Artigos

Como fazer as escolhas certas neste mercado em plena transformação digital

Confira por que falar sobre carreira neste mundo cheio de transformações e velocidade não é tarefa fácil

 

Imagem: mão masculina segurando um smartphone do qual saem todos os app em holograma.

Em algum momento da sua vida, você passará por alguma questão a ser resolvida, relacionada a escolhas profissionais. Desde que o mundo é mundo, mudanças acontecem e referências para fazer escolhas mudam, por exemplo, escolher uma carreira por influência da família ou acompanhar quais eram as profissões que pagavam o salário mais atraente no próximo ano. Contudo, o mundo caminha pela transformação digital e isso tem muito mais a ver com mudança de mindset do que uma maleta de ferramentas e processos. Aliás, você já deve estar careca de ouvir esse termo “transformação digital”, “mundo em transformação”. Mas e agora?

 

Saiba como fazer escolhas certas no mundo V.U.C.A

Na década de 90, o termo V.U.C.A (acrônimo em inglês que traduz a forma como o mundo era visto após a guerra fria: volátil, incerto, complexo e ambíguo). Agora, com a velocidade e tamanho das transformações que isso causa na forma com que as pessoas consomem, se relacionam, transitam pela jornada profissional, participam de processos de seleção e tantas outras modificações, faz com que os nossos olhares estejam voltados muito mais para o comportamental das pessoas, do que para processos e tecnologias. Ao menos, deveria ser, afinal, como comentei anteriormente, utilizar a tecnologia “junto” e com poder transformador e criar, tem muito mais a ver com o “olhar para dentro” do que “olhar só para fora”.

O mundo volátil, necessita de pessoas que tomam à frente das situações e ajam constantemente como protagonistas. Um mundo incerto, deve te fazer refletir, que ter certezas irrevogáveis lhe impedirão a ter um novo mindset. A complexidade desse momento, pede clareza de pensamentos e ações para que conquiste o poder de ação, ao invés de somente pedir que os outros façam. Mundo ambíguo mostra que existem novas formas de ver as coisas. E veja, só: não é só o mundo externo, mas o mundo interno. E é justamente aqui que mora a sua capacidade de fazer escolhas. Estas, são baseadas em autoconhecimento e na sua capacidade de auto-gestão de vida & carreira.

Aproveite para conferir também boas práticas para avançar e em sua carreira profissional.

 

Quanto mais digital o mundo se torna, mais atenção precisamos dar às novas necessidades e comportamentos que o mercado pede

O mundo digital busca por pessoas conscientes dos processos de mudanças, dos novos comportamentos, do poder de decisão e capacidade de fazer novas escolhas. Muitas vezes, buscamos “fora” as alternativas para “bombar” a sua carreira no digital e sim, para isso, temos alguns métodos. Conectar-se com a sua capacidade de execução e resultados gerados na carreira, assim como as novas demandas por profissionais que conhecem ferramentas digitais, são pontos importantes sim, mas fazer escolhas requer muito mais do que isso.

Este é um mundo cheio de desafios e somente uma mudança de mindset, mostrará como os novos profissionais deverão estar preparados para fazer escolhas a partir de referências estratégicas e conectadas, tanto com as necessidades do mercado, como da sua capacidade de fazer escolhas com propósito.

Andrea Tedesco

é Head da Mentoria de Carreira da Digital House Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE