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Marketing digital: as notícias mais relevantes da semana

WhatsApp para negócios, premiação de brand storytelling da Adweek e mais: acompanhe as principais notícias da semana do setor de marketing digital

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Por Gabriela Manzini*

 

O que rolou no universo de marketing digital nesta última semana?

Abaixo, as notícias mais relevantes selecionadas por nossa curadoria sobre os diversos assuntos relacionados ao setor, tais como publicidade, comunicação digital, marketing, vendas, estratégias, branding, tecnologia, transformação digital, entre outros.

Já está por dentro?

 

[Marketing Digital – Social]

Whatsapp lança ferramenta para negócios; recurso ainda não está disponível no Brasil

Mais de 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirmam que o WhatsApp os ajuda hoje na comunicação com seus clientes e com o crescimento de seus negócios. Com o intuito de melhorar a experiência profissional na ferramenta, o WhatsApp comunicou nesta semana o lançamento do WhatsApp Business, um aplicativo para pequenas empresas disponível em Android e completamente gratuito.

O app permite se conectar com clientes e também com outras empresas que lhe interessem.

“Pessoas no mundo todo utilizam o WhatsApp para se comunicarem com as empresas que são importantes para elas – desde comércio de roupas on-line na Índia até distribuidores de peças automotivas no Brasil. Tendo em vista que o WhatsApp foi criado para pessoas, queremos melhorar a experiência de uso comercial. Por exemplo, agora ficou mais fácil para as empresas responderem aos seus clientes, separando assim, as mensagens pessoais das comerciais e ao mesmo tempo criando uma presença oficial.” – indicou a empresa, em nota oficial.

As pessoas continuarão a utilizar o WhatsApp como de costume — não há necessidade de baixar nada adicional — e também continuarão a ter controle total sobre as mensagens que recebem, com a opção de bloquear qualquer número, incluindo os de empresas, bem como reportar spam.

Veja como funciona:

  • Perfil Empresarial: Ajude os clientes com informações úteis, como por exemplo, uma descrição comercial, e-mail, endereço físico e website.
  • Ferramentas de Mensagens: Economize tempo com ferramentas de mensagens inteligentes -respostas rápidas para as perguntas mais freqüentes, mensagens de saudação para apresentar sua empresa aos seus clientes e as mensagens de ausência para que seus clientes saibam quando você estiver ocupado.
  • Estatísticas de Mensagens: Analise de métricas simples, como por exemplo o número de mensagens que foram lidas, e entender o que está funcionando para sua empresa.
  • WhatsApp Web: Envie e receba mensagens com o WhatsApp Business usando seu computador.
  • Tipo de Conta: As pessoas saberão que estão se comunicando com uma empresa, pois você será listado como uma conta comercial. Com o passar do tempo, algumas empresas terão Contas Confirmadas assim que tiver sido verificado que o número de telefone da conta corresponde ao número de telefone da empresa.

 

O WhatsApp Business já está disponível, é gratuito e pode ser baixado na Google Play na Indonésia, Itália, México, Reino Unido e EUA. O aplicativo será lançado no mundo todo nas próximas semanas.

Antes, nesta semana, a empresa também havia anunciado que estava testando recurso para barrar Spam e correntes digitais. A ideia seria desenvolver uma notificação para que usuários que estejam prestes a enviar um spam sejam notificados. Uma mensagem como “esse conteúdo já foi direcionado muitas vezes” seria recebido tanto pelo emissor quanto pelos receptores da mensagem. A notícia vem de encontro com o anúncio do WhatsApp Business.

 

[Marketing Digital – Mercado]

Fundador da Pereira O’Dell, PJ Pereira assume presidência criativa e Rob Lambrechts é novo CCO da agência

A agência Pereira O’Dell promoveu Rob Lamberchts a gerente executivo de Criação (CCO, na sigla em inglês), enquanto seu co-fundador PJ Pereira assume o novo posto de presidente criativo da empresa. Elogiado por PJ, Lamberchts liderará a direção criativa dos escritórios em São Francisco, Nova Iorque e Cincinatti.

“Depois de 14 anos juntos, ninguém entende mais como eu penso que Rob. É hora de dar a ele espaço para trazer os princípios originais dessa agência a um novo nível”, disse PJ Pereira, em comunicado oficial.

PJ Pereira continuará comprometido com a evolução da agência e da indústria, apoiando a empresa e seus clientes, mas endereçando sua atenção a assuntos mais estratégicos e competitivos do mercado, que não envolvam necessariamente a rotina da empresa. Leia mais AQUI.

PJ Pereira. Foto: Gabriela Manzini/Digitalks

 

[Marketing Digital – Premiação]

Adweek Arc Awards: conheça os vencedores das melhores histórias contadas por marcas em propagandas

A Adweek anunciou nesta semana os vencedores do prêmio “Adweek Arc Awards”, que honra e celebra as melhores histórias contadas por marcas no último ano. A premiação é feita desde o ano passado em parceria com a FTP Media, produtora do BrandStorytelling@Sundance, conferência em Utah que acontece durante o Festival de Filmes de Sundance.

Histórias que foram guiadas por dados (data-driven), criatividade ininterrupta e uso de realidade virtual na propaganda foram algumas das inovações do mercado de Conteúdo.

