Notícias

[CURADORIA] Marketing Digital: as notícias mais relevantes da semana de 08 de janeiro

Por Gabriela Manzini*

 

Rio cria lei contra misoginia na publicidade, Facebook muda algoritmo (de novo) e mais: acompanhe as principais notícias da semana do setor de marketing digital

Semana passada, iniciamos esta nova seção de Curadoria. Assim como fazemos em nossos eventos, no qual reunimos os principais temas, cases, estratégias e conteúdo no palco para os profissionais da área – do CMO ao analista -, trazemos esse propósito de disseminar conteúdo relevante sobre o marketing digital para esta nova seção de Curadoria de Conteúdo aqui no portal.

A semana começou com notícias com foco no ano de 2018, mas, agora para o final, já vimos leis e mudanças do Facebook chacoalharem o mercado.

Abaixo, as notícias que você não pode perder sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Tá pronto?

 

[Marketing Digital – Tendências]

Dados da Kantar Millward Brown revelam tendências da comunicação digital para 2018

Storytelling, Branded Entertainment, Voz em dispositivos inteligentes e voice commerce, Inteligência artificial e machine learning, cross media e criativos unidos a profissionais de mídia com foco na melhora do ROI (retorno sobre o investimento, na sigla em inglês). Essas são algumas das apostas da Kantar Millward Brown para 2018.

Leia a lista-destaque completa AQUI.

 

[Marketing Digital – Social Ads]

iProspect revela investimentos de mídia paga nas redes sociais e o que esperar em 2018

A digitalização do comportamento do consumidor começa a se refletir mais rapidamente nos investimentos em mídia das marcas, e o vídeo tem um papel fundamental neste processo. É o que revela a pesquisa “Paid Social Trends” da iProspect, agência de marketing full performance. A pesquisa foi realizada com mais de 210 marcas, cujas ações abrangem investimentos em vários países, incluindo o Brasil.

Esta edição mostra que o investimento em anúncios em redes sociais cresceu 78% (JAN-SET 2016X2017) e o uso de inserções em vídeo no Facebook subiu 41% (3° Trimestre 2016X2017).

Leia aqui sobre o desempenho de cada rede social, além dos motivos para tal e perspectivas para 2018.

 

[Marketing Digital – SEO]

Autoridade do link de domínio é o principal fator de ranqueamento no Google

Segundo o econsultancy,a empresa Branded3 atualizou o estudo Fatores de Ranqueamento para indicar quais sinais do SEO se tornaram mais ou menos importantes em relação ao relatório anterior. O levantamento conta com a colaboração de centenas de negócios internacionais além de insights adicionais do próprio time de especialistas de SEO da Branded3.

De acordo com o estudo, a autoridade do link de domínio se tornou o principal fator de ranqueamento pelo Google. Em poucas palavras, se várias páginas na internet citam determinado link de domínio em seu conteúdo, aquela página acaba sendo ranqueada como autoridade naquele assunto. Assim, o conjunto de características que ajudam nesse ranqueamento de autoridade do link de domínio, que envolve ainda uma boa rede de link building, se tornou o principal fator de ranqueamento para SEO hoje, seguido por palavras-chaves e métricas de conteúdo.

Você encontra o estudo completo AQUI.

 

[Marketing Digital – Tecnologia]

Pensando em novos formatos de conteúdo e digital, Samsung cria dispositivo online hipnótico para “esquecer séries”

Divulgado pelo Adnews, a Samsung informou nesta semana que criou um dispositivo virtual que mostra uma espécie de auto-hipnose para ajudar a esquecer de momentos. Segundo a marca, que vive de inovação em tecnologia e formatos de conteúdo,  o “Unspoilme” promete se aproximar do público devorador de séries e filmes, uma vez que a hipnose ajudaria a apagar conteúdo das séries da memória. [Muito Black Mirror!]

O site está disponível em inglês e acessível NESTE LINK.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Nizan sai do comando da DM9 e parte para mercado de consultoria

Segundo noticiou o Meio &Mensagem, em dezembro, Paulo Queiroz deixou a presidência da DM9DDB para dar espaço a Marcio Oliveira, então CEO da Lew’Lara\TBWA, na qual trabalhou nos últimos 18 anos. As duas agências pertencem ao grupo norte-americano Omnicom.

O veículo informou ainda nesta semana que, com a chegada de Marcio, Nizan Guanaes deixou oficialmente a operação da DM9, a qual comandava desde fevereiro de 2017, e não terá mais função executiva nas agências do Grupo ABC, que vendeu ao Omnicom em 2015.

Nizan passa a comandar a N Ideias, consultoria independente que atenderá empresas da holding e outros clientes do mercado.

 

[Marketing Digital – Publicidade]

Ikea cria anúncio de gravidez que incita a “fazer xixi” no anúncio para ganhar desconto

Notícia que provocou reações diversas, o anúncio, que foi desenvolvido em parceria com a Mercene Labs, está em execução na revista Amelia que, de acordo com a agência, é uma das publicações mais influentes da Suécia para mulheres.

O anúncio possui uma tecnologia semelhante a dos testes de gravidez e, para as mulheres que estão grávidas e fazem xixi no anúncio, é revelado um preço especial com desconto em berços.

 

Para que as funções interativas da publicidade funcionassem, a tira do teste de gravidez foi utilizada como ponto de partida, uma vez que a mesma depende de anticorpos que se ligam ao hormônio da gravidez hCG, resultando em uma mudança de cor.

