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[DMEXCO 2018] Cliente e Cultura: dois pilares importantes para a Transformação Digital

Thimotheus Hottges, CEO da Deutsche Telekon e um dos palestrantes da DMEXCO, deu dicas para as empresas que anseiam pela verdadeira transformação digital

 

*Por Bianca Borges e Flávio Horta

 

A DMEXCO Conference 2018, um dos principais eventos da economia digital global, que este ano acontece nos dias 12 e 13 de setembro, trouxe insights interessantes sobre as mudanças e os desafios que as empresas precisam enfrentar para, enfim, se transformar digitalmente.

Foto. Homem de óculos, calça jeans e blusa de manga comprida preta está de pé em um palco e gesticula com as mãos. Atrás dele uma parece nas cores lilás, branca e vermelha.
Thimotheus Hottges, CEO da Deutsche Telekon e um dos palestrantes da DMEXCO. Crédito da Foto: Horizont

 

Dentro do processo de transformação digital, a tecnologia é apenas um dos pilares. É claro que você precisa investir em recursos e ferramentas tecnológicas que podem trazer benefícios e automatizar processos, mas também é necessário pensar em aprimorar o relacionamento com o cliente e rever o mindset do seu negócio.

 

Invista em um bom relacionamento com o cliente

Thimotheus Hottges, CEO da Deutsche Telekon e um dos palestrantes da DMEXCO, ressaltou em sua apresentação que as empresas precisam aprender a gerenciar mudanças e deu dicas para criar um relacionamento mais verdadeiro com o cliente:

  • Mantenha a consistência na comunicação em todos os seus canais de interação com o consumidor;
  • Evite apenas transmitir o seu conteúdo ou a sua propaganda, comece a se envolver com cliente mais profundamente;
  • Reformule a palavra offline no seu conceito, transforme-a em experiência física;
  • Comece a cocriar com o consumidor;

Hottges também comentou que novas funções deverão ser criadas nas empresas a fim de favorecer e melhorar essa relação entre marcas e clientes. Entre elas estão:

  • Custumer Lifetime Manager;
  • Agile IT Developer;
  • Manager of E2E (Customer Experience)

 

Construa um mindset diferenciado

Além de priorizar o relacionamento com o cliente, para uma transformação digital completa é necessário fazer algumas mudanças no mindset da organização, como, por exemplo, a inclusão da mentalidade de responsabilidade social nas empresas.

“A maioria das apresentações das empresas são sobre cases, produtos e portfólios. As organizações precisam falar sobre propósitos e como estão tratando a sociedade e o planeta. Se as empresas não se preocuparem com o meio ambiente, os consumidores vão parar de comprar delas. Os produtos precisam ser sustentáveis. As empresas precisam pensar com responsabilidade social”, afirmou o CEO da Deutsche Telekon.

Hottges também pontuou alguns aspectos que, daqui para frente, devem estar presentes no plano de negócios das organizações:

  • Ética digital;
  • Estratégia Climática / Redução de CO2
  • Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos;
  • Direitos Humanos.

A transformação digital não é tão simples quando parece e envolve ações mais complexas que apenas investimentos em tecnologia.

O que a sua empresa está fazendo a esse respeito? Compartilhe com a gente aqui nos comentários! ?

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

 

*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.

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