Terça-feira, 16 de outubro de 2018
Falta um pouco mais de dois meses para o período de pico do Natal, quando os varejistas começam as campanhas natalinas e fazem as melhores ofertas do ano. No entanto, as compras de Natal já começaram no Pinterest. É isso mesmo: nessa rede social, as pesquisas e os Pins salvos relacionados ao Natal já começam a aumentar desde setembro. De acordo com os dados do próprio Pinterest, os usuários iniciam a busca por produtos duas vezes mais cedo do que em outras plataformas.
Por que isso acontece? Porque os consumidores usam o Pinterest para ajudá-los a decidir o que comprar, a escolher o presente de Natal perfeito e a encontrar receitas características da época. O melhor é que a maioria das ideias inspiradoras que as pessoas encontram no Pinterest vem de marcas. Inclusive, 87% das pessoas no Pinterest dizem que as marcas ajudam a encontrar os produtos certos para o Natal, e 9 em cada 10 usuários usam a plataforma para tomar decisões de compra.
Veja sete maneiras fáceis para alcançar mais consumidores no Pinterest neste Natal:
A ferramenta de informações sobre o público (acessível para perfis comerciais) permite que as empresas saibam o que as pessoas pesquisam e salvam. Também é possível encontrar dados sobre idade, gênero, local e dispositivo usado pelo público para ajudar a decidir quais produtos devem ser exibidos na plataforma.
Como os compradores de Natal usam o Pinterest principalmente para descobrir novas ideias, é importante compartilhar conteúdo relacionado à temporada mais cedo do que em outras plataformas. Assim, as empresas podem alcançar as pessoas quando elas começarem a fazer listas de presentes, antes mesmo de decidirem a marca ou o produto. Isso aumenta as chances de os usuários lembrarem essas empresas quando estiverem prontos para fazer compras. Como regra geral, o conteúdo relacionado ao Natal deve ser compartilhado no Pinterest de dois a três meses antes do pico de final de ano.
As empresas podem aumentar a relevância dos Pins ao destacar o conteúdo da temporada ou mostrar como o produto se encaixa na vida diária dos compradores durante a época de Natal. Os Pins com conteúdo relacionado a esses momentos costumam gerar um aumento de 22% nas vendas. Veja um ótimo exemplo de um Pin de final de ano.
Os celulares estão muito presentes na vida das pessoas, então, como era de se esperar, 80% dos usuários preferem usar o aplicativo do Pinterest. Ao gerar conteúdo de Natal, as empresas devem priorizar os dispositivos móveis e adaptar o tamanho da fonte para garantir que o Pin seja legível em telas pequenas. As dimensões ideais são de 1000 x 1500 pixels, ou uma proporção de 2:3.
É fato: os Pins que incluem texto descritivo sobre uma imagem costumam levar a um aumento de 6% nas vendas em comparação com os que simplesmente exibem uma foto padrão de banco de imagens. Com sobreposições de texto, é mais fácil que os usuários entendam os recursos exclusivos dos produtos à venda neste Natal. Adicionar cabeçalhos, subtítulos, anotações ou adotar uma abordagem criativa para o texto e a imagem deixa os Pins mais interessantes. É importante que o texto seja claro, resumido e relevante.
Quer saber a receita infalível das marcas e produtos que fazem sucesso nesta época? Mostrar informativos criativos. As imagens nos Pins devem ajudar as pessoas a entender porque um produto ou marca é ideal para elas (ou para quem ganhará o presente).
O Pinterest descobriu que a consistência melhora o desempenho: os Pins que levam a páginas de destino com imagens semelhantes costumam aumentar as vendas online em 13%. Para as empresas, é importante que o site acessado a partir do Pinterest tenha a mesma aparência do Pin que recebeu o clique do usuário.
Comentários