Quinta-feira, 25 de maio de 2017
Muitos membros da diretoria das empresas ainda não entenderam a importância de apostar no Digital. Durante o DES Madrid 2017, executivos renomados de grandes corporações espanholas debateram sobre esse tema e elencaram alguns dos principais desafios para adaptar as organizações e suas gerências à era digital.
Valentí Gonzalez, diretor geral de grandes contas da Telefônica explicou que a Transformação Digital não se resume à equipamentos como smartphones, tablets e etc. De acordo com o diretor, nesse processo estão inclusos dados, aplicações e maneiras diferenciadas de atuar no mundo dos negócios.
Gonzáles listou algum dos pilares nos quais a Telefônica está se baseando para enfrentar a Transformação Digital nos negócios na Espanha.
O diretor também afirmou que os maiores desafios das empresas na atualidade são: o digital workplace, o relacionamento digital com clientes, a internet das coisas e o big data.
Hugo Rovira, diretor geral do grupo NH Hotel no sul da Europa, acrescentou que com o big data, por exemplo, as empresas precisam investir em transformar os dados em informações realmente úteis e utilizáveis para os negócios. Para isso acontecer, precisarão pagar pelo serviço.
Durante o debate, ficou claro que o processo de Transformação Digital é longo, mas não deve ser uma aposta só a longo prazo, precisa acontecer de maneira gradativa dentro das organizações, conquistando um desafio de cada vez.
Fernando Candela, CEO da Iberia Express, também comentou sobre os drivers que impulsionam a Transformação Digital da companhia. Entre eles estão: produtos, dados, business process, pessoas e novos negócios.
Ainda de acordo com o CEO, a Transformação Digital das empresas só é possível por conta da tecnologia. Segundo ele, essa tecnologia está disponível, mas as organizações precisam saber usá-la.
“Os hardwares, softwares e dados estão prontos, resta definirmos como utilizarmos em prol dos nossos negócios”, explica o diretor.
Candela elencou alguns pontos aos quais as empresas precisam prestar atenção para que consigam se adaptar à era digital:
1) Entender os seus clientes
2) Descobrir os tipos de serviços e produtos que o seu cliente quer
3) Construir a cultura da empresa
4) Desenvolver processos
5) Aprender a usar a tecnologia
Alfonso Imbroda, diretor Geral da Accenture Digital, que também participou do debate, analisou o processo de Transformação Digital, principalmente na Espanha, e concluiu que não faltam profissionais talentosos para impulsionar esse movimento, o que faltam são processos e um ecossistema como o do Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Ainda pensando no modelo das empresas inovadoras e startups que estão na Califórnia, Imbroda finalizou seu discurso com dicas para que as organizações se organizem internamente e alcancem melhores resultados nesse processo de Transformação Digital.
*Flávio Horta é empresário, publicitário e especialista em marketing digital, CEO / Founder do Digitalks – principal gerador de conhecimento e negócios na área digital – e Diretor de Eventos e Integração Nacional da ABRADi. Foi diretor de negócios na Media Factory, tem experiência no mercado de internet desde 1999, com passagens pelo BOL e UOL, além de ter montado o seu próprio e-commerce em 2002.
Comentários