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Setor automotivo: aumento de leads no mobile sinaliza a importância da Experiência do Consumidor

Relatório “The Automotive Industry Report”, realizado pela IgnitionOne, revela que mais de um terço de todo o tráfego de sites automotivos é relacionado a SUVs

 

A IgnitionOne, fornecedora global de tecnologia de marketing e análise de dados com foco na indústria automotiva, identificou uma tendência crescente nas principais conversões em dispositivos mobile, ao mesmo tempo em que os leads de desktop continuam a diminuir. Esta é uma das conclusões do estudo “The Automotive Industry Report – Q4 2017”, que destaca os principais benchmarks da indústria no quarto trimestre de 2017. O documento mostra também que, pela primeira vez, mais de um terço do tráfego de todo o setor automotivo estava relacionado a SUVs.

Para os comerciantes de marcas automáticas envolvidos em estratégias omnichannel e cross-device, os insights do estudo sobre conversão de leads no mobile são especialmente relevantes e mostram que:

  • As conversões do consumidor via celular cresceram 25% mais no quarto trimestre do que nos primeiros três meses do ano.
  • No decorrer de 2017, os leads provenientes de desktops entraram em declínio, caindo 15% em relação ao primeiro trimestre.

 

Em relação às tendências de engajamento, foi observado que:

  • O engajamento geral diminuiu no quarto trimestre, mas o tráfego dos sites aumentou.
  • O tráfego global e o engajamento relacionado a carros compactos diminuíram.
  • O crescimento do tráfego relacionado aos SUVs ocorreu em meio a um declínio no interesse exibido para carros mini, pequenos e médios.
  • Houve mais interesse pelos SUVs do que nesses três segmentos combinados, já que sua parcela de tráfego caiu de 40% (1º trimestre) para apenas 34% no últimos três meses de 2017.

 

Em relação às tendências de mobile neste mercado, os indivíduos adultos dos EUA acessaram a internet em seus dispositivos móveis por mais de três horas diárias em 2017, em comparação a apenas mais de duas horas em computadores desktop ou laptops, de acordo com a consultoria eMarketer. Como o tempo gasto no celular continua a superar aquele de uso dos desktops, os comerciantes de automóveis devem esperar que essa tendência de conversão continue ao longo de 2018, o que representa uma poderosa oportunidade de usar dados para nutrir e otimizar a jornada do consumidor.

 

>> Entenda o papel dos dados na jornada do consumidor moderno

 

A tendência do tráfego observada no estudo cria uma oportunidade clara para os fabricantes aproveitarem seus dados proprietários (first party data) para a personalização de sites e de estratégia de mídia. Ao adaptar e personalizar suas páginas para a entrega de mensagens relevantes para os visitantes mais engajados, os fabricantes podem otimizar seus gastos, direcionando-o com maior precisão e aumentando as conversões ao longo do ano. E, finalmente, as tendências de tráfego e engajamento relacionadas aos carros compactos, para os quais as vendas já começaram a diminuir, podem ser um presságio de uma tendência duradoura para 2018.

Os dados revolucionaram o marketing em vários mercados verticais voltados para o consumidor, e o automóvel não é exceção. Com o aumento do acesso aos dados de comportamento do consumidor, os profissionais de marketing estão preparados para entender melhor exatamente como seus clientes-alvo interagem e se engajam online com suas marcas e modelos através de múltiplos canais“, afirmou Will Margiloff, CEO da IgnitionOne.

Os resultados do quarto trimestre de 2017 mostram claramente o caminho que os profissionais de marketing devem percorrer não apenas para engajar os consumidores por meio de canais que refletem seus estilos de vida cada vez mais voltados ao mobile, mas também para impulsionar cada passo de suas jornadas em direção a uma compra. O novo arsenal baseado em dados 1:1 mostra seu poder por meio da personalização experiencial em cada ponto de contato e também por conteúdo personalizado, personalização de site e muito mais”, comentou Margiloff.

De acordo com Rachel Pierson, diretora global de contas automotivas estratégicas da IgnitionOne, as tendências do consumidor de automóveis  estão mudando em ritmo acelerado conforme as suas necessidades e a situação da economia. A diretora ainda salientou que os donos de concessionária, junto com a equipe de marketing, precisam ajustar as estratégias de segmentação para alavancar essa visão com base nos objetivos de vendas com inventários de modelos já existentes e novos.

“A disponibilidade de dados oportunos permite que os comerciantes tomem decisões estratégicas sobre quais modelos privilegiar dentro de seus planos de marketing”, finalizou Pierson.

 

Metodologia do estudo

 Com base em dados first-party coletados de mais de 350 fabricantes de automóveis e sites de concessionários em mais de 50 países, o documento “The Automotive Industry Report – Q4 2017” analisa as tendências globais e da indústria automotiva, incluindo visitas a sites, engajamento dos visitantes, sinais de intenção de compra e leads cumulativos. Os modelos proprietários da IgnitionOne Score ™ definem, em tempo real, a propensão para converter um visitante de um site, ao explorar como eles estão engajados com o site, modelos de carros, produtos e ofertas da marca automotiva que visitam.

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