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Como desenvolver a cultura digital na sua empresa

Gerente da Mondelēz International, dá dicas para criar uma cultura digital nas organizações e  aumentar a presença online  

 

* Por Bianca Borges

O digital já faz parte da rotina dos consumidores, tanto é que, até o ano passado, 1 bilhão de lares no mundo já tinham acesso à internet. Para as empresas que querem crescer nesse mercado em constante transformação,é preciso marcar presença no ambiente online. E para isso, além de começar a investir em campanhas e divulgação da marca ou organização na internet, é necessário desenvolver uma cultura empresarial voltada para o Digital. A gerente de e-commerce da Mondelēz International, Maria Clara Batalha, falou sobre a inserção das empresas no ambiente online e a criação de uma cultura digital durante sua palestra no Fórum E-commerce Brasil, hoje, dia 26.

Maria Clara Batalha e Pedro Savastano, da Mondelēz falam sobre a cultura digital nas empresas

 

A executiva começou sua apresentação afirmando que as empresas que sobrevivem e expandem seus negócios no ambiente digital, são aquelas que se adaptam às situações com mais facilidade. Maria citou o case da própria Mondelēz que,há dois anos, investia apenas 7% do seu orçamento em mídias digitais e hoje, esse investimento chega a 35%.

Para que essa mudança acontecesse foi preciso perder o medo de arriscar. “É difícil testar coisas e ser inovador porque você precisa testar, e pode dar certo como dar errado. Em um cenário que a gente tem uma necessidade de resultado é difícil arriscar”, explicou a gerente.

Ela também lembrou que no ambiente online, além de entregar conteúdos relevantes é preciso estar onde está o consumidor está. Sem dúvida, os dispositivos móveis, principalmente o celular, merecem a sua atenção. Esse é um dos motivos:

Por tanto, é essencial que a sua empresa ou marca pense em uma estratégia mobile. E para desenvolver uma estratégia eficaz a dica da gerente é prestar atenção nos seus próprios atos, afinal você também é o consumidor. “A gente tem muita dificuldade de ver o que está acontecendo à nossa volta, nós somos o consumidor. É preciso fazer um exercício de observação, de quais são os nossos hábitos

Outro ponto importante destacado por Maria é que não existe o cliente só do e-commerce. A jornada do consumidor é comporta por várias etapas que vão do on ao offline. Diante disso, as organizações devem desenvolver estratégias que integram ambos os canais. Todas essas comunicações devem conservar a identidade da marca, porém, é necessário personalizar o conteúdo de acordo com cada canal.

 

O segredo é estimular a criatividade

No ambiente digital, ser criativo é essencial. Pedro Savastano, head de Mídia da Mondelēz, que também esteve presente no evento, contou um pouco sobre o Digital Accelerator, programa que tem o intuito de estimular a criatividade das equipes das marcas. Segundo o diretor, “esse é um espaço para as marcas fazerem testes sem medo dos resultados”.

Além dos parceiros existem os times de marcas que se reúnem para trocar ideias e pensar em inovações. Cada marca escolhe um parceiro e ambos têm um mês para desenvolver um projeto, que não tem obrigação de dar certo.

De acordo com Savastano, o Digital Accelerator acabou gerando muitas ideias boas que foram implantadas nas campanhas de divulgação das marcas. O diretor afirmou que o motivo desse sucesso foi a falta de cobrança. Segundo ele, os profissionais atualmente estão tão focados em apresentar resultados que limitam sua criatividade com o receio que suas ideias não funcionem.

 

Não tenha medo de inovar

Durante a palestra Maria também reforçou a necessidade de colocar os projetos inovadores em prática. Ela contou o case da loja própria que a Mondelēz criou para a época da Páscoa. A empresa que normalmente vende seus produtos por meio de terceiros, resolveu ela própria disponibilizar os ovos de chocolate para os clientes. Foi desenvolvido um site só para a execução dessa ação.

Loja própria da Mondelēz criada para a ação de vendas na Páscoa.

 

“Nós não tínhamos certeza se íamos vender a quantidade que estimamos, por isso, esse projeto precisou de confiança para ser aplicado, sem ter a certeza se ia dar certo. Tivemos que ter muito dinamismo para ir mudando a nossa estratégia com a nossa loja no ar, fomos aprendendo conforme fomos fazendo”, contou Maria.

 

De acordo com a gerente, a ação teve resultado positivo e será repetida o ano que vem. Maria ainda afirmou que ter a própria loja online trouxe muitas informações sobre os consumidores da Mondelēz, e que esses dados estão sendo usados inclusive para melhorarem os pontos de venda dos varejistas que revendem os produtos da empresa, tanto no online como no offline.

 

Crie um roadmap e estabeleça metas

Não adianta querer inovar apenas por inovar. Você precisa ter um objetivo e estipular metas. Esse foi outro ponto reforçado pela executiva durante a palestra. De acordo com Maria, a  Mondelēz, por exemplo, tem a meta de vender 1 bilhão no e-commerce em todo mundo até 2020 e eles estão se esforçando para alcançar esse número.

Mas para não se perder na sua meta principal é preciso dividir essa estratégia em pequenos objetivos e ir acompanhando cada um deles. Desta forma, de acordo com a gerente, ficará mais fácil de monitorar o resultado das suas ações e alcançar o sucesso.

“O caminho não é fácil, tem várias barreiras e áreas diferentes, mas precisamos ter coragem pra tentar inovar pois, ai sim vamos construir uma estratégia sólida e valores super sólidos e assim crescer”, concluiu a executiva.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.

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