Notícias

[DMEXCO 2018] Economia digital coloca as pessoas no centro das estratégias das empresas

Ponto de encontro dos principais tomadores de decisão da economia digital, marketing e inovação, a DMEXCO 2018, trouxe muito conteúdo relevante para as 41.000 pessoas presentes nos dois dias do evento

 

Foto. Três mulheres sentadas em cadeiras brancas que estão em cima de um palco. Na frente e atrás delas duas arquibancadas totalmente preenchidas com pessoas.

O objetivo central do marketing digital e do comércio eletrônico é manter ou reconquistar a confiança dos usuários em um ambiente tecnológico em rápido desenvolvimento. Esse foi um dos insights que a DMEXCO 2018 trouxe aos mais de 41.000 participantes do evento este ano.

“A era da digitalização é o renascimento do ser humano”, afirmou Pieter Haas, CEO do MediaMarktSaturn Retail Group, no Congresso.

Na DMEXCO 2018, especialistas digitais e tomadores de decisões de marketing discutiram, acima de tudo, os efeitos do progresso tecnológico sobre as pessoas e a relação entre marketing e usuários.

Em conversa aberta com o jornalista e publicitária alemã Tanit Koch, Philipp Schindler, Diretor de Negócios do Google, destacou que a empresa está ciente da sua responsabilidade pelos usuários e pela web: “No ano passado, removemos 3,2 bilhões de anúncios ruins da nossa rede!” disse Schindler. Ao mesmo tempo, ele anunciou que o Google está pensando em abordar os usuários com novas formas de comunicação: “Teremos muitos recursos assistidos, não apenas baseados em voz. Eles serão mais naturais e voltados para a ação”.

O comércio eletrônico também se depara com a tarefa de melhorar ainda mais a experiência do usuário com a ajuda da tecnologia. “A jornada do cliente não é mais linear. As marcas precisam se perguntar como as pessoas compram hoje. Esse é o maior desafio do marketing de comércio eletrônico”, comentou Philip Missler, Diretor Administrativo da Amazon Advertising para a Alemanha, sobre o comportamento e as demandas dos usuários.

 

Apenas aplicações concretas tornam a IA compreensível para as pessoas

As discussões na DMEXCO 2018 não deixaram dúvidas de que a Inteligência Artificial (IA) será uma das mega tendências nos próximos anos e décadas. “Não há dúvida de que vivemos em um mundo com tecnologia de inteligência artificial“, enfatizou Suresh Vittal, Vice-Presidente de Estratégia da Adobe, no DMEXCO Conference Stage.

Sheila Colclasure, Diretora Global de Ética de Dados da Acxiom, acrescentou: “Precisamos decidir como operacionalizaremos a IA para que possamos detectar e prevenir preconceitos“.

Dorothee Bär, Ministra de Estado para Assuntos Digitais, conversou com a especialista em IA, Chris Boos, da Arago, sobre a mudança digital na Alemanha e o fato da Inteligência Artificial ser frequentemente discutida em termos abstratos demais. “Se mostrarmos às pessoas aplicações concretas, elas estarão muito mais dispostas a se envolver com o tópico”, disse a ministra. “Um estudo mostrou: os alemães não gostam de mudanças em si, mas – em comparação com outros países – são mais capazes de lidar com isso“, finalizou.

 

 

Comentários

PUBLICIDADE