais. “Nenhum ser humano tem a capacidade de fazer o trabalho de 5 pessoas sozinho. Alguns ‘nãos’ que a gente dá também trazem muitas felicidades para a gente, por isso, não tenham medo de olhar para trás e ver o que vocês erraram”.
Ana Maia e Andreia Losinno argumentaram que mesmo que você não tenha uma grande bagagem dentro da área em que atua isso não significa que seja impossível crescer dentro dela. É necessário fazer movimentações e questionamentos, estudar bastante, alinhar expectativas sobre a vaga e colocar um planejamento dentro de suas metas.
“Pense sobre onde você pode chegar dentro da empresa e o que fará para chegar lá, colocando limitações que respeitam sua saúde física e mental. Acima de tudo, acredite em si mesma – principalmente por ser a única mulher dentro da sala de reunião”, ficou como reflexão colocada pelas executivas.
*Carolina Picasso é uma aluna de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Libero apaixonada pelo poder das palavras. Tem experiência na área Social Media e atualmente gerencia o Marketing e comunicação na Subway Vila Romana.
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