Notícias

[DES 2019] O verdadeiro desafio de integrar a experiência online e offline

Alberto Córdoba, S­ócio-diretor da Lukkap Customer Experience, revela que empresas ao unir, na mesma estratégia, a parte digital e física da publicidade tem uma melhor rentabilidade nos negócios

 

Por Marcio Manzano
Edição: Bianca Borges*

As experiências on e offline estão cada vez mais conectadas e são vistas como mídias complementares pelos consumidores. Porém, grande parte das empresas ainda faz uma separação desses dois canais, e existe uma dificuldade muito grande em adaptar as estratégias das duas mídias de acordo com as necessidades do cliente.

Alberto Córdoba, S­ócio-diretor da Lukkap Customer Experience e especialista em implementação de estratégias de marketing para empresas, falou sobre esse desafio de fusão nas ações criadas para a parte física e digital durante sua palestra no DES Madrid 2019.

O palestrante, logo no início, nos remeteu a uma reflexão: nós nos sentimos hoje mais digitais ou físicos, em termos de conectividade e relacionamento?

O objetivo da apresentação de Córdoba foi a de nos mostrar que, mesmo nos sentindo muito mais digitais em questão de conectividade, as empresas não conseguem, não podem e não devem fomentar suas estratégias sem a parte física.

Foto: Grupo de pessoas assistindo uma palestra em frente à um palco com telão.
Palestra que aconteceu no palco da DES 2019.

 

O S­ócio-diretor da Lukkap Customer Experience apresentou diversos cases de empresas que unem, na mesma estratégia, a parte digital e física da publicidade e têm uma melhor rentabilidade nos negócios. Um dos fatores mais importantes é a presença de produtos num lugar físico, onde os clientes possam ver, tocar ou experimentar os produtos.

No final da apresentação, Córdoba lembrou novamente à questão do on/off, e nos convenceu de que mesmo no nosso mundo cada vez mais digital, o aumento da rentabilidade de uma estratégia digital para uma empresa deve incluir o relacionamento físico e tudo o que não está online. O on e o off devem trabalhar juntos para termos um sucesso no marketing digital.

Por que não paramos de pensar em diferentes canais e, ao invés disso, começamos a desenvolver uma experiência única para o cliente, levando em consideração o melhor do on e do offline?

 

* Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, Bianca também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

Comentários

PUBLICIDADE