Quinta-feira, 13 de setembro de 2018
A DMEXCO Conference 2018, um dos principais eventos da economia digital global, que este ano acontece nos dias 12 e 13 de setembro, trouxe insights interessantes sobre as mudanças e os desafios que as empresas precisam enfrentar para, enfim, se transformar digitalmente.
Dentro do processo de transformação digital, a tecnologia é apenas um dos pilares. É claro que você precisa investir em recursos e ferramentas tecnológicas que podem trazer benefícios e automatizar processos, mas também é necessário pensar em aprimorar o relacionamento com o cliente e rever o mindset do seu negócio.
Thimotheus Hottges, CEO da Deutsche Telekon e um dos palestrantes da DMEXCO, ressaltou em sua apresentação que as empresas precisam aprender a gerenciar mudanças e deu dicas para criar um relacionamento mais verdadeiro com o cliente:
Hottges também comentou que novas funções deverão ser criadas nas empresas a fim de favorecer e melhorar essa relação entre marcas e clientes. Entre elas estão:
Além de priorizar o relacionamento com o cliente, para uma transformação digital completa é necessário fazer algumas mudanças no mindset da organização, como, por exemplo, a inclusão da mentalidade de responsabilidade social nas empresas.
“A maioria das apresentações das empresas são sobre cases, produtos e portfólios. As organizações precisam falar sobre propósitos e como estão tratando a sociedade e o planeta. Se as empresas não se preocuparem com o meio ambiente, os consumidores vão parar de comprar delas. Os produtos precisam ser sustentáveis. As empresas precisam pensar com responsabilidade social”, afirmou o CEO da Deutsche Telekon.
Hottges também pontuou alguns aspectos que, daqui para frente, devem estar presentes no plano de negócios das organizações:
A transformação digital não é tão simples quando parece e envolve ações mais complexas que apenas investimentos em tecnologia.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Jornalista e Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.
Comentários