Notícias

Digitalks no DES 2022: já estamos falando “a mesma língua” por aqui

Estivemos no DES 2022, principal evento de transformação digital do mundo, para buscar inspiração para o time Digitalks.

 

Todos os anos, nós do Digitalks vamos a outros eventos, especialmente internacionais, para executar as melhores práticas de benchmarking e inovar em ideias para oferecer sempre a melhor experiência ao público do Digitalks, seja no Brasil ou em Portugal.

Logo após o Digitalks Lisboa, tive a oportunidade de participar do DES – Digital Enterprise Show -, que aconteceu em Málaga, na Espanha, de 14 a 16 de junho. Um evento muito dinâmico, muito completo e abrangente em temas sobre o digital.

Abertura DES 2022
Segundo Pedro Sanchez, presidente espanhol, a Espanha foi o primeiro país a publicar os Direitos Digitais dos seus cidadãos

Foram 23 temas em três dias de conferência. Uma quantidade incrível de informação sobre assuntos dentro de inovação, tecnologia e mundo digital, como inteligência artificial, NFT, big data, retail, segurança, marketing digital, indústria 4.0, smart cities e muito mais.

A abertura oficial do evento teve participação das mais altas autoridades espanholas (que seriam equivalentes a prefeito, governador e presidente no Brasil), além de ministros e autoridades dos órgãos de inovação e tecnologia do país. Segundo Pedro Sanchez, presidente espanhol, a Espanha foi o primeiro país a publicar os Direitos Digitais dos seus cidadãos. Eles também implantaram com sucesso o plano de combate nacional a fake news. 85% da Espanha tem cobertura de fibra óptica, uma das maiores redes da Europa e do mundo. Transformação digital é prioridade do governo, com investimentos na ordem de centenas de milhares de Euros.

 

A participação de Barack Obama certamente foi um dos pontos altos da conferência, que estava com palcos e área de negócios lotados todos os dias. Obama falou no Main Stage, com acesso exclusivo para participantes com o Honour Pass. O ex-presidente americano falou sobre assuntos como a guerra Russia x Ucrânia, mudanças climáticas, tecnologia, trabalho, inovação e a importância de oferecer suporte para as gerações mais novas/futuras.

des 2022 barack obama

Metaverso é colaborativo

Assim como está acontecendo aqui no Brasil, o metaverso está em todas as conversas de eventos como o DES. Acompanhei alguns conteúdos específicos sobre isso e fiquei muito feliz em perceber que já estamos falando “na mesma língua” por aqui.

Porém, percebi uma grande conexão do tema em vários painéis e palestras que falavam de outros assuntos, como turismo, entretenimento, marketing, saúde, smart cities, IoT etc. Ou seja, provei mais uma vez que o metaverso está em tudo – pelo menos na teoria.

O que todos falam e fazem questão de defender é que, apesar de algumas empresas terem a intenção de querer dominar o metaverso, ele é um espaço colaborativo. Como bem disse Amy Peck, CEO da EndeavorVR: “o metaverso não é um lugar ou um destino. É um espaço a ser criado juntos: pessoas, empresas, grupos. É colaborativo”.

metaverso

Tecnologia e pessoas

No universo de pessoas/capital humano, acompanhei em vários momentos executivos de grandes e pequenas empresas defendendo a importância de ter times multidisciplinares e não apenas especialistas em tecnologia para o desenvolvimento de inovação em toda a empresa. As equipes precisam ser formadas de engenheiros, profissionais de negócios, design thinkers, psicólogos e, claro, especialistas no segmento do seu negócio.

Por que Málaga?

Depois de quatro anos em Madrid, o DES aportou em Málaga e não podia ter sido recebido em mais alto nível. Muitos participantes ainda não tinham entendido o motivo do evento ter saído da capital espanhola Madrid e foram surpreendidos positivamente! Málaga é o lugar onde o digital e o tech estão despontando. Com grandes investimentos do governos e da iniciativa privada, a cidade já é chamada de “the Spanish Silicon Valley”. Com o Technological Park of Malaga, muitas empresas de grande porte estão instalando suas sedes tecnológicas por lá.

Prepare-se para o principal evento de negócios da economia digital e inovação do Brasil!

digitalks expo

No mais, muitos temas que antes eram abordados de forma mais superficial, ganharam profundidade este ano.

Estive lá no DES, o principal evento de transformação digital do mundo, para buscar inspiração e trazer para o time Digitalks, que já está trabalhando com grande atenção para trazer conteúdo e estrutura de primeira linha no Digitalks Expo 2022.

 

Você já pode garantir sua participação no principal evento de negócios da economia digital e tecnologia do Brasil. Depois de dois anos acontecendo de forma online, vamos comemorar juntos e debater temas como Inteligência Artificial, Realidade Virtual, Blockchain & NFTs, Estratégia de Dados, Marketing Digital, Internet das Coisas, negócios digitais e muitos outros assuntos, em palcos dinâmicos e interativos, como o Fintech & Blockmaster, Digitalks Health Summit, Social Live Commerce, Ads & Digital Marketing, Executive e outros. Com a profundidade e a qualidade que os eventos Digitalks sempre trouxeram para o mercado.

 

Organize-se

 

Digitalks Expo 2022

Participe do principal evento de negócios do Universo Digital SAIBA MAIS | DIGITALKS EXPO

Comentários

PUBLICIDADE