A jornada do consumidor é cheia de tecnologia e idas e vindas emocionais. Ela continuará sendo uma história fascinante para marcas — e a Adweek — contarem”, afirmou James Cooper, da Adweek, em divulgação oficial dos ganhadores.

Nota da Curadoria: os vídeos de todos os vencedores, você encontra AQUI.

 

  • Melhor Uso de Animação: “A Balloon for Ben” – agência Zulua Alpha Kilo (Toronto) – Cineplex Entertainment
  • Melhor Uso de Viral: “#NuggsForCarter” – agência VML (Kansas) – Wendy’s
  • Melhor Uso de Não-ficção em filme publicitário: “The Mirnavator” – produção Let Media – REI Seattle
  • Melhor Uso de filme publicitário: Common Ground” – agência Zulu Alpha Kilo (Toronto) – Harley-Davidson (Canada)
  • Melhor Transmissão ao Vivo/Livestreaming: “Holiday Wishes” – agência Red Tettemer O’Conell e Parceiros – Reyka Vodka
  • Melhor Uso de Marketing de Influência: “Musice Liberates Music” – agência BBDO (Nova Iorque) – Bacardi
  • Melhor Conteúdo Pago: “The 67% Project” – produção Refinery29 – Lane Bryant and Aerie
  • Melhor Uso de VR: “The Missed Spaceflight” – agência VML (polônia) – Samsung (polônia)
  • Melhor Iniciativa de Caridade/Pro Bono/Social: “Down Syndrome Answers” – agência FCB Canada – Canadian Down Syndrome Society
  • Melhor Uso de Séries de Não-ficção em anúncio: “Letters of Peace” – agência Cramer-Krasselt (Milwaukee) – Paper and Packaging Board
  • Melhor uso de Séries de Ficção em anúncio: “The Disappearing Girl: Reinventing Romcoms for the Social Media Generation” – agência Fullscreen – AT&T
  • Melhor vídeo de música: “Bacardi x Major Lazer Snapchat Music Video” – agência BBDO (Nova Iorque) – Bacardi
  • Melhor Uso de Social: “#1917Live: What if Twitter Existed 100 Years Ago?” – marca RT Moscow
  • Melhor Uso de Séries de Ficção em filme publicitário: “GE Podcast Theater Presents Life.Af/ter” – agência BBDO (Nova Iorque) – GE
  • Melhor Uso de Integração de Marca/Produto em IP Existente: “Alien: Convenant ‘Meet Walter’” – agência 3AM – AMD e Fox
  • Melhor Uso de Eventos/Experiências Ao Vivo: “Probably TEDx” – agência Happiness/An FCB Alliance (Bruxelas) – Carlsberg
  • Melhor Uso de Não ficção em anúncio: “Day Zero” – produção Bloomberg Media Studios – optum Health

 

[Marketing Digital – Mercado]

Thiago Rodrigues integra time da Publicis como novo diretor de mídia da agência

Thiago Rodrigues (ex-Ogilvy) foi contratado nesta semana como novo diretor de mídia da agência e chega para atender as contas da Nestlé, Habib’s e Heineken. Ele reportará diretamente para a Head de Estratégia de Mídia, Viviana Maurman. Com 12 anos de mercado, Rodrigues já trabalhou com marcas como Coca-Cola, GSK, Paramount, Air France, Rio 2016 e OLX.

“A experiência do Thiago com grandes marcas, o seu profundo conhecimento das plataformas de mídia e sua visão integrada da comunicação vão contribuir ainda mais para a excelência da nossa entrega aos clientes”, disse Viviana Maurman, Head de Estratégia de Mídia da Ogilvy, em comunicado oficial.

Leia mais AQUI.

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Foto: Divulgação

 

[Marketing Digital – Assistentes virtuais]

BBC declara como está usando assistentes virtuais como Amazon Echo e Google Home para entregar conteúdo

A rede de comunicação BBC está unindo seu time editorial e de engenheiros de software para entender que tipo de experiência de conteúdo as pessoas esperam de assistentes virtuais tais como Amazon Echo e Google Home. O objetivo é descobrir novos formatos editoriais interativos.

A empresa disse que fará alguns testes no próximo ano a fim de “entender o que significa publicar conteúdo nativo nessas plataformas”, lembrando que o mercado ainda está aprendendo.

 

>> Para saber mais sobre assistentes virtuais, leia também:

5 tendências digitais para acompanhar em 2018

 

Assim como muitos veículos, a BBC estreou no segmento de notícias do Alexa e tem experimentado criar novelas em áudio exclusivamente paraEcho e Home. Mas, com o aumento da competição em dispositivos de voz, a BBC quer expandir sua presença nos mesmos.

A empresa já fez todo o seu repertório de conteúdo em áudio compatível com os aparelhos Alexa e Echo, em um esforço de engenharia que levou cerca de cinco meses. Para este ano, a BBC prefere confiar em serviços de voz instalados no Alexa em vez de gravar informação adicional para eles.

 

Para entender sobre novos formatos de conteúdo, vale ficar de olho na agenda da a Conferência Content 2018, que vai discutir como usar o recurso para verdadeiras experiências para as pessoas. Bora debater juntos?!

-> Agenda no ar e palestrantes divulgados no 2º lote: Conferência Content 2018

 

>> Sentiu falta de alguma notícia da semana? Colabore compartilhando com o mercado nos comentários. Esse espaço também é seu. 🙂

 

* Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

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