Notícias

[Expo Digitalks] A transformação digital no setor de turismo

Painel de debate do Expo Fórum Digitalks 2019 fomentou a discussão de como inserir a transformação digital nas empresas do setor de turismo

 

Por Isabela Goes*

Atualmente a América Latina corresponde a 5% do mercado de turismo mundial, no qual, de 2016 para cá, ocorreu o aumento da participação do turismo online. Esse movimento proporcionou o surgimento de metabuscadores, ferramenta que auxilia e facilita a jornada do viajante online. Os dados são da pesquisa da Kayak, apresentada pelo Country Manager da marca, Eduardo Fleury, durante painel no Expo Fórum Digitalks 2019, que aconteceu nos dias 28 e 29 de agosto, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

 

Slide que fez parte da apresentação do case.

 

Tendo como condutor do bate-papo o profissional de marketing e fundador da Intrip, Fábio Lima, a conversa com profissionais de marketing do setor de turismo mostrou como a tecnologia afetou o segmento e falou sobre o impacto em toda a jornada de compra do cliente, desde o processo de pesquisa por locais de viagens e passagens aéreas até a escolha de um hotel e roteiro.

 

Como inserir a transformação digital nas empresas do setor de turismo?

Renata Maluf, E-commerce e Digital Marketing Manager da Gol, contou sobre as inovações feitas pela empresa para a sua adaptação no meio digital. Para facilitar os processos de compra, foi criada a Gol Labs, uma startup que veio com o propósito de se autofinanciar, ela trás a agilidade que o mercado precisa e faz com que ele tenha um giro maior.

A gerente de Marketing Digital e E-commerce da Accor, Lilian Faria, apontou o quanto mudou esse seguimento da experiência de hospedagem e como os hotéis procuram por diferenciais para se tornarem a escolha do viajante. Lilian vê a tecnologia como um fator importante, porém o foco está na ligação humana, em como agregar a tecnologia ao lado humano sendo ela um elemento complementar e facilitador para tomadas de decisões.

Portanto, a tecnologia deu ao turismo maiores opções e facilidade de inovar em seus roteiros de viagem e destinos, o que exigiu das empresas uma auto reinvenção para se adaptar a esses novos meios, alterando também o seu mindset. Este é um processo que faz parte da transformação digital no turismo, muitas vezes com altos investimentos e trabalhoso, porém revolucionário.

*Isabela Góes tem 20 anos, é aluna de Publicidade e Propaganda na Faculdade Cásper Líbero e é apaixonada pelo poder da comunicação e como ela impacta a sociedade.

Comentários

PUBLICIDADE