Notícias

CASE de grande rede farmacêutica mostra como é possível aumentar o ROI em um curto espaço de tempo

Performance e inovação são fatores que contribuíram para aumentar o retorno sobre os investimentos em 110% em 5 meses

 

O Grupo DPSP, segunda maior rede varejista de farmácias do Brasil e 7ª maior rede de varejo do país, em parceria com a Vitrio, agência full service com foco em performance, conseguiu aumentar a rentabilidade e receita de sua loja online, atingindo um retorno sobre o investimento (ROI) 110% maior em apenas 5 meses.

 

As estratégias

Como estratégias para conquistar esse objetivo, a Vitrio inicialmente corrigiu as tags de mídia e implementou o Enhanced Ecommerce do Google Analytics, que possibilita a visão funil de conversão e jornada de compra por produto ou categoria. Além disto, foram incluídas métricas offline, que permitiram uma visão 360º da campanha e facilitou a compreensão do modelo de atribuição das mídias.

Também foram feitos ajustes para “quick wins”, assim, foi possível reverter o cenário em apenas 15 dias de operação e consolidar os resultados a partir do segundo mês. Com o aumento da receita e melhora no ROI a implementação de novos canais no mix de comunicação permitiu um crescimento escalável com performance.

 

Os resultados

A receita do Grupo DPSP em e-commerce cresceu 32% e a rentabilidade do mix de mídia superou 110%, atingindo as melhores métricas históricas do ROI. Estes indicares são recordes históricos, superando as marcas da Black Friday de 2016:

 

“Ter uma visão 360º e entender modelos de atribuição e jornada de compra é essencial para otimizar as campanhas. A análise de dados e a cultura de performance garantem resultados e planejamentos mais precisos, possibilitando um crescimento consciente das ações de marketing” explica Gerson Ribeiro, sócio-diretor da Vitrio.

 

Outro fator determinante para o sucesso é entender o mercado e suas oportunidades, assim o Grupo DPSP está realizando o piloto do pick-up store, formato em que o cliente compra online e retira na loja física. O formato atende ao público que demanda de praticidade e conforto para uma compra.

O case da DPSP e Vitrio foi apresentado no VTEX Day 2017, maior evento de varejo multicanal da América Latina.

 

Comentários

PUBLICIDADE