Segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Com o intuito de facilitar o uso de ferramentas de anúncio e aproximar empresas de clientes, o Mercado Livre Publicidade – que comercializa e gerencia campanhas de branding e performance para vendedores e integradores – anunciou recentemente a abertura de APIs de publicidade (Interface de Programação de Aplicativos) para quem usa a plataforma.
API é um conjunto de rotinas e padrões de programação que dão acesso a um aplicativo de software ou plataforma baseado na Web. “Quando anunciantes e marcas usam essas ferramentas de publicidade, eles se apropriam da tecnologia mais avançada em segmentação e utilizam isso na hora de compor sua estratégia de mídia, o que agrega valor à experiência de compra do usuário. Todo o algoritmo da solução de publicidade foi pensado e desenhado com foco em comportamento de compra alinhado a seus interesses, hábitos e perfil, de modo que a oferta seja cada vez mais personalizada e relevante dentro do ambiente de navegação do Mercado Livre”, explica Alexandra Mendonça, Head de Mercado Livre Publicidade.
Essa ação, além de permitir que os vendedores impulsionem suas vendas, e alcancem mais facilmente os 23 milhões de compradores que acessam o Mercado Livre, também é relevante para os profissionais de marketing, propaganda e TI.“A abertura de uma plataforma através de APIs possibilita integrações diversas e até inimagináveis, uma vez que a criativa será o limite. Essa iniciativa abre portas para a automatização do processo de criação de anúncios, bem como a integração automatizada a partir de eventos em outras plataformas, como o acesso a determinadas páginas, aberturas de e-mail, produtos em carrinho e etc”, esclarece Leandro Vieira, CEO da APIKI
A estratégia do Mercado Livre Publicidade leva em conta que 62% das pequenas e médias empresas da América Latina já usam algum tipo de publicidade online.
“A ideia de abrir essas ferramentas de programação faz parte da nossa missão de oferecer soluções para facilitar a vida dos vendedores e integradores que desejam ampliar seu potencial na hora de promover os anúncios dentro da plataforma, além de otimizar suas campanhas de mídia de forma simples. Com isso, as plataformas de integração terão acesso a essas ferramentas, proporcionando aos vendedores do Mercado Livre que estiverem conectados a elas, a possibilidade de utilizar as soluções de publicidade ainda mais automatizadas com o processo total de gestão das suas lojas online”, complementa Alexandra.
Os anunciantes no Mercado Livre podem utilizar os Product Ads de forma escalável com as APIs, a fim de obter mais visitas e vendas. Assim, novos vendedores, ou aqueles que estão lançando novos produtos, poderão concretizar as primeiras vendas mais rapidamente. No caso de vendedores e lojas oficiais que já comercializam há bastante tempo dentro da plataforma, eles conseguirão potencializar o desempenho de seus anúncios e aumentar suas vendas. Tudo isso por meio dos planos em que os clientes definem o custo por clique, de acordo com o número de vezes que o anúncio aparece.
Comentários