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[CURADORIA] Marketing digital: veja as principais notícias da semana de 19 de março

Google investe em tecnologia de blockchain, fundador do WhatApp pede para todos deletarem Faceboook e mais: confira as notícias que movimentaram o mercado digital essa semana

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*Por Bianca Borges

 

Quer saber o que foi notícia nas áreas de Marketing e Digital essa semana?

Abaixo, os destaques selecionados pela nossa curadoria sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Bora se atualizar?

 

 

 

[Marketing Digital – Tecnologia]

Google investe em tecnologia de blockchain

O Google está desenvolvendo sua própria tecnologia baseada em blockchain para facilitar o suporte dos seus negócios na nuvem. A empresa que é a maior plataforma de publicidade digital do mundo, frequentemente ajuda a trazer novos produtos digitais para o mercado e a implementação de um serviço de contabilidade distribuído, acessível a terceiros, pode continuar com essa tendência.

O mercado de blockchain para produtos e serviços acumulou US$ 706 milhões em 2017 e, de acordo com a WinterGreen Research, em 2024 esse número chegará aos US $ 60 bilhões. Outras empresas de marketing também estão experimentando o potencial do blockchain para a compra de anúncios digitais, gerenciamento de supply chain e outras ações de marketing.

As informações são do Marketing Dive.

 

[Marketing Digital – Serviço]

Walmart entra no mercado de venda de veículos

Há um tempo que a rede de varejo Walmart vem ampliando e diversificando os serviços que oferece aos seus cliente. Dona de farmácias, salões e lanchonetes de fast food, a empresa agora vai investir no mercado de automóveis. A parceira do Walmart nessa empreitada é a CarServer, plataforma de varejo automotivo online que permite que os clientes selecionem, financiem e façam seguro para o seu veículo por meio da internet.

“Estamos constantemente à procura de serviços inovadores que nos ajudem a economizar tempo e dinheiro das nossas famílias”, disse Daniel Eckert, vice-presidente de Serviços e aceleração digital do Walmert. “A plataforma exclusiva da CarSaver ajuda nossos clientes a entender o verdadeiro custo do veículo, além de ajudá-los a economizar dinheiro com compra, financiamento, locação e seguro de um veículo novo ou usado”, completou.

Cerca de 250 lojas da rede Walmart em breve terão quiosques para a venda de automóveis nos Estados Unidos.

As informações são do Adweek.

 

[Marketing Digital – Inovação]

Netflix lança fonte própria e pretende economizar milhões de dólares

O director de design da Netflix, Noah Norton, anunciou o lançamento da fonte “Netflix Sans”. Composta por letras, símbolos e números essa nova fonte de escrita será aplicada no site e em todos os outros canais de comunicação da empresa.

De acordo com Noah, um dos fatores que motivou a criação dessa fonte foi dar à Netflix uma identidade única, visto que a fonte Gotham, que costumava aparecer nas comunicações da empresa, pode ser utilizada por qualquer outra organização que pague a taxa de licenciamento. Além disso, pagar as taxas de licenciamento da antiga fonte para todas as campanhas de marketing internacionais estava ficando caro. Com a Netflix Sans, a empresa não terá mais custos com licenciamento de fonte e pode conseguir poupar milhões de dólares por ano.

Aplicação da fonte Netflix Sans

 

As informações são do The Verge.

 

[Marketing Digital – Liderança]

Márcia Esteve assume presidência da Grey Brasil

A executiva que estava na Grey Brasil desde 2014 e dividia a presidência com Rodrigo Jatene, passa a comandar a agência sozinha. Antes de entrar na Grey Brasil, Marcia trabalhou para empresas como Fisher América, Rapp Brasil e Wunderman Brasil. Com boa experiência na área digital, ela tambémfoi a responsável pela inserção da cultura digital na Leo Burnett Tailor Made e atendeu clientes como Disney, Samsung e P&G.

Rodrigo Janete terá uma nova função na Grey, porém agora trabalhará nos Estados Unidos. O novo cargo ainda não foi revelado.

As informações são do Adnews.

 

[Marketing Digital – Redes Sociais]

Fundador do WhatsApp pede para todo os usuários deletarem o Facebook

Um dos fundadores do WhatsApp, Brian Acton, utilizou o Twitter para se manifestar contra o recente vazamento de dados no Facebook. Em seu perfil na rede social, Brian publicou a frase: “It is time. #deletefacebook“.

O tweet do co-fundador do WhatsApp, que teve sua empresa comprada pelo Facebook em 2014 por US$ 19 bilhões, recebeu milhares de curtidas e compartilhamentos.

