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Case Melitta: como usar o marketing de conteúdo para criação de experiências

Na Conferência: Content 2018, Isabella Boccara, da Melitta, deu dicas para transformar a experiência dos clientes com o marketing de conteúdo

 

*Por Bianca Borges

 

O marketing de conteúdo tem o poder de aumentar o engajamento, fortalecer o relacionamento entre a marca e o consumidor e até gerar experiências para a audiência da sua empresa. Na Conferência: Content 2018, Isabella Boccara, Coordenadora de Marketing Digital da Melitta explicou como pequenas atitudes podem transformar a experiência dos clientes e enriquecer a jornada do consumidor.

Isabella Boccara, Coordenadora de Marketing Digital da Melitta deu dicas de como utilizar o marketing de conteúdo para criaar experiências relevantes

 

Isabella iniciou sua palestra contando um pouco da história da marca que está presente em 60 países atualmente e enfatizou a importância das marcas contarem histórias:

“São as histórias que nos conectam uns aos outros e constroem as nossas experiências. E as marcas nada mais são do que histórias que geram identificação e associação. Por isso, toda marca precisa ter uma história para contar”.

 

A arte do Storytelling

Mesmo que você tenha apenas uma história para contar, é importante apresentar pontos de vista diferentes como ressaltou a Coordenadora de Marketing Digital da Melitta.

“Tudo mudo o tempo todo. O Snapchat que era uma tendência, hoje quase não é mais acessado. É preciso mudar junto e aprender novas maneiras de contar a nossa história. Estamos em um universo muito inconstante e precisamos nos arriscar com responsabilidade” salientou.

 

Isabela também deu dicas para simplificar e diversificar o conteúdo de uma marca ou empresa. Segundo ela três etapas devem ser seguidas. São elas: fala, ouvir e reagir.

 

FALAR

A Coordenadora de Marketing Digital da Melitta deu o exemplo de conteúdos que a marca fez para o Dia Internacional da Mulher em anos diferentes. Ambos os conteúdos tinham como foco dar destaque para mulheres que fizeram a diferença.

“Fizemos uma live no Facebook denominada “Café com Elas” e convidamos três mulheres que promoveram e inventaram algum tipo de inovação para os seus mercados. Aproveitamos esse conteúdo para fazer vários vídeos curtos e replicar de maneiras diferentes para pessoas que não tiveram acesso à live.  Não dependemos só do formato da live para divulgar esse conteúdo”, reforçou Isabella.

“Café com Elas”, ação da Melitta para o Dia das Mulheres

 

Essa ação foi realizada em 2017 e teve quase 5000 reações (likes, amei, uau) e 12 mil visualizações. Para este ano, a marca desenvolveu um Canvas falando sobre a invenção do filtro de café pela Melitta e também de outras mulheres que inventaram produtos ou serviços que utilizamos até hoje, como a wi-fi por exemplo. Sim a wi-fi foi inventada por uma mulher!

Você pode contar a mesma história várias vezes, de pontos de vista diferentes, expor variações do mesmo tema sem deixar de ser verdadeiro com a sua marca”, salientou Isabella.

 

OUVIR

Ouvir é muito importante, quem ouve conquista intimidade, confiança e se aproxima do seu público-alvo.

Hoje, só 2,5% das nossas menções são negativas porque a gente tem um monte de brandlovers, pessoas que adoram café. E escutamos o que nosso público tem a dizer”, contou a Coordenadora de Marketing Digital.

A marca ou empresa que quer realmente conquistar seus clientes precisa estabelecer diálogos com eles sem ser impositiva. Não adianta produzir conteúdo sobre um produto sem entender o que as pessoas realmente querem saber sobre ele. Como lembrou Isabella:

Não é o que você quer falar a respeito do seu produto que importa é o que as pessoas querem ouvir”.

 

Para exemplificar esse conceito, a Coordenadora deu exemplo dos artistas que faziam arte com filtro de papel Melitta e enviavam para a marca. A empresa decidiu fazer uma exposição desses filtros e divulgar os trabalhos desses artistas, além de publicar fotos nas suas redes sociais.

Se a gente não tivesse ouvido esses artistas que mandaram as artes para o nosso site, como seria?”, indagou Isabella.

Provavelmente, a empresa perderia uma excelente oportunidade de se promover e, ao mesmo tempo, agradar seus clientes.

Durante sua palestra a Coordenadora também lembrou que as informações que uma empresa ou marca precisam, às vezes, estão mais acessíveis do que pensamos.

“O seu SAC está ouvindo o seu cliente o dia inteiro, mas será que você presta atenção nas informações que o seu cliente te dá? Não descarte essa opção. Não gaste rios de dinheiro com pesquisa milionárias, as informações que você precisa podem estar mais acessíveis do que você pensa”.

 

REAGIR

Após estabelecer uma comunicação diferenciada com seu cliente e aprender a ouvi-lo é hora de reagir.

Nesse ponto da palestra, Isabella deu o exemplo de algumas ações que a marca fez para aumentar sua interação com o consumidor. Um desses cases foi o de uma cliente da Melitta que perdeu seu irmão precocemente. A marca decidiu enviar um kit de produtos da marca com um porta retrato que continha uma foto da menina com seu irmão. A resposta foi bem positiva.

No final da palestra, Isabella salientou que as marcas e empresas precisam pensar fora da caixa para envolver seus clientes e conquista-los definitivamente. “Você pode fazer entretenimento disfarçado de propaganda ao invés de fazer propaganda disfarçado de conteúdo”, finalizou.

 

*Bianca Borges é jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Analista de Conteúdo no Digitalks, também tem experiência nas áreas de assessoria de imprensa e gestão de mídias sociais. Gosta de escrever sobre diversos assuntos mas, atualmente, seu foco é o Marketing Digital. 

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