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5 tendências digitais para acompanhar em 2018

Descubra quais são as principais tendências digitais que irão marcar 2018 e prepare-se para incluí-las na sua estratégia de marketing

 

Nos dias atuais, as tendências digitais são irreconhecíveis daquilo que eram há cinco anos. Hoje, 60% dos clientes esperam um acesso mais simples ao suporte online, e 29% esperam por experiências consistentes entre os canais. Em 2012 a AdAge indicava grupos do Facebook, Google Wallet e ferramentas de localização como tendências digitais “prontas para chegar ao mercado”. As conversas atuais giram em torno de avanços como inteligência artificial, chatbots e realidade virtual. E elas provavelmente serão muito diferentes nos próximos cinco anos.

Essas tendências inconstantes não apenas refletem as novas ferramentas e tecnologias disponíveis, como indicam uma mudança na forma como os consumidores se comportam no ambiente online, bem como o que esperam das marcas. Por isso, é muito importante que os profissionais de marketing estejam a par de todas as inovações digitais  e prontos para abraçar as novas tendências com antecedência. Com isso em mente, a Sprinklr compartilha as cinco tendências digitais para acompanhar em 2018:

 

1 – Chatbots são o início de uma nova era de atendimento ao cliente

Não é possível discutir o futuro da interação com os clientes sem mencionarmos os chatbots. Ao coletar informações pessoais e histórias de soluções, os bots podem cumprir ordens simples, oferecer ajuda personalizada e enviar mensagens automáticas para acompanhar os clientes. Hoje eles oferecem suporte rápido e simples aos clientes, ajudam as marcas a automatizarem diversas soluções de atendimento e permitem que os representantes humanos cuidem de problemas mais complexos.

Em 2016, grandes marcas como NBC, Uber e Sephora lançaram seus próprios chatbots para apps de mensagens, como Facebook Messenger, Slack e LINE. Atualmente cerca de 90% dos clientes globais desejam utilizar mensagens para interagir com as empresas. De agora em diante, os bots devem ficar ainda mais eficientes: o machine learning (aprendizagem de máquina, em tradução livre) aperfeiçoará as experiências de conversas e os bots serão integrados às casas, assim como o Amazon Echo e o Google Home. Além disso, a previsão é de que em 2019 mais de 10% das contratações de TI na área de atendimento ao cliente irão principalmente escrever scripts para interações dos chatbots.

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2 – Plataformas interativas “voice-first” ajudam os clientes a ficarem com as mãos livres

Para alcançar clientes em movimento ou enquanto realizam múltiplas tarefas, os profissionais de marketing começarão a se adaptar às plataformas “voice-first“. Afinal, as pessoas não precisam parar o que estão fazendo para pegar o telefone ou sentar-se ao computador. Com a tecnologia de voz ativa, eles poderão concluir tarefas digitais enquanto dirigem, se exercitam ou socializam.

Até 2020, plataformas de informações baseadas em diálogos, como Google Home e Amazon Echo, provavelmente se tornarão mais populares, e cerca de 20% de todas as interações por smartphone serão concluídas através de um assistente pessoal virtual. Experiências do usuário sem toques também estarão disponíveis em dois bilhões de dispositivos e programas de Internet das Coisas (IoT).

 

3 – Inteligência artificial oferece experiências mais personalizadas

Quanto mais as empresas aprendem sobre seus clientes, melhores experiências podem entregar a eles. Entretanto, se as marcas puderem automatizar esse processo, elas poderão oferecer experiências mais personalizadas em escala. É desta forma que a inteligência artificial é uma tendência a ser acompanhada.

A expectativa é que até 2020 os principais fabricantes de dispositivos móveis se voltarão à inteligência artificial para diferenciar suas ofertas. Seguindo além, em 2021 estima-se que 30% do crescimento da nova receita líquida das soluções específicas do mercado incluirão tecnologia de IA. Essas ferramentas permitirão que as empresas executem assistentes virtuais, reúnam insights com antecedência e automatizem programas e máquinas.

>>2018 será mesmo o ano da Inteligência Artificial

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4 – Realidade aumentada transforma o mundo a nossa volta

A realidade aumentada pode soar complexa, mas já faz parte do cotidiano de muitas pessoas. Filtros do Snapchat, por exemplo, utilizam a tecnologia de realidade aumentada para rastrear o rosto e o movimento das pessoas e sobrepô-los com imagens. Além disso, o Pokémon Go levou a realidade aumentada às massas, transformando as casas, vizinhanças e cidades das pessoas em paisagens repletas de Pokémons.

Essas tecnologias permitem que as pessoas mapeiem programas digitais ao mundo a sua volta, abrindo um universo de novas oportunidades interativas. E elas não irão diminuir tão cedo. A Microsoft está apenas começando com sua HoloLens, um computador portátil que permite às pessoas interagir com hologramas ao redor delas. E a Apple acabou de anunciar o ARKit, um programa que permite que desenvolvedores de software criem experiências de realidade aumentada para iPhone e iPad.

Além disso, dados confirmam que até 2021, 100 milhões de consumidores farão compras utilizando a realidade aumentada, fato que coincidirá com mais vendedores incorporando a tecnologia em suas lojas para tornar a jornada do comprador ainda mais integrada e intuitiva.

 

5 – Gastos com anúncios no ambiente social media superam gastos com TV

Por meio da publicidade no ambiente social, profissionais de marketing podem alcançar audiências segmentadas em suas plataformas favoritas no momento ideal. Como resultado, os gastos com anúncios digitais superaram os gastos com TV pela primeira vez em 2016 e a expectativa é que essa diferença seja ampliada. Conforme as redes sociais aprimoram suas segmentações e análise – e os clientes continuam utilizando essas plataformas – os gastos com anúncios digitais apenas aumentarão nos próximos anos.

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