Também foram desenvolvidos materiais com superfície ativa para microfluídos e diagnóstico médicos, além disso, a seleção cuidadosa de materiais, juntamente com um fluxo capilar controlado, foram cruciais para o sucesso desse projeto.

Você encontra a história completa com vídeo AQUI.

 

[Marketing Digital – Video Ads]

Snapchat estuda colocar videos ads sem opção de “pular”

O Snapchat sempre se mostrou relutante em relação a imposição de anúncios para a sua audiência, mas talvez isso esteja prestes a mudar. A empresa está analisando a possibilidade de fazer com que o usuário assista a três segundos do anúncio antes de aparecer a opção “pular”.

Os anunciantes e media partners da empresa acreditam que esse é um plano interessante, que ajudaria a solucionar o fato dos usuários jovens da rede social ignorarem as publicidades em menos de um segundo. Esse botão para pular anúncios traria para os usuários da ferramenta uma experiência similar a do YouTube, plataforma na qual os anúncios TrueView são executados por cinco segundos antes de permitir que as pessoas acessem o conteúdo.

A equipe de vendas de anúncios da Snapchat está pressionando os executivos internos para aprovar o novo formato devido ao potencial que o serviço pode ter para satisfazer marcas e atrair mais recursos para a plataforma. Leia mais AQUI.

 

[Marketing Digital – Transformação Digital]

Going Digital: Kodak volta ao mercado com foco em criptomoedas

A Kodak, empresa de câmeras que declarou falência em 2012, anunciou seu retorno para o mercado, com foco no digital. A marca informou sua entrada no ramo da criptografia, decisão que resultou em um aumento de 60% no valor de suas ações.

A empresa utilizará duas ferramentas, a KodakCoin (moeda) e a KodakOne (plataforma) para investir em uma criptografia que facilite o registro e o licenciamento de fotos, e forneça aos fotógrafos e agências um maior controle sobre a gestão de direitos de imagem.

A medida permite que os profissionais comercializem seus trabalhos e recebam pagamentos por meio de uma plataforma segura. Nos EUA e Canadá, a novidade está disponível a partir do dia 31 de janeiro e será vendida apenas para investidores credenciados.

A empresa fez uma transmissão ao vivo para falar sobre a nova plataforma. Veja mais AQUI.

 

[Marketing Digital – Regulamentação]

Estado do Rio de Janeiro sanciona lei proibindo propagandas misóginas

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, sancionou no final desta semana uma lei que proíbe a veiculação de propaganda misógina — publicidades sexistas ou que incitem agressão, aversão ou violência sexual à figura da mulher — no estado. O projeto foi assinado por quase 40 deputados e vale para veiculações em outdoors, folhetos, cartazes, TV, rádio e redes sociais.

A lei 7.835, publicada no dia 10 no Diário Oficial da União, prevê a retirada do material do ar e multa, que varia conforme o canal, podendo chegar ao patamar dos R$ 640 mil para redes sociais. Vale destacar que a mesma pode ser cumulativa se veiculada em mais de um canal.

O montante arrecadado será direcionado para o Fundo Especial dos Direitos da Mulher e qualquer cidadão pode fazer uma denúncia à Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres e Idosos. Nos próximos 60 dias, o órgão deverá ter criado uma comissão julgadora das denúncias composta por 13 membros do mercado. Saiba mais AQUI.

A notícia chacoalhou o mercado regional. Segundo reportagem do Meio & Mensagem, alguns advogados já manifestaram sua interpretação de que, apesar do “intuito ser importante”, a lei é inconstitucional, uma vez que já existe dispositivo que concede apenas à União o poder de legislar sobre a publicidade. O órgão do CONAR que ajuda na regulamentação do mercado também foi citado.

 

[Marketing Digital – Social Media]

Facebook muda seu algoritmo e marcas e publishers terão menos espaço na timeline

O Facebook e seu fundador anunciaram oficialmente ontem que a plataforma priorizará conteúdos que fomentem diálogos e interações significativas entre os usuários, a fim de “aproximar novamente as pessoas”.

Com isso, conteúdos de familiares e amigos aparecerão primeiro na timeline antes de conteúdo de marcas e publishers, podendo mitigar o alcance das postagens corporativas até seu “alcance-zero”.

Conteúdos que estimulem reações dos usuários e incitem a interação entre amigos ainda podem ser proeminentemente apresentadas no Feed de notícias.

Dessa forma, o recurso de “Ver primeiro” nas preferências da timeline, que existe em fanpages, mas boa parte dos usuários não conhecem, crescerá em importância, tanto para continuar aparecendo na timeline de seus seguidores, como indicando à plataforma que a fanpage é considerada pelo público como relevante.

 

Dica amiga: se você ainda não ativou o recurso da fanpage do Digitalks, é só seguir os passos abaixo. 😉

 

Entre na nossa fanpage e clique no ícone “seguindo”. Essa lista de opções vai aparecer para você.

 

Agora selecione a opção “Ver primeiro”. Pronto! Você vai poder continuar acompanhando o nosso conteúdo pelo Facebook!

 

 

>> Sentiu falta de alguma notícia recente? Queremos te ouvir: comente aqui abaixo!

>> Marketing digital: as notícias mais relevantes da semana

 

 

* Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

Comentários

PUBLICIDADE