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[Missão Digitalks] Omnichannel e mobile serão foco do mercado brasileiro de meios de pagamento digital

No primeiro dia de visitas da Missão Digitalks “Silicon Valley Digital Mission 2017”, nosso grupo visitou PayPal, Apple e Facebook; confira esta imersão.

 

Por Gabriela Manzini e Rafael Soares*

 

Nesta segunda-feira, 04 de dezembro, no primeiro dia de visitas da Missão Digitalks à região de São Francisco, a Silicon Valley Digital Mission 2017, nosso grupo visitou a sede do PayPal no Vale do Silício, o Apple Park Visitor Center, futuro novo escritório da ‘maçã mais famosa do mundo’, e deu sua passada no complexo do Facebook.

“Partiu Missão Digitalks”: grupo da Silicon Valley Digital Mission sai para seu primeiro dia da visitas. FOTO: Rafal Soares, Digitalks.

 

No clima do Vale: um pouco da cultura

Nosso correspondente para o Digitalks, Rafael Soares, Head de Eventos da empresa, contou um pouco de como foi o clima da visita: “Conhecemos as instalações, que possuem um clima típico do Vale. Cafeterias, lanchonete, academia, quadra de tênis, ping-pong e ainda uma horta comunitária. Todas as frutas oferecidas aos funcionários são de produtores locais. Logo em seguida, fomos para a área de Showcase, que é um espaço que simula todas as soluções de pagamento deles. Tem uma hamburgueria, uma sala com desktop, uma loja de churrasqueiras e muito mais”.

 

Missão Digitalks: grupo da Silicon Valley Digital Mission 2017 reunidos na frente da sede do PayPal, no Vale do Silício. FOTO: Rafael Soares, Digitalks.

 

Missão Digitalks: grupo da Silicon Valley Digital Mission 2017 conhece o ambiente do PayPal, no Vale do Silício, com palestra e recepção exclusiva. FOTO: Rafael Soares, Digitalks.

 

Foi neste segundo espaço que o grupo pode não só conhecer as mais novas tecnologias do PayPal e entender como é feita a segurança das transações, mas também participar de uma palestra e bate papo com um dos funcionários representantes da empresa, que nos recebeu exclusivamente. Puderam ainda verificar alguns exemplos das soluções oferecidas – como envio de dinheiro para o exterior com taxas baixas, diretamente para um banco ou para ser retirado em um ponto, como uma loja de conveniência, para quem não tem conta – e descobrir algumas novidades, tendências e direcionamentos para o mercado de meio de pagamento digital brasileiro.

“O grupo gostou muito da apresentação. Conseguiram ver as infinitas possibilidades que o pagamento digital pode oferecer e com uma segurança maior do que os meios tradicionais”, contou Rafael Soares, Head de Eventos do Digitalks e correspondente dessa Missão Digitalks para o Vale do Silício.

Matheus Del Valle, da Tecnofit, que está em nosso grupo concordou: “pudemos acompanhar o quão agressivos são na parte de novidades e no mercado deles.

 

Omnichannel e mobile para meio de pagamentos digitais

Mobile foi um dos pontos mais interessantes levantados na visita. O recurso vem evoluindo dentro do setor de meios de pagamentos, o que vale ficar de olho para os próximos passos para quem trabalha com marketing digital e utiliza essa tecnologia por aqui. Nosso correspondente relatou com exclusividade para o portal Digitalks algumas soluções que são novidade na empresa:

“O sistema de pagamento por app que não precisa de NFC é operado por Bluetooth – funciona em testes no Brasil nos postos Shell – e a maior novidade, que só funciona nos EUA, uma rede social de pagamento, onde as pessoas podem enviar dinheiro uma pra outra, juntar dinheiro pra algo, dividir contas. Está sendo massivamente usado pela nova geração para diversas situações, até pra dividir aluguel e enviar para o proprietário do imóvel. A solução chama Venmo” – Rafael Soares, Head de Eventos no Digitalks.

Para Natalia Tukoff, gerente geral de Web e E-commerce na PagSeguro, empresa do grupo Uol, essa era uma das visitas mais esperadas, pois era a que a mais se aproximava do universo de seu atual trabalho. Ela comentou que fez uma pergunta para o palestrante sobre a evolução do omnichannel e como eles enxergam essa questão por lá, uma vez que o praticam de forma “bem real para todos os compradores” e considera que ainda faltam iniciativas que realmente “decolem” no segmento aqui no Brasil.

