Quarta-feira, 06 de dezembro de 2017
Conhecimento é poder: esta regra é verdadeira para tudo na vida e seu site não é nenhuma exceção. Para otimizar sua presença online, você precisa conhecer seu público e compreender o que ele procura. Isto vai te ajudar a dar forma à sua voz, a focar nas necessidades de seus visitantes, a melhorar seu conteúdo e claro, ao final do dia, se certificar que os motores de busca dão ao seu site o ranking que ele merece. E qual a melhor plataforma para analisar seu tráfego? O Google Analytics!
A gente sabe que alguns de vocês já começaram a suar só de escutar as palavras “Google” e “Analytics” concatenadas na mesma frase. Felizmente, a missão do blog do WIX não é apenas te ajudar a criar um site incrível, com toda a facilidade, mas também ter a certeza de que você consegue dominar todas as ferramentas que vão te ajudar a trilhar esse caminho.
Hoje jogamos uma luz sobre o mundo complexo das estatísticas online e queremos mostrar de uma vez por todas como usar o Google Analytics à perfeição. Um pequeno artigo para você ler, mas um grande salto para a otimização do seu site.
Nota: Quer conectar seu site Wix ao Google Analytics? Veja aqui como fazer.
A primeira coisa que você precisa entender ao analisar seu tráfego: quem são seus visitantes e como estes estão consumindo seu conteúdo. E quem melhor que o Google para dar essa resposta? Na plataforma, você vai encontrar centenas de informações úteis em relação a esse assunto na seção “Público”. A seguir veja uma análise dos diferentes tipos de informação que você pode usar.
Naturalmente, antes de começar a se aprofundar nos detalhes dos seus visitantes, você precisa verificar quanto tráfego está chegando em seu site. Afinal, é assim que você pode determinar o sucesso dele:
Agora que você já conhece todo o panorama é o momento de descobrir o que estas pessoas realmente fazem no seu site. O Google observa atentamente o comportamento do seu público para poder entender a qualidade do seu conteúdo. As observações a seguir são as mais importantes:
Quanto melhores forem estes parâmetros, maior será a probabilidade dos motores de busca considerarem seu conteúdo como valioso e importante – #Sucesso.
Agora vamos para a parte mais séria. Se você quer falar para seu público usando a voz certa, é melhor saber quem ele é. Por exemplo, você fala de uma forma diferente para adolescentes do que fala para os idosos. Você também precisa adaptar para a linguagem local tudo o que escrever. Localizar seu público vai ajudar a focar sua estratégia de marketing na região certa e adequar de forma geral sua identidade visual. O ponto é o seguinte, uma empresa de consultoria financeira em São Paulo vai ter uma aparência totalmente diferente de uma organização que promove a terapia do abraço no interior dos Estados Unidos – sim, sim, isso existe de verdade, pode procurar no Google se quiser. Para se certificar que você está alcançando o público-alvo certo (e fazendo isso da melhor forma possível) há dois parâmetros críticos nos quais você deve dar uma conferida:
Conhecer seu público é muito bom. Saber de onde vêm essas pessoas é ainda melhor. Quando dizemos “de onde vêm” não estamos nos referindo à localização física, ao invés disso estamos falando da fonte online que os levou até seu site. Você é um usuário avançado do Facebook ou um mestre do SEO? Será que é a sua newsletter que está trazendo a maior parte do seu tráfego ou são seus anúncios que estão bombando na Web? Bem, só há um local para encontrar essas respostas: a seção “Aquisição” do Google Analytics. As sete principais fontes de tráfego estão detalhadas a seguir:
Estamos quase lá. Vamos só entender rapidamente a seção comportamento antes de terminarmos. Esta categoria te mostra qual a página do seu site que faz mais sucesso. Será que é a sua página inicial que está fazendo sucesso, ou são seus produtos que estão brilhando? A categoria Comportamento mostra as páginas que estão trazendo tráfego dividido por segmentos. Para os blogueiros, aqui é onde fica o tesouro uma vez que podem saber precisamente quais artigos ou tópicos fazem mais sucesso – a curto e a longo prazo. Compreender quais páginas fazem mais sucesso vai te ajudar a definir como se dedicar a cada parte do seu site e também a refinar seu SEO (Search Engine Optimization, Otimização dos Motores de Busca).
O Google Analytics vai te ajudar a alcançar um nível de precisão que você jamais imaginou. Você pode explorar a seção conversões para determinar as metas para seu site, descobrir quais navegadores ou dispositivos seu público usa ou até ver em tempo real os visitantes que entram e saem do seu site. As possibilidades são quase infinitas!
*Este texto foi publicado originalmente no blog do Wix.
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