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Pinterest: como ele pode alavancar seu e-commerce

Veja algumas dicas de como utilizar o Pinterest para aumentar as suas vendas online

 

Por *Thiago Mazeto para o E-commerce Brasil

 

Foto. Mão segurando um celular branco. Na tela está a página de login do Pinterest. Do lado esquerdo tem um fone de ouvido branca e do lado direito uma xícara branca com café.

Nem tão famoso como o Facebook e um pouco mais velho que o Instagram, o Pinterest é uma das redes sociais que mais cresce em número de usuários no mundo — mesmo não sendo nenhuma novidade na web. E não é para menos!

Longe da onda de grandes nomes (como o agora famosíssimo Snapchat), esse projeto ganha pontos por apresentar funções diferentes, bem úteis para quem gosta de tirar, colecionar e procurar fotos na internet.

Mas será que tem como usar o Pinterest no e-commerce? Claro que sim! E é para comprovar que resolvemos separar aqui algumas dicas de como fazer isso.

 

Entenda as diferenças

Uma rede social em que o usuário pode publicar suas fotos, repostar as publicações de terceiros e ainda curtir a dos amigos: em um primeiro momento, a definição do que é o Pinterest e do que é o Instagram parece ser idêntica. No entanto, é quando olhamos para tudo mais de perto que conseguimos ver as grandes diferenças.

E a primeira que podemos citar são os boards, quadros para os usuários colocarem seus grupos de fotos. Ao contrário do que acontece no Instagram, onde só existe um único quadro de fotos para cada usuário (aquelas enviadas por ele mesmo para o perfil), no Pinterest é possível fazer vários quadros com temas diferentes.

Além disso, o perfil de quem acessa essa rede também é levemente diferente. No Pinterest, boa parte do público procura por imagens que ensinem a fazer alguma coisa, deem dicas e até mesmo mostrem detalhes a respeito de um produto. Isso sem falar dos números relacionados à quantidade de usuários e estilos.

 

Os números do Pinterest

De forma global, hoje o Pinterest conta com mais de 100 milhões de usuários ativos. Desses, pelo menos 1,3 milhão se encontra na América Latina, chegando a mais de 360 mil o número de brasileiros desse total. E um detalhe: a maioria do público do Pinterest é de mulheres. Achou esses números impressionantes? Pois saiba que foi tudo isso que fez com que o valor da rede batesse na casa dos 11 bilhões de dólares em 2015, segundo o New York Times.

 

Os tipos de uso

Trabalha com moda ou vende produtos de beleza no seu e-commerce? Então você tem muito a lucrar com o Pinterest já de cara. Isso porque, dos segmentos mais procurados na rede, o de moda mostrou maior engajamento, com nada menos que 6 milhões de postagens. Mas é claro que ele não está sozinho nessa! Fotos e receitas de comidas e bebidas, bem como boards relacionados à tecnologia são os mais populares na rede quando olhamos os números de uma forma mais ampla.

 

Crie muitos boards

Agora chega de dados sobre o Pinterest e vamos ao que realmente interessa: descobrir como usar essa rede para de fato alavancar os resultados da sua loja virtual. Começando por essa dica, que parece ser óbvia, mas não é tanto assim. Ainda que os boards sejam o carro-chefe do Pinterest, é preciso fazer mais que um ou 2 para gerar engajamento com a marca.

Então anote aí: crie vários quadros diferentes, sobre categorias e produtos diversos, aproveitando para usá-los como grupos de imagem daquilo que você vende online. E isso nem é difícil de fazer, viu? Basta acessar a página de desenvolvimento do Pinterest e dar uma olhada em como usar a API do sistema deles em seu site.

 

Publique fotos de qualidade

Publique fotos de qualidade e que possam mostrar ao seu público detalhes do produto. Lembre-se, o consumidor digital não tem a possibilidade de compra por toque e visão como o consumidor físico. Por isso, ele precisa ser convencido que aquela versão digital será tão incrível quanto ele imagina quando chegar em sua casa.

Fotos que mostrem texturas, cores, modo de fabricação e todos os detalhes do produto que podem fazer a diferença na hora da compra podem ser a diferença entre despertar o interesse do cliente ou não.

 

Mantenha a frequência

Publicar uma foto agora e outra só daqui a 20 dias? Sem essa! Quando o assunto é comunicação, seja ela on ou offline, tudo em gira de alcance e frequência. E é impossível que um exista sem o outro. Por isso, publique com bastante frequência para aumentar o número de seguidores e, assim, aumentar também o alcance das suas postagens — consequentemente, da sua marca.

 

Aposte no cobranding

Vende TVs no seu e-commerce? Então que tal fazer uma parceria com uma empresa de móveis de madeira para que ele faça um board anunciando seus produtos e você, os dela? Vende roupas? Então faça a mesma coisa com alguns modelos! Trabalhar o cobranding no Pinterest é uma ótima maneira de aumentar seu público e ainda criar uma boa relação com parceiros comerciais.

 

Invista também no lifestyle

Já falamos sobre como vale a pena investir em branding e design para e-commerce. E uma maneira bem interessante de fazer isso é criando boards com dicas de lifestyle que envolvam seus produtos — sejam eles eletrônicos, roupas, alimentos saudáveis, equipamentos de academia, equipamentos para carros, produtos para cozinha ou móveis para sala e quarto. Dê dicas sobre como o possível cliente pode aproveitar seus produtos no dia a dia!

 

Capriche na curadoria

Com milhões de usuários ao redor do mundo, o que não falta no Pinterest é gente postando e repostando fotos e vídeos de alta qualidade. Por isso, seja bastante exigente na hora de publicar suas imagens, ainda que elas não sejam necessariamente suas. Capriche na curadoria, buscando apenas aquilo que for interessante e útil para sua audiência.

Para entender de uma vez por todas por que você não deve publicar qualquer coisa no seu perfil, lembre-se de que o que está em jogo aqui é sua imagem, a capacidade de a sua marca se tornar referência no mercado. Então pense 2 vezes antes de sair publicando tudo o que vê pela frente, ok?

Pronto! Agora você já sabe como usar o Pinterest no e-commerce para promover seus produtos, gerar engajamento com a audiência e até fazer uma média com os parceiros de negócio. Então separe suas melhores fotos e comece agora mesmo a criar seus boards de sucesso nessa rede tão querida por milhões de usuários!

 

*Artigo escrito por Thiago Mazeto que é Gerente de Marketing da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb. Este artigo foi publicado originalmente no portal do E-commerce Brasil. 

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