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Queda de 15% na utilização de E-Mail Marketing foi apurada em pesquisa inédita sobre o tema

A segunda edição do estudo sobre “O futuro do E-Mail Marketing” retrata a realidade do mercado brasileiro em relação ao uso da ferramenta pelos profissionais de marketing

 

Profissionais de marketing de todo o Brasil participaram de uma pesquisa sobre O futuro do E-Mail Marketing, realizada entre os dias 12 e 23 de abril, com o intuito de entender as mudanças de comportamento na utilização da ferramenta comparadas ao mesmo período em 2017, quando aconteceu o primeiro estudo. Em sua segunda edição no Brasil, a pesquisa foi realizada pelo Digitalks, em parceria com o Opinion Box, e apresentada durante o Fórum de Marketing Digital, no Rio de Janeiro, no dia 5 de junho.

Foram realizadas 733 entrevistas e a margem de erro da pesquisa é de 3,6 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Apesar de ainda ter destaque como ferramenta, foi identificada uma queda de 15% na utilização do e-mail marketing pelos profissionais. Por outro lado, cresceu em 6% o número de pessoas que conhece a ferramenta, mas nunca a utilizou; e em outros 9% em quem a conhece, já utilizou, mas não o faz no momento.

Com relação às boas práticas, na teoria, 90% as conhecem e 89% as seguem. Mas, na prática, 78% não utilizam apenas e-mails em formato HTML, 67% não os enviam para listas que possuem opt-in, 56% não descartam comprar mailing de e-mails de fornecedores na internet e 42% já compraram.

Positivamente, 82% dos profissionais utilizam conteúdo e não apenas ofertas nas campanhas, 76% adotam Design e HTML responsivo, 75% acompanham taxa de conversão e clique de cada campanha e 63% utiliza segmentações básicas na base, como gênero, idade e região.

A utilização de UX e conceitos de Design no momento da criação da campanha são seguidos por 54%, enquanto 51% utilizam segmentações avançadas na base, 48% realizam testes A/B, 44% enviam comunicações que lembram o consumidor a comprar novamente dentro do prazo (para produtos e serviços do dia a dia) e 34% alteram o remetente regularmente.   

Entre as principais justificativas para as dificuldades encontradas entre a teoria e a prática estão:  a falta de orçamento para 42% dos entrevistados; dificuldades com a diretoria para implementar boas práticas para 25%; falta de ferramenta de automação para 19%, e falta de mailing e conhecimento válido de modo geral para 8% dos profissionais.

Ainda notamos no mercado uma necessidade de time técnico, estratégico e liderança estarem em sintonia. Um dos temas que temos trabalhado neste ano é a Transformação Digital na Era da Experiência ao cliente e esse tipo de dificuldade demonstra um dos motivos de continuarmos a falar sobre a necessidade do digital ser colocado como mindset da nova economia – o que não exclui o offline, que fique claro. Quanto antes a liderança abraçar a nova forma de pensar em negócio, mais fácil será passarmos pela nova revolução digital”, conclui Gabriela Manzini, Head de Conteúdo do Digitalks.

Para Felipe Schepers, COO da Opinion Box, um dos grandes destaques dessa pesquisa é a tendência de queda na utilização atual da estratégia de e-mail marketing pelos profissionais de marketing do Brasil. Ainda assim, apesar da queda de 15 pontos percentuais em 12 meses, essa ferramenta ainda se mostra relevante no dia a dia dos profissionais. “Outro ponto que chama atenção no estudo é que dentre os usuários atuais, apesar de conhecerem e dizerem que seguem as boas práticas de envio, na prática essa teoria não se confirma com alguns comportamentos que merecem alerta como envio de emails sem opt-in, compra de mailing na internet, dentre outros“, completa Schepers.  

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