Notícias

Como otimizar seus anúncios no Google Adwords considerando os micro momentos da jornada do consumidor

Milhares de micro momentos são criados dentro da jornada do consumidor, mas o atual desafio do marketing de fato é capturar a demanda

 

Por Gabriela Manzini*

 

Rodrigo Rodrigues, Head do Google Brasil, dá dicas para as empresas utilizarem melhor o Google Adwords

Segundo um estudo da Nokia, confirmado pela T-Mobile em 2013, os usuários de smartphones olham para seus dispositivos em média 150 vezes ao dia. Existem poucos dados atualizados do quanto esse volume aumentou, mas, se ele for proporcional à aquisição de novos celulares, já dá para ter uma ideia, não é mesmo?

O conceito de Mobile First deixou de ser tendência no mundo do Marketing e pensar nas estratégias otimizadas para telas dos dispositivos móveis é essencial. Mais do que isso, por acessar o smartphone tantas vezes ao dia, o consumidor acaba tendo vários “micro momentos” que tem enorme potencial de engajamento em campanhas de marcas.

Pensando nisso, o Head de Soluções de Marketing (GSM) do Google Brasil, Rodrigo Rodrigues, deu dicas de como otimizar anúncios para empresas que trabalham com Google Adwords aproveitarem melhor esses micro momentos. As dicas foram expostas durante sua palestra no Congresso de Vendas do E-Commerce Brasil.

 

Os principais tipos de micro momentos

Ao usar o celular tantas vezes e a todo momento, geramos o que chamamos de micro momentos.” – Rodrigo Rodrigues, Head de GSM Sales do Google Brasil

Segundo o executivo, podemos classificar os micro momentos em quatro grandes grupos:

 

– Momentos relacionados a querer saber algo que ainda não se sabe

– Momentos relacionados a ir a algum lugar

– Momentos relacionados a como fazer algo que não se sabe fazer

– Momentos em que esse consumidor está pronto para converter: ele pode converter na loja, no telefone ou no e-commerce.

 

[Toda essa geração de dados] faz com que tenhamos milhares de interações possíveis com o consumidor e isso torna tudo mais complexo em como colocar cada mensagem em anúncios para cada um desses momentos.” – Rodrigo Rodrigues, Head de GSM Sales do Google Brasil.

 

Hoje, se um consumidor busca algo em casa ou no aeroporto, as informações que aparecem = para ele devem ser diferentes. Peguemos um exemplo: se você está buscando um hotel e buscando destinos nas suas últimas buscas, provavelmente está planejando uma viagem. Se você busca um hotel quando está dentro do aeroporto daquela cidade, provavelmente precisa de um lugar para ficar com mais urgência.

 

As interações com o consumidor seriam diferentes e os anúncios de uma campanha devem ser pensados nessa otimização. Mas como saber em qual micro momento o consumidor está para mostrar a mensagem mais assertiva? Como rastrear isso?

 

Machine Learning

É aí que entra a  Machine Learning. Segundo Rodrigues, o algoritmo do Google já está aprendendo cada uma das nossas buscas. “Ele entende o momento e o local que estamos e projeta as melhores buscas”, contou.

 

“Hoje o Google ja trabalha com machine learning pra melhorar a experiência do consumidor. Você só precisa deixar a informação acessível para o Google puxar isso no seu anúncio.”

 

>> Entenda melhor o que é Machine Learning aqui

 

Como otimizar campanhas no Google Adwords

Sabendo disso, otimizar campanhas de busca nos três pilares abaixo pode te ajudar a capturar melhor o momento do cliente nas campanhas de ads:

 

1 – Anúncios

  • Tenha ao menos 3 opções de anúncios com otimização de cliques ou conversões;
  • Complemente seus anúncios para deixá-los mais relevantes: escolha as extensões certas de acordo com o objetivo do seu negócio.

 

2 – Extensões: trazem mais destaque, eficiência e conversões nos anúncios

  • Aumentam de 10% a 15% a taxa de CTR;
  • Custo menor no clique e cliques mais qualificados: o usuário não precisa navegar tanto para achar o que ele quer.

 

3 – Presença 

Segundo o executivo, quando falamos de busca, o volume já está ali, “você já tem milhares de consumidores buscando o que precisam, você precisa garantir que seja visto para capturar uma dessas demandas”.

  • Uma forma de monitorar isso é via parcela de impressões: o percentual de impressões recebidas por seus anúncios em relação ao número total de impressões que eles podem obter. Como um anunciante orientado para o lucro, você deve procurar maximizar a parcelas de impressões sempre que atingir seus objetivos de ROI (retorno sobre o investimento).

“Aparecer mais vezes não é aumentar budget ou custo por clique. É muito de como a gente torna o anuncio relevante. Isso faz com que a ferramenta priorize o que é relevante para o consumidor também.”

 

Se formos resumir essas três melhores práticas usando Machine Learning, estamos falando basicamente de duas coisas: estar presente nos momentos que importam e criar melhores experiências para os clientes.

 

*Gabriela Manzini é jornalista, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista em Comunicação Corporativa. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital e marketing de conteúdo. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual gerente de Conteúdo do Digitalks.

Comentários

PUBLICIDADE