Atualmente, Brian abandonou a gestão do WhatApp e está inserido em um novo projeto, o aplicativo Signal, que possui funcionalidades similares às do WhatApp e é focado na privacidade do usuário.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Luca Lindner abandona a presidência da McCann Wolrdgroup

Após 13 anos trabalhando na McCann Worldgroup, Luca Lindner que ficava alocado no escritório central da empresa, em Nova York, anunciou sua saída da multinacional. O executivo vai deixar o cargo no início de julho, mas apesar disso, ainda será conselheiro especial da organização.

De acordo com as informações divulgadas pela Propmark, o motivo da saída do executivo é o fato de Luca querer se dedicar mais à sua saúde, família e projetos sociais.

Ainda não há substituto para o cargo do executivo.

 

[Marketing Digital – Anunciantes]

Publicidade responsável: empresas de alimentos e bebidas divulgam resultado da revisão de normas de anúncios

Empresas globais do setor de alimentos e bebidas assumiram o Compromisso pela Publicidade Responsável para Crianças, comprometendo-se a não anunciar produtos que não estão respeitam os critérios nutricionais pré-estabelecidos para crianças menores de 12 anos de idade.

O acordo foi estabelecido em 2016 e é monitorado pela KPMG. Entre as marcas e empresas analisadas estão: Coca-Cola Brasil, Ferrero, General Mills, Grupo Bimbo, Kellogg, Mars, McDonald’s, Mondelez, Nestlé, PepsiCo e Unilever.

De acordo com os resultados do relatório da KPMG, todas as empresas apresentaram 100% de aderência ao compromisso em televisão e 98,6% em internet. Na categoria ‘outras mídias’, em cinema, o levantamento resultou em 97% de aderência e no rádio e na mídia impressa, não foram identificados produtos com inserções de publicidade em programas e publicações direcionados ao público infantil.

A alta porcentagem de aderência já nos primeiros períodos verificados reforça a iniciativa de autorregulação das indústrias, que definiu parâmetros e se esforçou para cumpri-los em sua totalidade”, comentou Ricardo Zibas, Sócio-diretor da KPMG.

O relatório considerou a publicidade realizada na internet, televisão aberta e fechada, rádio, jornais, cinema, DVDs, marketing direto, inserção de produtos em programas e conteúdo de TV e cinema (merchandising), jogos interativos, outdoor marketing e marketing móvel e SMS, nos períodos de férias escolares (janeiro), Páscoa (março/abril), Dia das Crianças (setembro/outubro) e Natal (dezembro).

 

[Marketing Digital – Redes Sociais]

Instagram libera recuso de compras no app

Nesta terça-feira, dia 20, o Instagram lançou uma ferramenta que permite às empresas no Brasil comercializarem produtos pela sua plataforma.  O novo recurso possibilita que as marcas e organizações marquem seus produtos para vendas em publicações orgânicas, ou seja, aquelas nas quais não há dinheiro investido.

Além do Brasil, essa funcionalidade que estava sendo testada nos EUA no ano passado, está disponível também em sete países. São eles: Austrália, Canadá, Alemanha, Espanha, França, Itália e Reino Unido.

De acordo com a rede social, foi contatado que 80% das contas ativas na plataforma acessam perfis comerciais todos os dias. Dessa forma, com o novo recurso, os usuários poderão ver mais detalhes de produtos nas fotos das lojas e marcas que seguem.

As informações são da Folha de S. Paulo.

 

[Marketing Digital – Segurança Digital]

Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Amazon Web Services se unem a favor da cibersegurança

A Organização dos Estados Americanos (OEA) e a Amazon Web Services (AWS) firmaram parceria e divulgaram um documento para ampliar o nível de conscientização dos usuários, das empresas e dos governos sobre a cibersegurança.

Intitulado como “Uma convocação para proteger os cidadãos, o setor privado e o governo“, constam no documento 56 ações concretas que abrangem áreas como: cidadania e setor privado, operadores de infraestrutura crítica, governo e administrações públicas, ciberdefesa e luta contra o cibercrime.

Além disso, o documento também impulsiona o empreendedorismo e a geração de talentos como elementos estratégicos para a cibersegurança como oportunidades de crescimento e de desenvolvimento.

Veja aqui a versão em inglês ou espanhol do relatório.

 

[Marketing Digital – Negócios]

Facebook acumula perdas após vazamento de dados de usuários  e Mark Suckerberg se pronuncia

Os dados de milhões de usuários do Facebook foram usados indevidamente pela Cambridge Analytica, uma empresa de análise que trabalhou na campanha do presidente dos EUA, Donal Trump. O resultado dessa descoberta foi a queda das ações da rede social de Mark Zuckerberg na segunda-feira que chegaram ao valor de R$176,15 e, anteriormente, custavam R$578,00.

