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[Expo Digitalks] Como se preparar para a Black Friday

*Por Alice Wakai

 

Um mercado que promete movimentar R$ 2,4 bilhões e atrair 80% dos consumidores virtuais. ‘Juntando todos estes dados acreditamos que vamos bater o recorde’, disse Pedro Eugênio, CEO da Eugen.Digital e idealizador da Black Friday no Brasil durante sua palestra no Expo Digitalks 2018.

Foto. Três homens de calças e casacos escuros sentados em um palco. Ao fundo uma platéia e um telão.
Profissionais do mercado digital dão dicas para as empresas que querem se preparar para a Black Friday

 

Para ele, o maior legado da Black Friday foi mostrar o mercado digital para as pessoas. ‘Nunca tivemos tantas pessoas comprando online. Mas mais do que isso, viram a internet como ferramenta de pesquisa para comprar’, disse.

Entre os principais motivos para investir na Black Friday, Eugênio ressaltou o faro de 60% dos consumidores que compraram na Black Friday voltaram a comprar no Natal., estratégias como e-mail marketing para a base inteira, base própria e PPC. ‘O foco deve ser em ações para a segunda venda’, disse Pedro.

Para Denis Casita, da Performaweb, a Black Friday é a porta de entrada para aproveitar o potencial de consumo das datas seguintes como Natal e cybermonday. ‘18% das pessoas que acessarem seu site no Black Friday, podem não comprar na data, mas voltar depois’, disse Casita.

Para André Pazera da NewBlue, se você vende um produto que precisa ensinar e ajudar os consumidores, talvez seja o caso de começar a Black Friday antes. ‘Se for um produto mais comoditizado, como computadores, pode fazer mais próximo da data’, disse Pazera.

Em relação às formas de pagamento, Pazera reforça que talvez não faça sentido oferecer boleto no dia (por conta das fraudes), mas que ‘depende muito de cada negócio porque o boleto é muito forte no Brasil’.

Casita também ressalta a importância de prospectar clientes novos ao longo do pré-Black Friday para não ficar tão ‘refém’ dos altos custos de CCP durante a data. ‘Tenho um perfil mais agressivo e apostaria em ações que vão além da base própria‘, afirmou Casita.

Outro assunto abordado no painel foi como oferecer descontos na Black Friday sem comprometer as estratégias de precificação é valorização de um produto. Para Pedro Eugênio a estratégia deve ser comunicar de forma clara que a marca está praticando um preço muito barato apenas naquele período de tempo. NIKE e Apple são algumas marcas Premium que participam da data e usam desta estratégia e conseguem resultados muito positivos.

*Alice Wakai é jornalista e editora do portal E-Commerce Brasil. Atuou como redatora no Moip
(empresa de pagamentos online).

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