Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018
O início do ano é o momento que muitas empresas utilizam para rever suas estratégias, repensar o que não foi tão eficiente e criar ações que tragam melhores resultados. Para quem trabalha na área de marketing digital, esse é um período para entender o que está acontecendo no mercado, observar as tendências e se manter bem atualizado para desenvolver campanhas e ações eficientes.
O ano passado trouxe alguns pontos importantes e estratégicos, sobre os quais as empresas que querem se destacar no mercado em 2018 precisam considerar. Alguns deles são: o crescimento da utilização de chatbots e inteligência artificial pelas empresas, o big data e automação do marketing.
Além disso, a pesquisa “Mobile & Maslow: hierarquia das necessidades do consumidor no digital”, realizada pela ComScore, revelou a preferência dos usuários online pelos dispositivos móveis em diversos países do mundo. Aqui no Brasil o tempo que o indivíduo gasta na internet nesses dispositivos já totaliza 72% do tempo total da navegação. Será que o site da sua empresa é adaptado para dispositivos móveis? Já pensou em criar um conteúdo diferenciado para esse tipo de mídia?
E ainda tem a questão dos influenciadores digitais! Você notou que, nesse ano que passou, muitas organizações recorreram a esse tipo de mídia para divulgar seus produtos e serviços? Essa foi uma alternativa que muitas marcas encontraram para atrair a atenção de novos e atuais clientes. De acordo com o estudo “The State of Influencer Marketing 2018“, realizado pela Linqia, empresa situada em São Fransciso, nos EUA, 39% dos marqueteiros afirmaram que tem pretensão de aumentar o investimento em campanhas de marketing de influência em 2018.
O marketing digital está em evolução constante, trazendo uma série de novidades e ferramentas que podem ser utilizadas pelas empresas para melhorar suas campanhas e seus conteúdos a fim de atrair cada vez mais clientes. Mas com tantas opções de inovar como escolher as melhores?
Veja algumas dicas de especialistas da área de marketing digital que foram publicadas no Hit Search Limited e comece a repensar suas estratégias:
Muito se fala em criar um conteúdo relevante para o cliente, mas para isso, de acordo com Lorrie Hartshorn, freelancer e copywriter especialista em B2B, é preciso levar em consideração a experiência do usuário. Lorrie citou o estudo da Kissmetrics que revelou que a paciência dos internautas com sites que não são otimizados para o ambiente mobile está diminuindo.
Além disso, prezar pela qualidade do conteúdo ao invés da quantidade de posts ou artigos publicados no seu site e levar em consideração as reviews e o conteúdo gerado pelo seu cliente a respeito da sua empresa ou marca, foram outros pontos destacados pela profissional.
Para Tom Bourlet, Senior Digital Marketer, da The Stag Company, o segredo para o sucesso das empresas é pensar em caráter global e tentar se adaptar às mudanças e tendências do mercado o quanto antes. Ele deu o exemplo da tendência da utilização da voz: “Muitos especialistas estão prevendo que 50% das buscas no mobile serão feitas por voz até 2020. Como nós vamos nos adaptar a essa mudança pode ter um impacto pesado nos nossos resultados”. Pense nisso!
Apesar do boom que o mercado de influenciadores teve no ano passado e de pesquisas citarem o crescimento desse mercado, como já mencionei anteriormente, para a especialista em Marketing de Produto, na Voices.com, Cornelia Klimek, a falta de autenticidade dos anúncios propostos pelas marcas e realizados pelos influenciadores pode ser um fator preocupante nessa mídia. Para Cornelia o mais importante, além de inovar na maneira de apresentar um produto ao cliente é mostrar o verdadeiro valor que esse objeto tem. Ruth Fishwick, Content Outreach Executive da Hit Search, também acredita que produzir um conteúdo autêntico, que tenha credibilidade e que transmita opiniões sinceras melhora a visibilidade e a consideração que os clientes tem pela marca.
Dani Peleva, Diretora Geral na Local Fame, comentou: “Ser apenas bom já não é o suficientemente. Ser incrível é o que vai fazer você se destacar dos seus concorrentes”. Com tantas empresas tendo acesso aos mesmos recursos e utilizando técnicas similares, as ofertas e os produtos precisarão ser ainda melhores, serviços únicos e personalizados.
*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital.
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