Notícias

[DigitalksPT] 5 breves insights sobre vendas, atendimento e negócios digitais

Dicas foram dadas durante palestra do CEO da Swonkie, João Cortinhas, no Expo Fórum Digitalks Lisboa 2019

 

Redação: Renata Ferraz

Edição: Gabriela Manzini

 

João Cortinhas, CEO da Swonkie, explicou que o Customer success é o novo Rei das estratégias de marketing das empresas

 

O conteúdo precisa de um novo paradigma. Não sobre produto, mas sobre pessoas, como impactá-las. Claro que precisamos de bons produtos com boa intenção ao cliente, mas negligenciamos muitas vezes o tratamento ao consumidor: como cuidamos e nos comunicamos com nossos clientes. Este suporte ao consumidor foi o tema central que direcionou a palestra de João Cortinhas, CEO da Swonkie, no último EXPO Fórum Digitalks Lisboa 2019, ocorrido no final de março.

 

Funil de Vendas

O começo: esqueça o funil, ciclo ou quadrado de conversão, há que se pensar na conversão em si e como tratar cada um dos players: “o caminho para crescermos no nosso negócio”.

 

Hunting vs Farming

O foco do negócio pode estar no crescimento, mas valorizar o que existe em casa é desenvolvimento.

“O investidor pergunta qtos clientes estão sendo adquiridos, não retidos. Para mim essa reputacao é intangível. O peso de um cliente que diz mal do nosso produto, é muito maior. A verdade é que ninguém quer cavar a terra. Mas eu aprendi que podemos ser os dois. E proporcionar uma boa experiencia ao cliente, me faz ser caçador e agricultor ao mesmo tempo”, afirmou Cortinhas. 

 

Feedback do cliente

O digital aproxima, mas a comunicação não precisa se resumir a plataformas. É válido colher feedback com clientes por telefone, por exemplo, quando for preciso.

Ter pessoas que recebam esse feedback na língua nativa e em tempo real também podem ser diferencias.
O valor não está só na parte do produto. Mas sim no serviço prestado. Automatizar os processos é importante mas criar relações com pessoas é fundamental!

E vale destacar que feedback é diferente de “spamar” o seu cliente, salientou Cortinhas.

 

Customer satisfaction Rating

Clientes chegam por recomendações de outras pessoas. Queremos angariar clientes em vendas, mas a venda fica fechada até o momento em que cliente estiver satisfeito. Assim, medir a satisfação do seu cliente, ter ferramentas e metodologias para retenção de clientes se torna um diferencial de mercado.

“No dia a dia, cada venda é motivada, faz com que estão a achar que desenvolvem algo que faz a diferença para os clientes”, salientou o CEO da Swonkie.

 

Customer success é o novo Rei

Pequenas regras compartilhadas para atingir o sucesso com o cliente:

1. Entender as necessidades dos seus consumidores;
2. Melhorar o processo onboarding;
3. Definir, monitorar e repórter dentro dos KPI’S definidos para os clientes;
4. Investir em relacionamento com o consumidor;
5. Comunicação consistente;
6. Capturar, segmentar e compartilhar a voz do consumidor.

“Se eu cuidar dos meus clientes como cuido da minha família, só trará bons frutos e sucesso para meu negócio”, finalizou Cortinhas.

 

>> O próximo EXPO Digitalks ocorre em São Paulo, em 28 e 29 de agosto de 2019. Garanta seu lugar no principal evento de negócios digitais do Brasil!

Comentários

PUBLICIDADE