Notícias

Do projeto paralelo à força motriz: o fenômeno OMR

Um bate-papo com Philipp Westermeyer, da OMR, fundador e CEO do maior evento de marketing digital da Europa

 

FOTO: Alexander Wöckener

Os números impressionam sozinhos: 50.000 participantes, 1500 CMOs, 5000 marcas, 400 expositores e 300 alto-falantes. Um evento de marketing digital que foi lançado há oito anos como uma pequena conferência de um dia que atraiu 200 pessoas, agora comanda todo um salão de convenções e atrai pessoas de todo o mundo com palestrantes de nível mundial como Yuval Harari e Gary Vaynerchuk. Mas como isso aconteceu?

No período que antecedeu o OMR Festival deste ano, conversei com o fundador e CEO Philipp Westermeyer para saber mais sobre como ele conseguiu fazer o evento crescer tão rapidamente, e para entender um pouco sobre os rumos que o OMR Festival está tomando. O próprio Philipp é um veterano da indústria e empreendedor em série, anteriormente co-fundador de duas empresas adtech – adyard, adquiridas pela Gruner + Jahr; e Metrigo, adquirido por Zalando.

“No ano passado, o OMR Festival 2018 foi realizado em seis salas durante dois dias. Eu acho que a última contagem da audiência atingiu um pouco mais de 40K. Ficamos satisfeitos com o evento, mas há muito mais a fazer. Ainda não chegamos aonde gostaríamos”. Esse é Philipp Westermeyer.

Ele fala como um empreendedor e CEO, que nunca descansa, olha sempre para o panorama geral do mercado, mas também é realista. Em casa com seu moletom e jeans Adidas: ele é ambicioso, mas humilde. “É incrível que tenhamos chegado até aqui. Eu nunca teria imaginado isso quando começamos. Foi há apenas 3 anos atrás, quando parei de chamar a OMR de meu projeto paralelo”.

O que já foi seu “projeto paralelo” é agora uma mídia de 360º: blog diário, equipe de podcast, relatórios mensais e uma equipe em tempo integral de 60 pessoas. E, claro, o principal produto, o OMR Festival, realizado em Hamburgo, Alemanha cada primavera.

“A gênese inicial da OMR foi criar um espaço para os fundadores e empresários se unirem e se conectarem. Para dar a esses empreendedores um lugar a partir do qual pudessem ser expostos às novas mudanças e tendências, as discutirem e adaptarem seus negócios a elas. Como o Festival ganhou força, percebemos que havia muito potencial inexplorado para a marca. Uma dessas áreas foi uma plataforma durante todo o ano sobre tópicos digitais e de marketing. Muita coisa pode acontecer em um mês, quanto mais um ano, então era importante manter contato e se comunicar com o público durante todo o ano. Para inspirá-los, impactar positivamente seus negócios e desafiá-los também ”.

No OMR 2019, haverá um amplo espaço para inspiração e conexão, já que o 8° OMR Festival comportará 6 Halls, significando mais palestrantes (300), mais expositores (400), seminários (150) e mais espaço do que nunca. Entre os destaque do evento estão os nomes mais quentes do cenário do marketing dos EUA, Bozoma Saint John, CMO na agência de talentos Endeavour, anteriormente com a Uber e a Apple; Andy Puddicombe, co-fundador do aplicativo mindfulness Headspace; e Yuval Harari, um dos maiores historiadores e filósofos do nosso tempo, com best-sellers do New York Times como “Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã e Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”.

“Este ano, alguns dos tópicos focos do evento irão lidar com a mudança do cenário de comércio eletrônico, o efeito da GDPR, o impacto e a desmistificação da IA ​​e novas plataformas como voz. Estou ansioso para fazer mais com o Festival e com a plataforma. A longo prazo, acho que podemos fazer mais, escalar mais – mas não às custas da vibração central. Isso tem que permanecer intacto.

 

>> Para fazer sua inscrição no OMR Festival, acesse este link.

Comentários

PUBLICIDADE