Segundo as informações divulgadas no El País, a organização conseguiu e manipulou informações por meio de sua matriz no Reino Unido. Além disso, os veículos The New York Times e The Observer revelaram que a Cambridge Analytica informou que iria usar esses dados para uso acadêmico e não para desenvolver estratégias de campanha de Trump, como aconteceu.

Robert Mueller, promotor especial que investiga a suposta interferência russa está investigando a empresa.

Mark Sukckerberg, CEO do Facebook, se pronunciou sobre esse caso na própria plataforma. O executivo informou que lamenta o ocorrido e que a equipe está trabalhando para evitar erros futuros. Ele também disse aos usuários da rede social: “Nós temos responsabilidade de proteger os seus dados, e se não conseguimos fazer isso, então não merecemos servi-lo.”

Confira o post completo de Sukckerberg aqui.

 

[Marketing Digital – Agências]

Wunderman Inside: a agência digital WPP anuncia nova agência local, comandada por James Sanderson

A agência digital Wunderman anunciou, no início dessa semana, o lançamento de um novo modelo de operação local chamado Wunderman Inside que será liderado por James Sanderson. Antes disso, James ocupou cargos seniores na Teamspirit, Digitas e passou 10 anos na Glue Isobar.

A Wunderman Inside foi criada após extensas consultas com clientes importantes, incluindo a Best Buy, que estão à procura de modelos de agências de marketing digital mais flexíveis.

Mark Read, o executivo-chefe global da Wunderman,  justificou o lançamento: “Há uma crescente demanda de clientes por uma maior proximidade com suas equipes de marketing. O Wunderman Inside combina recursos sólidos e o poder estratégico e criativo da agência para oferecer aos clientes o equilíbrio certo de velocidade, eficiência de custos e inovação. Acreditamos que este é um modelo de longo prazo mais eficaz do que as agências internas típicas que se esforçam para atrair modelos de talento e de consultoria, onde os clientes se tornam dependentes de recursos caros.”

As informações são do The Drum.

 

[Marketing Digital – Serviço]

Uber suspende testes com carro autônomo após pedestre ser morto

Um carro autônomo da Uber atingiu e matou uma mulher no Arizona. O acidente fatal aconteceu na noite deste domingo, dia 18.

A Uber informou na segunda-feira que fará uma pausa nos testes de todos os seus veículos autônomos. “Nossos corações estão com a família da vítima“, disse uma porta-voz da companhia em comunicado. “Estamos cooperando plenamente com as autoridades locais na investigação deles sobre esse incidente“, completou.

O National Transportation Safety Board (NTSB) está abrindo uma investigação do caso. A instituição acompanha de perto os incidentes envolvendo veículos autônomos ou parcialmente autônomos. No ano passado, o NTSB criticou parcialmente o sistema de piloto automático da Tesla Inc. por um acidente fatal na Flórida em 2016.

As informações são da Bloomberg.

 

[Marketing Digital – Tecnologia]

Dois terços dos consumidores com dispositivos de voz não os utilizam para fazer compras, revela estudo

Os marqueteiros estão ficando entusiasmados com a busca por voz, já que a popularidade de dispositivos como Amazon Echo e Google Home cresce, mas a pesquisa realizada pela Episerver evidenciou que a penetração real do mercado para esse tipo de hardware ainda é baixa.

Dois a cada cinco consumidores possuem dispositivos com assistentes de voz, mas 60% nunca os utilizam para navegar e muito menos para fazer compras. Enquanto 35% dos consumidores possuem smart watches, 66% nunca navegam neles e 70% nunca fizeram compras por meio deles.

Já tecnologias mais estabelecidas como a dos smartphones ganharam posições com os consumidores. Cerca de três quartos de todos os consumidores usam seus smartphones para navegar e 57% fazem compras nos aparelhos. Entre esses consumidores, 29% dizem que usam smartphones para pesquisar compras diariamente e navegar durante a semana.

As informações são do Marketing Dive

 

[Marketing Digital – Branding]

Netshoes investe em plataforma de streaming

O mundo do streaming agora tem mais um player. A Netshoes, grande empresa de e-commerce no Brasil, se uniu à agência ESM para financiar o projeto da TV NSports que promete transmitir no mínimo 60 jogos da Superliga de vôlei, 50 da Liga Nacional de Futsal e da Liga Feminina de Basquete.

A curto prazo, o principal objetivo do projeto não é o lucro tanto é que a empresa informou que não irá cobrar pelos acessos. O intuito é democratizar esportes que, ao contrário do futebol, não têm tanto espaço na mídia brasileira.

Conforme a Netshoes informou, a estratégia, porém, está calcada na geração de mais negócios a partir do e-commerce. Com a plataforma da TV NSports, a Netshoes obtém dados de hábitos de consumo das pessoas.

O usuário pode acessar o canal da Netshoes neste link.

As informações são do Maquina do Esporte.

 

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*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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