“Eles estão bem alinhados com o que a gente também pensa, que para a solução de omnichannel funcionar deve estar ligada ao smartphone, ou seja, ao device. Essa que vai ser a grande diferença: ao invés de encontrar soluções de dispositivos disruptivos novos, é o smartphone que vai ser o cartão, a maquineta, o recebimento a compra online e offline. Tudo concentrado em um único aparelho que já está com o usuário.” – Natalia Tukoff, gerente geral de Web e E-commerce na PagSeguro.

E concluiu: “A indústria do meio de pagamento aqui está alguns passos avançados em relação ao Brasil, isso nos permite ter uma visão com previsibilidade de como vamos caminhar, claro, adaptando algumas questões de tropicalidade que, para o brasileiro, sempre existirão, como pagamentos em boletos e parcelamento

 

Apple Park Visitor Center e Facebook

A segunda parte deste primeiro dia de visitas foi no Apple Park Visitor Center, um complexo “criado para ilustrar a intenção de construir um parque executivo que se encaixa na paisagem natural”, segunda a própria Apple.

Segundo nosso correspondente, o Apple Park será o novo escritório da marca, que está sendo transferido para lá.

O Visitor Center carrega os princípios inovadores do Design, DNA da marca reconhecido pelos consumidores, e é super recente, tendo sido inaugurado agora em novembro. Possui produtos de merchandising exclusivos, como camisetas, bonés, bolsas, e uma maquete real do campus, que é toda em branco e com realidade aumentada.

“Em um iPad, conseguimos ver como ele [novo escritório da Apple] será quando estiver pronto, em diversas horas do dia, e como o clima, vento e sol, influenciam o prédio. O vento passa sem afetar a natureza e o sol é aproveitado para energia”, comentou Rafael Soares, Head de Eventos no Digitalks e correspondente desta Missão Digitalks 2017 para o Vale do Silício.

Do terraço, é possível avistar o prédio principal e algumas das mais de 9 mil árvores nativas da região.

Vista da chegada ao Apple Park Visitor Center pela rodovia. FOTO: Rafael Soares, Digitalks.

 

Vista do terraço no Apple Park Visitor Center. FOTO: Divulgação Apple.

 

Uma passadinha rápida pelo complexo do Facebook marcou o final deste dia cheio de conhecimento.

Missão Digitalks: grupo da Silicon Valley Digital Mission 2017 reunidos na frente do famoso símbolo do Facebook. FOTO: Rafael Soares, Digitalks.

 

Missão ao Vale do Silício

Poder visitar e conversar com PayPal, que é uma referência mundial em pagamentos, certamente nós estaríamos bem perto das questões que afligem o setor no Brasil. O grupo é um grupo muita bacana e heterogêneo, a experiência está sendo muito rica e que vai deixar saudades“, comentou Natalia Tukoff, gerente geral de Web e E-commerce na PagSeguro, com nossa reportagem.

 

Trabalha com Marketing e Digital e tem interesse em visitar empresas do Vale do Silício, principal pólo de inovação do mundo? 

Saiba como estar no próximo grupo selecionado pela Missão Digitalks AQUI.

 

* Gabriela Manzini é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, trabalha com comunicação há nove anos e é especialista pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Cásper Líbero. Atua hoje com comunicação estratégica, marketing digital, especialmente marketing de conteúdo e inbound. Em suas passagens por agências de comunicação e marketing, já atendeu clientes como Microsoft, Philco, Wacom Brasil, Toshiba Brasil, Citibank, Credicard Hall, Omron, Internacional Shopping Guarulhos, e os cantores Fábio Jr. e Paula Lima. Na área corporativa, trabalhou no departamento de marketing da Shoestock e é a atual Head de Conteúdo do Digitalks, empresa do grupo iMasters, referência em marketing digital no Brasil. Possui ainda expertises em planejamento estratégico, design thinking para inovação, comunicação interna e endomarketing, além de prestar consultoria em mídias sociais para pequenos negócios.

 

*Rafael Soares é o atual Head de Eventos do Digitalks. Formado em Design e Cursando MBA em Marketing, possui grande experiência em Marketing e Eventos. 

 

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